Eventos correlatos
  • Caesar Park

  • De 8 a 80

    O Hotel Caesar Park de Ipanema, desejando oferecer novas opções de vinhos a seus clientes, solicitou a quatro importadoras - Expand, Mistral, Vinci e Zahil - que enviassem dois rótulos cada, para se candidatar a um lugar em sua tão cobiçada carta. E para avaliar os vinhos, convidou um pequeno grupo de jornalistas e formadores de opinião para degustá-los em uma noite agradável no restaurante Agraz.

    Tudo indica, no entanto, que o hotel não estabeleceu parâmetros para os candidatos, pois o intervalo de preços era o mais disparatado possível: tinha desde vinhos de 28 reais até 10 vezes mais, 275 reais.

    Pô, o que fazer numa situação dessas? Eu pensei com meus botões: tenho de avaliar cada vinho por si só, sem cair na tentação de comparar um com o outro. Na teoria é fácil, mas na prática... o buraco é mais embaixo!

    Iniciamos com um vinho baratinho, baratinho, de 14,50 dólares: o Alto de Terra Andina Merlot 2006, um chileno com aromas de frutas maduras, macio e concentrado. Excelente relação qualidade-preço, para comprar de van!

    O segundo era meu velho conhecido - e admirado - Amayna Pinot Noir 2006, da prestigiada vinícola-boutique chilena Viña Garcés Silva, que só trabalha com mais duas castas além da Pinot: a Sauvignon Blanc e a Chardonnay. E com isso pode se concentrar em oferecer vinhos produzidos com extremo cuidado. Este Pinot Noir era complexo, macio e elegante, aportando aromas de goiaba, flores e terra molhada. Tomara que entre na carta!

    O terceiro da lista era o Rutini Malbec 2006, potente e encorpado, com muita fruta e 15 meses de madeira bem integrados. Seguiu-se o Achaval Ferrer Malbec 2006, um argentino com deliciosos aromas florais, macio mas pouco persistente.

    Mais um vinho barato, de 14,90 dólares: o Tilia Malbec Syrah 2006, que recebeu algumas opiniões favoráveis. Foi seguido por mais uma figurinha carimbada em meu fígado, o deslumbrante Angelica Zapata Malbec 2004, um corte de 5 vinhedos de diferentes alturas, que nos oferece aromas florais e de frutas negras, com uma boca elegante e suntuosa que fica marcada por um bom tempo.

    O próximo vinho, o Concha y Toro Terrunyo Carmenère 2005 é na verdade um corte com pequenas quantidades de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, que recebeu loas e mais loas do Guia de Vinos de Chile, e apesar de tudo isso me deixou um tanto decepcionado com seu excessivo caráter vegetal!

    E, finalizando, o ponto alto da noite, que também era o ponto mais alto do intervalo de preços, com seus 275 reais: o Casa Ferreirinha Reserva Especial 1997, um Douro excepcional, filhote do Barca Velha, corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca. Com aromas de frutas maduras, nozes, madeira e cogumelos, era excepcional.

    Bem, foi uma noitada boa, comandada pelo Paulo Nicolay e com a companhia de um excelente buffet de queijos, frios e pães, com todo aquele requinte que o Caesar Park sempre oferece.

    Oscar Daudt
    Os vinhos
    Alto de Terra Andina Merlot 2006
    Importadora Vinci
    14,50 dólares
    Amayna Pinot Noir 2006
    Importadora Mistral
    53,50 dólares
    Rutini Malbec 2006
    Importadora Zahil
    110 reais
    Achaval Ferrer Malbec 2006
    Expand
    98 reais
    Tilia Malbec Syrah 2006
    Importadora Vinci
    14,90 dólares
    Angelica Zapata Malbec 2004
    Importadora Mistral
    57,90 dólares
    Concha y Toro Terrunyo Carmenère 2005
    Expand
    148 reais
    Casa Ferreirinha Reserva Especial 1997
    Importadora Zahil
    275 reais
    O buffet
    Os convidados
    A colunista Danusia Barbara e o consultor Paulo Nicolay O jornalista Alexandre Lalas À esquerda, Philippe Godefroit, diretor-geral do Caesar Park
    Yoná Adler, representante da Mistral O colunista José Ronaldo Muller e o professor Jandir Passos Luciana Plaas
    Antonio Campos, da Importadora Zahil Carlos Ferraz Bueno, gerente de Alimentos e Bebidas do hotel, e Luiz André, da Expand  
    Célio Fortes, da Expand Cacau Araújo, da Atitude Comunicação O Caesar Park é tão fino que tem a sua própria água mineral...
    Comentários
    ROSENY JULIO
    [email protected]
    Bento Gonçalves
    RS
    24/10/2008 Ações como essa que o Caesar Park proporcionou é de muito bom tom, pois dessa forma, oportuniza uma carta de vinho diversificada.

    Contudo, fica a dúvida, se isso tbém acontece com os nossos excelentes vinhos nacionais.
    Alexandrina
    Rio de Janeiro
    RJ
    24/10/2008 E quais farão parte da carta?

    Pois é, Alexandrina. Isso não ficou resolvido na hora. O Caesar Park ouviu os comentários e deve decidir depois. Eu também estou curioso...

    Oscar
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]