 Semplicemente Vino
A Importadora Vinea Store parece que está se especializando em trazer ao Brasil as Meninas Superpoderosas do vinho! Há um mês foi Maria Luz Marin e agora, para satisfação dos enófilos cariocas, foi a vez da bela e dinâmica Piera Martellozzo, respeitado nome do Veneto e do Friuli.
Em um almoço que ficou marcado pelo requinte e simpatia, realizado no Hotel Fasano, Piera e seu enólogo, Gianpietro Poveglian, apresentaram alguns de seus rótulos.
De boas-vindas, fomos recebidos com um Piera Martellozzo Spumanti Bianco Incontri, corte de Prosecco e Chardonnay, refrescante, que misturava os aromas frutados da casta Prosecco com a cremosidade da Chardonnay. Harmonizado com a vista para o mar de Ipanema e com canapés de salmão, foi um daqueles momentos inesquecíveis da vida da gente.
Já na mesa do almoço, fomos apresentados ao Piera Martellozzo Spumante Rosé Cuvée Incontri, com uma das cores mais bonitas que eu já degustei, um surpreendente corte da casta Raboso com Pinot Nero. A Raboso é uma casta tinta típica do Veneto que aporta aromas de violeta misturados à elegância da Pinot Noir. Por 57 reais, é um vinho para conquistar corações no próximo verão.
Harmonizando com um Ravioli de Robalo, chegou o Terre Magre Pinot Grigio 2007. O enólogo nos contou que os vinhos desta casta passaram a ser os brancos italianos mais exportados para o mercado americano. Infelizmente, grande parte deles não tem a estrutura e o requinte do que bebemos, com aromas florais, bela acidez e delicado amargor. Um vinho e tanto!
Eu gosto muito de conhecer novas castas, e o Terre Magre Refosco dal Peduncolo Rosso 2007 foi uma alegria para os sentidos: aromas de frutas negras, com sutil madeira (apenas 12% do vinho envelhece por 12 meses em barricas de carvalho) e uma boca aveludada e prolongada!
Para quem quer sair do óbvio, os vinhos de Piera são um prato cheio! E em breve estarão disponíveis na Confraria Carioca, a nova loja de vinhos de Duda Zagari, com inauguração prevista para os próximos dias no Rio Plaza Shopping, de Botafogo (para quem não está se ligando, é aquele shopping baixinho, ao lado do Rio Sul, que antes se chamava Rio Off Price).
Oscar Daudt |