Nada era usual no Viñedo de los Vientos! A começar pelo enólogo-surfista, e também proprietário, Pablo Fallabrino. Os petiscos criativos, elaborados por Mariana Cerutti, responsável pela cozinha da bodega! E, principalmente, pelos vinhos degustados, nenhum deles lugar-comum.
Segundo Pablo, ele procura se destacar no competitivo mercado vinícola apresentando produtos ousados! E a maioria deles agradou em cheio. Confiram só:
Estival 2006: um corte de 60% Gewürztraminer, 30% Chardonnay e 10% de Moscato Bianco. E um toque de Mistela! Um toque de quê? Eu não sabia que Mistela é o mosto não fermentado adicionado de aguardente vínica, resultando em uma mistura adocicada, normalmente utilizada para licores e vermutes. Pois Pablo decidiu adicioná-lo a esse vinho refrescante, para torná-lo mais suave. A mim não agradou, ficou muito "docinho", mas alguns enoguaios o elogiaram. Aromas de abacaxi e mel com boa acidez.Angel's Cuvée Blanc de Bianco 2004: um corte de 80% Chardonnay, 10% Trebbiano Romagnola e 10% Viognier; este vinho ficou 3 meses na flor, aquela mesma dos vinhos Jerez. Embora não seja fortificado, tinha aromas e sabores que bem lembravam esse vinho espanhol. Com 6 meses em carvalho francês, exibia aromas de coco e manteiga. Muito bom!Vigne Noble 2004: um surpreendente corte de 40% Cabernet Sauvignon, 40% Ruby Cabernet (para quem não sabe, essa casta é um cruzamento de Carignan com Cabernet Sauvignon) e 20% de Tannat. Com 14 meses em barrica, apresenta um nariz complexo, com morango, ameixa, café, nozes e uma madeira perfeitamente integrada. De novo, excelente!Eolo Gran Reserva 2002: 80% de Tannat e 20% de Ruby Cabernet; um vinho evoluído, com 12 meses de carvalho francês, foi a garrafa que eu levei de lá, por míseros 12 dólares! Nunca vi tanto custo x benefício em minha vida de enófilo!E rufam os tambores! Chega o Angel's Cuvée Ripasso de Tannat 2005: Supimpa! Na verdade, está mais para um Amarone do que para um Ripasso! É vinificado com um percentual de uvas passificadas no próprio pé. Um nariz deslumbrante, complexo, com café, ameixa preta, figo, frutas secas, chocolate; na boca oferece um ataque adocicado e um final tânico. Eu queria comprar de caixa, mas achei o preço bem salgado: 70 dólares! Para meu arrependimento, não comprei nenhuma garrafa!Alcyone Dessert Wine: um licor de Tannat com ervas, 16% de teor alcoólico, lembra um licor de cacau e oferece uma boa acidez para equilibrar a doçura.
Como vocês podem ver, é uma carteira de vinhos nem um pouco usual, mas que surpreendeu e agradou em cheio.
Pablo e Mariana estão de parabéns! |