 | Agora ficou mais fácil para os enófilos cariocas conhecerem as vinícolas e os vinhos do Uruguai: a Pluna acaba de disponibilizar uma nova rota Rio de Janeiro-Montevidéu, com escala em Curitiba!
E para comemorar mais essa integração entre os parceiros do Mercosul, o Consulado-Geral do Uruguai no Rio de Janeiro e a empresa Pluna convidaram um felizardo grupo de 12 participantes, composto de proeminentes figuras da colônia uruguaia no Brasil e alguns jornalistas para tomarem assento no vôo inaugural.
Para aqueles que estão acostumados a serem enlatados e entalados nos aviões da TAM, o Bombardier da Pluna é uma grata surpresa. Poltronas largas e adequado espaço entre as fileiras oferecem um conforto que a gente até estranha. Deixo uma dica para nosso ministro Nelson Jobim: já que ele não teve forças para dobrar as voadoras brasileiras, ele poderia, só de picuinha, passar a viajar pela Pluna, onde irá encontrar espaço para seus 1,90m!
Mas deixando as ironias de lado, foram mordomias a rodo. Já na chegada ao aeroporto, na sexta-feira bem cedinho, a loja Dufry Duty Free ofereceu um lauto e excelente café da manhã para os convidados!
Na escala em Curitiba, fomos recepcionados pelo Cônsul do Uruguai naquela cidade e pelo Diretor local da Pluna, que nos ofereceram uma placa em homenagem ao primeiro vôo da rota! | Na chegada ao aeroporto de Carrasco, mais deferências: fomos alojados na sala VIP, enquanto alguns faziam suas primeiras compras. Após, uma delegação do Ministério do Turismo uruguaio nos levou a um passeio pelos pontos turísticos da capital para, em seguida, nos oferecer um inesquecível almoço.
O local escolhido foi o privilegiado restaurante Heming.way, localizado na encosta de um parque de Punta Gorda, que desfruta da mais sensacional vista de Montevidéu! Com um panorama daqueles, comidas para quê? Mas sim, foram servidos requintados pratos acompanhados dos vinhos dos Establecimientos Juanico. Nota 10!
E para completar o passeio, no sábado pela manhã, num dia em que o frio cisplatino mostrou toda a sua força, a Juanico recebeu os jornalistas para oferecer a sua degustação premium. E bota premium nisso! Vinhos top, queijos, fiambres e empanadas, servidos em volta da lareira, enquanto o frio ficava do lado de fora, foi show de bola!
Bem, para mim, a viagem foi vapt-vupt! Como eu iria embarcar para João Pessoa no domingo de manhã, tive de voltar no sábado mesmo. Os demais convidados, no entanto, ficaram todo o fim de semana e puderam curtir mais da capital uruguaia. Sorte deles!
Oscar Daudt |