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O inacreditável vexame da Wine Spectator
 
Eu sempre achei esquisita a lista dos melhores restaurantes para enófilos, organizada pela prestigiada revista Wine Spectator.

Na edição de 2007, por exemplo, os restaurantes brasileiros indicados limitavam-se a diversas churrascarias paulistas e, no Rio, apenas o Laguiole. Estlanho, não, Charlie Chan?

Pois agora, os rígidos critérios de seleção da revista vieram a tona! O escritor e crítico Robin Goldstein passou da fase da curiosidade para a ação e criou um restaurante fictício, a Osteria L’Intrepido, e enviou à Wine Spectator o cardápio, a carta de vinhos e pagou a taxa de 250 dólares.

Isso foi o suficiente para que seu inexistente restaurante de Milão fosse agraciado com o Wine Spectator Award of Excellence!

Mas o mais impressionante, que serviu para detonar de vez os critérios utilizados pela revista, é que a falsa carta de vinhos foi montada com os rótulos italianos que, ao longo de 20 anos, obtiveram as piores avaliações sabem de quem? Isso mesmo, da Wine Spectator!

Cacilda! Isso é que é seriedade, o resto é brincadeira!

Oscar Daudt


Eis a carta submetida, junto com as avaliações que os vinhos receberam da própria revista:

I rossi italiani “riserva” della nostra cantina

AMARONE CLASSICO 1998 (Veneto) Tedeschi 80,00 €
Wine Spectator: 65 pontos. “…Not clean. Stale black licorice…”

AMARONE CLASSICO “LA FABRISERIA” 1998 (Veneto) Tedeschi 185,00 €
Wine Spectator: 60 pontos. “…Unacceptable. Sweet and cloying. Smells like bug spray…”

AMARONE CLASSICO “GIOÉ” 1993 S. Sofia 110,00 €
Wine Spectator: 69 pontos. “…Just too much paint thinner and nail varnish character…”

BARBARESCO ASIJ 1985 (Piemonte) Ceretto 135,00 €
Wine Spectator: 64 pontos. “…Earthy, swampy, gamy, harsh and tannic…”

BAROLO 1990 (Piemonte) Az. Agr. GD Vajra 140,00 €
Wine Spectator: 64 pontos. “…Earthy, musty, lacking in charm…”

BAROLO RISERVA 1982 (Piemonte) Bruno Giacosa 250,00 €
Wine Spectator: 72 pontos. “…Agressive [sic] tannins that are sharp and harsh…”

BAROLO “ZONCHERA” 1994 (Piemonte) Ceretto 120,00 €
Wine Spectator: 74 pontos. “Quite disjointed…a coarse, chewy texture and an astringent finish. Hard to tell if it will ever come around…”

BRUNELLO DI MONTALCINO RISERVA 1996 (Toscana) Gianfranco Soldera 235,00 €
Wine Spectator: 74 pontos. “…Turpentine. Medium-bodied, with hard, acidic character. Disappointing…”

BRUNELLO DI MONTALCINO “LA CASA” 1982 (Toscana) Tenuta Caparzo 200,00 €
Wine Spectator: 67 pontos. “…Smells barnyardy and tastes decayed. Not what you’d hope for…”

BRUNELLO DI MONTALCINO 1993 (Toscana) Tenuta Caparzo 180,00 €
Wine Spectator: 80 pontos. “…A bit lacking in concentration, but with pretty, round tannins and a soft finish…”

BRUNELLO DI MONTALCINO RISERVA 1995 (Toscana) Tenuta Caparzo 135,00 €
Wine Spectator: 81 pontos. “…The palate is light-bodied with a slightly diluted finish. Light for the vintage. Rather disappointing for this producer…”

CABERNET SAUVIGNON “I FOSSARETTI” 1995 (Piemonte) Poderi Bertelli 120,00 €
Wine Spectator: 58 pontos. “Something wrong here. Of four samples provided, two were dark in color, but tasted metallic and odd…”

SASSICAIA 1976 (Toscana) Tenuta San Guido 250,00 €
Wine Spectator: 65 pontos. “…Even Sassicaia could not apparently escape the wet weather of this memorably bad vintage in Tuscany. It lacks harmony, having oxidized…”

SASSICAIA 1980 (Toscana) Tenuta San Guido 280,00 €
Wine Spectator: 77 pontos. “…Light, watery and diluted vanilla and milk chocolate character…”

SASSICAIA 1995 (Toscana) Tenuta San Guido 300,00 €
Wine Spectator: 90 pontos. “…Rich in currant, blackberry, dried herbs and tanned leather…”

 
Comentários
Guilherme Lopes Mair
Brasília
DF
20/08/2008 Pois é, Oscar...

