 Toscana para todos os gostos
A família Bacci possui três vinícolas nas regiões mais importantes da Toscana: Montalcino, Chianti Classico e Maremma. Um almoço-degustação com esses vinhos só poderia ser nota 10!
O Castelo di Bossi, em Castelnuovo Berardenga, no Chianti (foto ao lado), é uma construção de 1099 e é a origem dos negócios da família. Mas além dessa invejável propriedade, a família ainda é dona da Tenuta Renieri (foto abaixo), em Montalcino, e da Terre di Talamo, na Maremma, todas elas representadas em nossa degustação. Foi uma aula de Toscana e de tudo o que ela pode oferecer de bom para os apaixonados por vinho.
A Importadora Vino, de Curitiba, está lançando esses novos vinhos no mercado nacional e convidou o proprietário, Marco Bacci, para apresentá-los aos enófilos brasileiros. Foi fantástico!
Logo de início, foi apresentado o Vento IGT Toscana 2007, um 100% Vermentino, da Maremma; eu que ando na minha fase de fissura por vinhos brancos, fiquei vivamente impressionado com seus aromas florais e marcada mineralidade e seu excelente corpo, persistência e equilíbrio. Gostei e não foi pouco! Como era a primeira vez em que eu bebia um Vermentino, fiquei pensando: será que todos eles são assim maravilhosos? Acho que não, pois entendi que esse vinho foi escolhido como o melhor branco da Toscana! Mas não confiem muito nessa minha informação, pois como o Marco fez a apresentação em italiano, eu posso muito bem não ter entendido nada! Outra novidade que esse vinho me trouxe foi a de conhecer a tampa de vidro. Nunca havia bebido um vinho com essa tampa e vi que ela é prá lá de prática. É só recolocá-la no lugar e o vinho fica herméticamente fechado.
A seguir, vieram dois tintos:
o Castelo di Bossi Chianti Classico 2004, 100% Sangiovese, 13,5% de álcool, um vinho frutado, com aromas de ameixa e perfeito equilíbrio. É o cavalo-de-batalha da Bacci, com uma impressionante produção de 500.000 garrafas!o Renieri Rosso di Montalcino 2004, também 100% Sangiovese, 14% de álcool, com aromas de madeira, baunilha e couro, rico e macio.
Mas a coisa deu um salto de qualidade, e muito grande, com a chegada de dois excepcionais exemplares da revolução supertoscana:
o Castelo di Bossi Girolamo IGT Toscana 2003, 100% Merlot, de vinhas de 41 anos, com aromas de frutas vermelhas e alcatrão e especialmente macio, com espetacular estrutura. Um vinhaço! O melhor do almoço!o Regina di Renieri IGT Toscana 2004, 100% Syrah, com deliciosos aromas de frutas vermelhas, pimenta e café, complexo e elegante.
Oscar Daudt
Serviço: os vinhos da Importadora Vino serão distribuídos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo pela Importadora Terramatter (21)3860-6565 |