Tela inicial
Degustação da Cupello Wines
ABS-Flamengo, em 15/08/2008
Eventos correlatos
  • Portugal
  • ABS
  • O Enólogo Voador Português

    Pela manhã, eu havia tido a oportunidade de encontrar Rui Reguinga, pois conduzi uma entrevista com o enólogo (que estará em breve no ar) na qual conversamos bastante e pude conhecer suas atividades internacionais, sua filosofia e seus métodos. Mas, vamos combinar, de que adianta conhecer teoricamente o trabalho do artista e não poder experimentar suas obras?

    A solução veio logo à noite, quando participei na ABS do Flamengo de uma degustação promovida pela nova importadora Cupello Wines (24-2242-7536), de Petrópolis, para apresentar aos enófilos cariocas sua carteira de vinhos. Bem, pelo menos, os primeiros vinhos que estão sendo comercializados, todos eles desenvolvidos por Rui em seus diversos projetos portugueses.

    O objetivo da importadora é o de se especializar em rótulos portugueses de alta qualidade e com a parceria com Rui a Cupello Wines acertou na mosca. Prestigiado internacionalmente, o enólogo é capaz de produzir os mais diversos tipos de vinhos mantendo a especificidade do terroir e das castas e atendendo àquilo que a vinícola, cliente de sua consultoria, pretende desenvolver. Mas sempre, o objetivo principal é o de fazer vinhos que agradem ao paladar do público consumidor. Isso, segundo suas palavras, vem sempre em primeiro lugar! O consumidor é o rei!

    Experimentamos 5 vinhos:

  • Herdade Espirra 2005, um DOC Palmela, feito com Castelão e com 14% de álcool. A princípio discreto, evoluiu de forma esplendorosa na taça. Excelente!

  • Terras do Crato 2005, um Vinho Regional Alentejano elaborado com Aragonês e Trincadeira, mas com pequenas quantidades de Cabernet Sauvignon e Merlot; sem madeira e com muita fruta, foi dentre todos, o que menos me entusiasmou

  • Herdade do Gamito 2005, mais um Vinho Regional Alentejano, mas uma história completamente diferente do anterior; corte de Syrah, Merlot, Aragonês e Trincadeira e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês; com um deslumbrante nariz com muita ameixa e uma boca com muita fruta, muita potência e longa persistência; sem sombra de dúvidas, o melhor vinho da noite!
  • Terrenus 2005, outro Vinho Regional Alentejano, projeto próprio de Rui, corte de Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho fresco, leve e fácil.

  • Terrenus Reserva 2004, mais um vinho deslumbrante, com deliciosos aromas de sous-bois, chocolate e café; com pequena produção de 4.000 garrafas, proveniente de 2 vinhedos com mais de 80 anos, as castas predominantes são a Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Grand Noir e estagia 14 meses em barricas de carvalho francês; segundo Rui, o termo Reserva, para ele, tem um significado especial e os vinhos com esse atributo só são produzidos em anos excepcionais. Deu prá notar!

    Foi 10! Parabéns ao Rui pelos excelentes vinhos e muito sucesso à mais nova importadora do mercado!

    Oscar Daudt
  • Os vinhos
    Herdade Espirra 2005
    Preço: entre 68 e 73 reais
    disponível a partir de set/2008
    Terras do Crato 2005
    Preço: entre 45 e 50 reais
    Herdade do Gamito 2005
    Preço: entre 95 e 99 reais
    Terrenus 2005
    Preço: entre 88 e 94 reais
    disponível a partir de set/2008
    Terrenus Reserva 2004
    Preço: ND
    disponível a partir de abr/2009
    O enólogo Rui Reguinga
    Rui comandou a degustação Com o diretor da ABS, Roberto Rodrigues, e o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso Com o Secretário e com Luis Cupello, proprietário da Importadora Eu e o enólogo
    A seqüência da cerimônia de pinagem do enólogo pela diretora da ABS, Maria Helena Tahuata
    O auxílio luxuoso
    Eram tantas as atividades na ABS naquela sexta-feira, que o serviço dos vinhos teve de ser feito por Luis Cupello, filho, e pelo diretor Roberto
    Os participantes
    Ao final, Antônio Dantas, diretor da ABS, agradeceu a presença do enólogo em nossa associação Adriana, Jaqueline e Maria Helena
    Sônia Antônia e Paulo Novaes João Luiz Manso e Bernardete dal Corno Francinete
    Alexandre, Tatiane, Paula e Júlio Jaqueline, Manso, Adriana e Sônia Antônia Maria Cláudia e Leni, aplaudindo o enólogo com vontade  
    Justino e Bernardete Elisa e Simone
    Luis Cupello, filho e pai, proprietários da Importadora Concentração Jaqueline
    Comentários
    João Luiz Manso
    [email protected]
    Rio de Janeiro
    RJ
    18/08/2008 BELO ENCONTRO, BONS VINHOS.

    O RUI REGUINGA REALIZA UM ÓTIMO TRABALHO.
    Justino Vieira 18/08/2008 A apresentaão dos vinhos da Cupello Wines, feita pelo enólogo Rui Reguinga foi sensacional. Vinhos excelentes, com preços altamente competitivos e atraentes no mercado brasileiro.

    Parabens para o Rui e para o Luis Cupello.
    Cupello Wines 23/08/2008 Só para informar que atendemos também nos fones: 21-93560168 e 24-92668029

    Gratos
    Filipe Blackwood-Oliveira
    [email protected]
    New York
    New York
    03/09/2008 Provei os vinhos da Cupello Wines sao magnificos. Parabens!!!
    Johannes Vance
    [email protected]
    Los Angeles
    Califórnia
    05/09/2008 Cupello Wines tem uma variedade de excelente vinhos. E desejo muito sucesso para a família Cupello.

    Bravo!
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]