 Castas exóticas, vinhos expressivos!
Eu e toda a torcida do Flamengo temos uma curiosidade especial em conhecer novas castas. Quanto mais exóticas, melhor! E era exatamente isso o que prometia o convite da Importadora Mistral para um evento em que seriam apresentados os vinhos da Anima Negra, uma vinícola localizada na ilha espanhola de Mallorca, no Mediterrâneo.
O enólogo Miquelangel Cerdá, de fala mansa e apaixonada, estava lá para nos apresentar os vinhos e nos contar dos extremos cuidados com sua pequena produção. E ele nos contou que em Mallorca se fala catalão, o que faz com que os nomes das castas se tornem ainda mais exdrúxulos: a branca Premsal (que Mestre Schiffini insistia em chamar de Pré-sal e apostava que era um vinho chapa branca) e as tintas Callet, Mantonegro e Fogoneu. Só a sonoridade dessas cepas já elevou em 5 pontos a avaliação dos vinhos!
Eram apenas 3 os rótulos apresentados, mas com tanta novidade pela frente, foi alegria mais do que suficiente para o almoço.
O Quíbia 2007, magnificamente escortado por Lagostins de Santa Catarina, era maravilhoso: 85% de Premsal e 15% de Muscat, um vinho com aromas frutados, florais e notas minerais, intenso, com belo corpo e muito saboroso. Bebi quase que de canudinho!
Para acompanhar a Massa com Perdiz, foi apresentado o elegante ÀN/2 2005, um corte com predominância de Callet, com Mantonegro, Fogoneu e uma pitada de Syrah, que despertou os amores de Schiffini com seus aromas de ameixas, tostados e musgo, e uma boca intensa e persistente, soberbamente equilibrada com taninos maduros.
E o magnífico terceiro prato, uma Costeleta de Cordeiro Uruguaio, só poderia vir harmonizada com um magnífico vinho: o marcante ÀN Anima Negra 2004, um corte com 95% de Callet, de vinhas com 50-70 anos, com um complexo nariz revelando muita cereja, couro, chocolate e especiarias, e uma boca suntuosa, carnuda, que permanece por um bom tempo relembrando as características da inédita casta.
Grande almoço com vinhos muito expressivos! Palmas para o enólogo! Palmas para Mallorca!
Oscar Daudt |