Por essas e outras, não dou bola para as pontuações.

Se a WS está desse jeito, imagine o resto.

Aliás, torço para que nunca dêem boas notas aos vinhos que bebo ou, de preferência, não os avaliem. É só vir uma nota boa e pronto! Dobra ou triplica o preço!
André Paranhos
Rio de Janeiro
RJ
20/08/2008 huahuahuahua hilário e lamentável ao mesmo tempo !
Roberto Horta 20/08/2008 Sempre tive duvidas em relação não só a classificação de restaurantes, como também a classificação de vinhos impostas não só por essa revistas como por todos que classificam estes segmento.

Não acredito na unificação de gostos e paladares na mundo.

Cada cultura tem seus prazeres.

Abraços.
Roberto Horta
Joaquim Tavares 20/08/2008 Caro Oscar,

Uma vez mais nós consumidores, ficamos agradecidos pelo seu empenho na "verdade".

Esse "modus operandis", pode ter alguma influência na estrutura editorial da classificação de vinhos também !

Aquele abraço
Joaquim Tavares
Cláudia Holanda
Rio de Janeiro
RJ
20/08/2008 Espetacular, Oscar.

Essa matéria prova ,de uma vez por todas, que quem manda são as leis do mercado. Pagou, passou.
Anônimo 20/08/2008 Oscar, sem comentários. Mais uma vez parabens pelo importante serviço que voce presta a todos nós pobres tomadores de vinhos e que muitas vezes somos ludubriados. É um mundo de picaretagens explícitas.
Roberto Moscou
[email protected]
Rio de Janeiro
RJ
20/08/2008 Oscar,

É mesmo lamentável este tipo de atitude. Temos que divulgar ao máximo este tipo de prática, pois, com certeza, vamos aos poucos depurando estes "maus atores" de um Mercado que cada vez mais fica poluido pela tara ao vil metal.
Sílvia Cintia Franco 20/08/2008 Estive recentemente na Toscana e me hospedei em Montalcino, no mesmo hotel que o pessoal da WS esteve para fazer a matéria sobre os melhores vinhos da região. Visitei o Castelo di Montepuó de Biondi-Santi de excelentes vinhos que foram solenemente ignorados pela WS. Foi a partir daí que passei a desconfiar deles.
Jandir Passos
Rio de Janeiro
RJ
20/08/2008 Isso só corrobora uma velha suspeita das avaliações pelos ditos "especialistas": Altamente tendenciosas, parciais e falsas. Com certeza não se trata de um caso isolado.

O consumidor não é idiota, embora os donos da máquina tentem tratar o consumidor como tal, o esclarecimento do consumidor é cada vez maior.

Ótima reportagem. Parabéns!
Carlos Teles
[email protected]
Niterói
RJ
20/08/2008 É! meu amigo

Depois que elegeram, na Expovinis, o Rio Sol como o melhor vinho, de não sei o que das quantas, e os eleitores ainda aparecem como "Formadores de Opinião" nada mais me alucina. A não ser o vinho que eu mesmo elejo.
Julio Berruezo
Rio de Janeiro
RJ
20/08/2008 Meu caro Oscar,

Você pede "para deixar seu comentário". Eu deveria dizer apenas "sem comentários...". Felizmente temos pessoas como você, trabalhando a nosso favor, e ajudando a acabar, ou pelo menos diminuir, com tanta apelação desonesta.
Leandro Gualberto
Rio de Janeiro
RJ
20/08/2008 Pois é. O mundo é movido à dinheiro.

