|
 Um dos mais completos, bonitos e baratos livros de vinho que eu conheço é o Vinhos do Mundo Todo (Jorge Zahar Editor). Esse livro se sobressai por sua qualidade de impressão, o papel couché, as inúmeras e belas imagens e sua diagramação exemplar, o que torna a leitura muito agradável. E o conteúdo, é claro, que é bastante abrangente, fruto de enorme trabalho de pesquisa. É um de meus livros de cabeceira, que eu vivo consultando.
Meu orientador da ABS, Roberto Rodrigues, contou-me um dia que esse livro era pré-impresso na China, com uma tiragem gigantesca, apenas com as imagens. Depois o pré-impresso era enviado a cada país para a impressão do texto no idioma local. Bem, me parece um trabalho de doido, mas aparentemente essa seria a razão do preço baixo com que o livro conseguia ser vendido.
Portanto, fiquei bastante animado quando encontrei, esta semana, do mesmo editor e com a mesmíssima alta qualidade, o novo título da coleção, o Vinhos Franceses, de Robert Joseph.
Novamente com profusão de belas imagens, o livro se aprofunda nas mais importantes denominações de cada região francesa, fala sobre a gastronomia de cada uma delas, os principais produtores, as melhores safras e ainda dá dicas de roteiro para viagens. É maravilhoso!
Eu comprei na Saraiva da rua do Ouvidor e paguei R$59,00. Clique nas imagens para aumentá-las e ter uma idéia daquilo que o livro oferece!
Oscar Daudt
|
|
|