 De volta ao começo
O primeiro evento de vinhos a que fui em minha vida foi um jantar da Importadora Cava de Vinhos (que à época se chamava La Rioja) na Churrascaria Majórica do Flamengo, em 2006 (clique aqui para lembrar minha primeira reportagem).
Portanto, foi quase que uma volta ao começo o novo jantar, dois anos depois, promovido pela mesma importadora, no mesmíssimo restaurante. E uma volta e tanto!
Os eventos promovidos pelo Jesus Ruiz são tão divertidos, ele deixa a gente tão a vontade, que é como se a gente tomasse um porre de felicidade.
Depois de umas boas-vindas com Faustino V Rosé, fora de temperatura, foi servida a Cava Benito Escudero Brut para acompanhar as Endívias com Grão-de-bico. Ótimos os dois!
O prato seguinte, Pimientos de Pequillo recheados com bacalhau, era delicioso e foi harmonizado com o Portia 2004, com sedutores aromas de baunilha e frutas negras. O Sílvio Secchi ficou fissurado e queria, a todo pano, tirar o pedido durante o jantar, não obstante a impropriedade da hora e lugar.
O prato principal, Costeletas de Porco com batatas cozidas, tenras como só a Majórica sabe preparar, mereceu o cortejo não de um, mas de dois magníficos rótulos: o grandioso Faustino I Gran Reserva 1996, objeto de desejo de todos os enófilos, e o suculento Valsacro Dioro 2003, safra que mereceu 92 pontos do Robert Parker, e mostrou direitinho porquê! Felizmente a Cava de Vinhos ficou em 4° lugar em nossa classificação de importadoras mais baratas, e a gente pode comprar esse vinho por um preço caro, mas justo: 167 reais... Se chorar, de repente até por menos!
A sobremesa, um Creme Catalán, também mereceu dois acompanhamentos: um PX 2006, identificado como branco, mas como vocês poderão comprovar na foto abaixo, era difícil de classificá-lo assim e que era bem doce e cremoso; e um outro vinho que eu não consegui ver qual era. Pareceu-me um Jerez seco, mas não posso confirmar, não...
Oscar Daudt |