Mais um dos fantásticos jantares oferecidos pela Importadora KMM, no Terzetto Ristorante, para apresentar os vinhos de sua carteira! Como sempre, impecável!
Tivemos a oportunidade de degustar 6 rótulos australianos e 1 neo-zelandês. Como mudo de opinião a toda hora, eu, um fã dos shiraz australianos, desta vez caí de amores por um cabernet sauvignon, o Sandalford Premium 2000, da região de Margaret River. Os aromas de rosas, bálsamo e cereja fizeram a minha cabeça. Ou melhor, o meu nariz! E na boca, muito equilibrado, macio e com um final agradavelmente condimentado! Tudo de bom!
Mas vamos por ordem! O jantar começou com um espumante australiano, acompanhando os antepastos: o Angas Brut Premium Cuvée, um vinho complexo, fresco e cremoso. Como diz meu amigo João Arruda: "Princípio tão ditoso, bem conduz!"
Seguimos com o neo-zelandês Wither Hills Sauvignon Blanc 2007 com surpreendentes 14,5% de álcool que estavam bem equilibrados no frescor e na fruta, e apresentava agradáveis aromas cítricos e herbáceos. Foi uma bela companhia para meu primeiro prato, Aspargos Frescos com Ovos de Codorna.
A gente não pode achar que vai sempre beber aquilo que alegra nosso paladar e o vinho que chegou para acompanhar os Tortellines Tri-colores com Molho de Limão, o Oxford Landing Rosé Cabernet Sauvignon 2006 foi um tropeço. Sua bela cor cereja escondia um vinho carente de acidez. Felizmente, o St Hallet Faith Shiraz 2004 também foi servido para harmonizar com os Tortellines e deu um show. Shiraz australiano tem o seu valor, e esse tinha um nariz de ameixas, couro, chocolate e tostados, com uma boca aveludada, intensa, persistente e com muita fruta.
A magnífica Paleta de Cordeiro com Risotto de Lentilhas foi a mais bem acompanhada: além do Sandalford, sobre o qual eu rasguei os elogios acima, foi servido o Jim Barry Lodge Hill Shiraz 2004, com aromas de cereja, café e canela, taninos elegantes e muita fruta madura na boca que perduram por um longo final.
E como se não bastasse isso tudo, ainda veio um sorvete de canela, com canudos de maçã, harmonizado com o Westend 3 Bridges Golden Mist 2005, um Semillon botrytizado, com aromas de tangerina, pêssego, tâmaras e mel, com equilibrada doçura e acidez e muita untuosidade.
Agora façamos as contas: antepastos, primeiro prato, segundo prato, terceiro prato, uma sobremesa e 7 vinhos! Brincadeira, não é? E meu médico ainda me diz que eu devo perder peso! Eu só posso perguntar: Como?
Sandalford Premium Cabernet Sauvignon Safra: 2000 Região: Margaret River, Austrália Castas: 100% Cabernet Sauvignon Álcool: 14,5% Preço: 108,55 reais
Esse vinho mereceu ser emoldurado!
O jantar Como cada convidado montava seu próprio menu harmonizado, aparecem tantos pratos assim.
Vol-au-vin de cavaquinha
Aspargos frescos com ovos de codorna
Tortelline tricolor com molho de limão
Tortelline Caprese
Tortelline com figos
Grelhado de frutos do mar
Maigret de canard
Paleta de cordeiro com risotto de lentilhas
Sorvete de canela com tubos de maçã
Os participantes
Alexandre Lalas, colunista do Jornal do Brasil
Hirã Salsa, sommelier e proprietário da loja Destilados
Ken Marshall, proprietário da KMM
Robert Phillips, representante da KMM no Rio de Janeiro
Cláudio Alves, da KMM
O serviço do sommelier João Souza, do Terzetto, foi impecável, como sempre
João exibiu os novos rótulos de sua carta: os cultuados vinhos de Vilmar Bettú, de Garibaldi: Chardonnay barricado, Marselan, Rebbo (???) e Nebiollo. Mas preparem o bolso!