E o pior é que quando a ganância é muita esse tipo de coisa aparece. O olho da WS deve estar tão grande que quem faz a triagem disso deve simplesmente aceitar e pronto. Se apenas incluissem o restaurante fictício já seria uma falta grave.

Agora se eles não checaram a existência do restaurante vocês acham que checariam os vinhos? Se a avaliação fosse de graça ao invés dos 250 dólares, duvido que divulgariam esse absurdo. Aqui no Brasil o que mais se vê é isso né...
Fernando M. Lisboa
[email protected]
Belo Horizonte
MG
21/08/2008 Prezado Oscar,

mais uma vez em ação o " mecenas dos enófilos". Parabens pela informação !

Abraços,
Fernando Lisboa
Valdiney C. Ferreira
[email protected]
Rio de Janeiro
RJ
21/08/2008 As revistas de vinhos quase sem exceção tem compromissos comerciais muito fortes com produtores, importadores, restaurantes,etc.

Não acredito em imparcialidade mesmo quando não intencional. Entra grana, relações pessoais, tudo influencia.

Neste caso a WS apenas cometeu um erro grosseiro deixando pegadas muito fortes com seu compromisso (US$). Sua importancia deveria se limitar às informações técnicas que pode disponibilizar.

Lição: informe-se sobre o que está disponível para o seu bolso e escolha seus vinhos e restaurantes com base exclusiva em sua avaliação e experiência pessoal.
Paulo Collier
[email protected]
Recife
PE
21/08/2008 Não foi a WS que classificou o Chalise branco como uma grata surpresa?
Fátima Regina Mazzarelli do Couto
Petrópolis
RJ
21/08/2008 Parabéns Oscar.....
Maria Carolina
[email protected]
Rio de Janeiro
RJ
23/08/2008 Vale a pena ano que vem fazermos novamente isso pra ver se eles pegam.

Eu teria inventado o rotulo de alguns vinhos para poder ser mais engraçado ainda. Pagou levou! eheheheheh
Carlos Arruda
[email protected]
Belo Horizonte
MG
26/08/2008 Oscar e confrades:

Todo esse episódio é muito embaraçoso e decepcionante, de ambos os lados.

A armação do jornalista foi relativamente bem montada (tanto que deu certo) mas ao mesmo tempo muito deselegante.

Já do lado da WS, ficou exposta a preguiça e a falta de critérios para a renomada seleção.

Porém, quero chamar atenção para dois pontos:
1 - Segundo a WS, a carta apresentada, com mais de 200 vinhos, tinah em sua maioria vinhos de 80 pt ou mais. A lista famigerada dos bad buys se restringe a 20 rotulos. Apenas por justiça, cabe essa ressalva, pois é perigoso tomar o todo por um detalhe.
2 - A WS em seu mea culpa coloca que o Award (para mim é premio como em concurso, estou enganado?) é apenas um incentivo a restaurantes para melhorarem suas cartas. Essa dupla personalidade é no mínimo propaganda enganosa, se não mais...

Não estou defendendo a WS, esse episódio cheira mal.

Caro Arruda,

Concordo com você.

O autor da denúncia, Robin Goldstein, construiu a pegadinha no âmbito de seu trabalho de graduação (ou pós, não sei) que trata justamente de avaliar os sistemas de pontuação de vinhos dos críticos especializados. Ele fez um excelente trabalho ao montar a armação que expôs a falta de critérios da WS na distribuição de prêmios. Conforme o Los Angeles Times, 93% dos restaurantes que se inscreveram receberam o prêmio. Isso para mim não é prêmio, é anúncio classificado.

Agora o Robin errou, e feio, quando disseminou pela Internet que a carta enviada tinha apenas aqueles 15 vinhos. Se queimou a toa. E ele nem precisava disso para disparar o escândalo. A verdade dos fatos já era avassaladora para a WS.

A fragilidade do "prêmio" é assustadora. Como a revista não publica as cartas submetidas e nem visita os restaurantes para saber se a mesma é verdadeira, se os vinhos estão realmente disponíveis, se os preços informados são aqueles que são cobrados, o consumidor deve estar sendo induzido a comprar gato por lebre.

Um abraço
Oscar
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]