O jantar oferecido pela Importadora Zahil, no restaurante Garcia & Rodrigues, foi perfeito: o requinte, a animação, o cardápio muito bem harmonizado e, é claro, os vinhos espetaculares da Rutini Wines, de Mendoza!
Com a presença da diretora comercial, a estonteante Sol Asensio, e do renomado enólogo Mariano di Paola apresentando seus vinhos, foi um daqueles eventos que a gente já vai embora com um gostinho de quero mais.
A entrada, um salmão com geléia de tomate, foi acompanhada pelo Rutini Chardonnay 2006, com 13,7% de álcool, produzido com uvas plantadas ao lado da cordilheira dos Andes, a 1400m de altitude e que estagia 9 meses em carvalho francês (40% novo). Apesar da madeira, apresenta um delicioso frescor, acompanhado de grande intensidade e aromas bem tropicais de abacaxi.
O primeiro prato, o panaché de cordeiro, foi privilegiado com o acompanhamento de dois vinhos potentes e ao mesmo tempo elegantes: o Rutini Merlot 2004 e o Rutini Cabernet Sauvignon 2003.
Em balancei um pouco até escolher a harmonização ideal, mas afinal optei pelo Merlot, que é um corte de dois lotes: o primeiro, de um vinhedo plantado em 1926, de pé-franco, e o segundo de um clone francês que aporta muita fruta ao vinho. O resultado é um vinho macio e com aromas inebriantes.
Já Lucília Farias, que estava a minha frente, gostou muito mais do Cabernet Sauvignon: um corte de 3 fincas (uma que aporta um caráter herbáceo; as outras duas, que trazem fruta em profusão), que repousa 12 meses em carvalho francês (50% novo, 50% de segundo uso) e apresenta uma perfeita integração entre fruta e madeira.
Bem, se alguma dúvida restava quanto ao vinho a mais gostar, elas se dissiparam com a chegado do segundo prato, o contra-filé de chorizo, que veio acompanhado do Felipe Rutini 2002: como dizia o Jô Soares, uma chose de loque! Um corte de 50% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot, 7% Malbec e 3% Syrah, com 13,5% de teor alcoólico, é um vinho com muito aroma de fruta, chocolate e baunilha, e uma boca macia, elegante e tão suculenta, que eu até pensei em beber com garfo e faca! Especial de primeira!
E para finalizar, mesmo contra a vontade, o tiramisu de peras veio escoltado por um Porto Tawny Offley 10 Anos, com aromas de frutas secas e canela, e uma doçura perfeitamente equilibrada, que só fez valorizar a sobremesa.