Eu já me dei conta que uma degustação é sempre mais interessante quando comandada por seu enólogo. O amor pelos vinhos transparece de forma muito marcante. E, quando além de enólogo, o apresentador também é o proprietário da vinícola, fica ainda muito melhor, pois todas as questões podem ser respondidas, e a estratégia de negócio é claramente apresentada.
E foi isso o que aconteceu na noite de de 14/07/2008, quando da degustação dos vinhos da Quinta da Cortezia, uma pequena vinícola localizada na região da Estremadura, em Portugal, sob o comando de Miguel Reis Catarino.
O evento foi oferecido pela Importadora Casa Flora e realizado no Fratelli Restaurante, excelente casa localizada na General San Martin, no Leblon, e que oferece uma extensa carta de vinhos para todos os gostos e bolsos.
Mas, voltando à Quinta da Cortezia, trata-se de uma vinícola familiar, que elabora vinhos unicamente com uvas plantadas na propriedade e dá preferência às castas portuguesas, com apenas uma pequena percentagem de castas internacionais. Seus vinhedos ocupam 66ha, situados próximos ao mar.
Seus vinhos são todos com acidez natural e o enólogo tem por princípio não elaborar rótulos do tipo single vineyard, preferindo elaborar cortes de altitude, em que uvas provenientes de diferentes parcelas são misturadas para obter a cor proporcionada pelas uvas de baixa altitude e o açúcar oferecido pelas videiras situadas mais ao alto.
Provamos 5 agradáveis vinhos com um precinho bem atraente, mas o destaque da noite foi o Quinta da Cortezia Touriga Nacional 2004, um vinho que estagia 10 meses em carvalho francês, e oferece muita fruta, elegante equilíbrio, taninos aveludados e boa persistência.
Oscar Daudt
Os vinhos
Quinta da Cortezia Touriga Nacional Rosé Safra: 2005 Castas: 100% Touriga Nacional Álcool: 13,5%
Vinha Conchas Special Selecion Tinto Safra: 2004 Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Merlot e Alicante Bouschet Álcool: 13,5%
Quinta da Cortezia Reserva Safra: 2004 Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Merlot Álcool: 13,5%
Quinta da Cortezia Touriga Nacional Safra: 2004 Castas: 100% Touriga Nacional Álcool: 14,5%
Quinta da Cortezia Branco Safra: 2005 Castas: Arinto, com pequenas quantidades de Chardonnay e Fernão Pires Álcool: 13,0%