Eventos correlatos
Portugal
Palácio São Clemente

Um jantar muito chique


O cenário era igual àqueles dos regabofes da nobreza retratados pelo cinema americano: castiçais com velas acesas, tapeçarias na parede, sous-plats de prata, taças com brasão de Portugal, lustres de cristal, uma legião de garçons... Coisa muito fina!

O jantar oferecido pela ViniPortugal, para apresentação de vinhos portugueses, foi de um requinte ímpar! Naquele ambiente luxuoso, com diplomatas e figurões à mesa, e com a cozinha da chef Roberta Sudbrack, eu confesso que estava me sentindo como o próprio FHC.

O espumante de boas-vindas foi o refrescante Filipa Pato 3b Bruto Rosé, com aromas de frutas vermelhas, florais e de levedura.

Já à mesa, o Aspargo veio escoltado pelo excepcional, delicioso e elegante Muros de Melgaço Alvarinho 2006, de Anselmo Mendes, com seus aromas de frutas tropicais e grande persistência e intensidade.

E continuamos muito bem, com a chegada do Quinta dos Carvalhais Encruzado 2006, acompanhando a Brandade de Bacalhau, outro excepcional vinho branco, com intensos aromas de abacaxi e florais, untuoso e refrescante.

Para cortejar o Pargo com vinagrete de maxixe, tivemos o correto Quinta da Alorna 2006, um corte de Arinto e Fernão Pires.

Mas o melhor ainda estava por vir, pois a Costela Assada era uma manteiga de tão macia, deliciosa, e mereceu a atenção de dois vinhos excepcionais: o onipresente Quinta da Bacalhôa 2005, vinho que tive a oportunidade de conhecer, há alguns anos, em visita à própria vinícola, e que sempre é garantia de grande satisfação. E o estupendo Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Reserva Tinto 2005, obra de arte de Luiza Amorim, a quem fui apresentado em recente almoço, um Douro fantástico, potente, bem do jeito que eu gosto!

E, para arrematar, a bonita sobremesa Folheado de Amêndoas e Frutas Vermelhas chegou com o Grandjó Late Harvest 2005, da Real Companhia Velha, um Semillon botrytizado, com aromas de mel e pêssego, equilibrada acidez e final persistente.

E como se não bastasse, fomos brindados com uma palestra do carismático Vasco d'Avillez, presidente da ViniPortugal, que com sua bonomia apresentou O Vinho na Cultura, após toda a comezaina e bebezaina e conseguiu a proeza de prender a atenção de todos os presentes, sem nenhuma baixa.

Posso afirmar, sem medo de errar, que foi uma noite perfeita, daquelas de guardar nos recônditos da memória e, vez por outra, trazê-la à tona para relembrar os belos momentos vividos.

Oscar Daudt
Os vinhos
3b Vinho Espumante Bruto Rosé
Produtor: Filipa Pato
Região: Bairrada
Castas: 70% Baga e 30% Bical
Importadora: Casa Flora
Muros de Melgaço Alvarinho 2006
Produtor: Anselmo Mendes
Região: Vinho Verde
Castas: 100% Alvarinho
Importadora: Decanter
Quinta dos Carvalhais Encruzado 2006
Produtor: Sogrape
Região: Dão
Castas: 100% Encruzado
Álcool: 13,5%
Importadora: Zahil
Quinta da Alorna 2006
Produtor: Quinta da Alorna
Região: Ribatejo
Castas: Arinto e Fernão Pires
Álcool: 12,5%
Importadora: Adega Alentejana
Quinta da Bacalhôa 2005
Produtor: Bacalhôa Vinhos de Portugal
Região: Terras do Sado
Castas: 90% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot
Álcool: 12,9%
Importadora: Portus Cale
Quinta Nova Reserva Tinto 2005
Produtor: Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Região: Douro
Castas: 40% de vinhas velhas e 60% Touriga Nacional
Álcool: 14%
Importadora: Vinea Store
Grandjó Late Harvest 2005
Produtor: Real Companhia Velha
Região: Douro
Castas: 100% Sémillon
Importadora: Barrinhas
O serviço do vinho foi comandado pela sommelière Marlene Alves
O jantar harmonizado
O jantar foi elaborado pela chef Roberta Sudbrack Aspargo em caramelo picant Brandade de bacalhau e foie gras
Pargo em vinagrete crocante de maxixe Costela assada em baixíssima temperatura com bouillon de escarola defumada
(perdoem-me os leitores, mas estava tão apetitoso que eu esqueci de bater a foto antes de começar a comer...)
Folheado de amêndoas e frutas vermelhas
O fabuloso salão do jantar
Os convidados
O Cônsul Geral de Portugal, António de Almeida Lima, a crítica de gastronomia Danusia Barbara, e o Embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa Fernanda Fonseca, da Propop Comunicação, e a embaixatriz Gina Seixas da Costa Adriana Mattar, do buffet Cooking, Duda Zagari, da Confraria Carioca, e a consulesa Vanda de Almeida Lima
Vasco d'Avillez, presidente da ViniPortugal, apresentou a palestra O Vinho na Cultura O consultor Paulo Nicolay e Denise Albuquerque Madeleine Patrício, da Adega Alentejana, e a professora Jô Sodré
Ricardo d'Avillez O fotógrafo Sergio Pagano, que estará lançando seu livro Sementes Ornamentais do Brasil no próximo dia 10, e a bela Suzana Galdeano, da Atitude Comunicação O sommelier Marcos Lima e Adriana
Luciana Plaas e Duda Adriana com Antonio e Katia d'Avillez  
Danusia, Madeleine, Jô e Denise Marcos, o cônsul de Portugal e Duda O embaixador de Portugal é uma improvável mistura de diplomata e blogueiro, administrando o Ponto Come, onde indica bom restaurantes portugueses
Madeleine, Paulo, Denise, Fernanda e Ana Sofia Oliveira, da ViniPortugal Essa incrivel foto de Danusia (sem PhotoShop) foi clicada pelo fotógrafo Murilo Tinoco, com a minha câmera. Eu ainda tenho muito a aprender... Duda e Fernanda
Comentários
Fernanda Fonseca
[email protected]
São Paulo
SP
30/11/2008 Caro Oscar,

Assim como vc, tive o privilégio de estar à mesa do Palácio São Clemente na última 5a feira.

Os pratos, preparados pela chef Roberta Sudbrack que na minha opinião é uma das melhores que temos no Brasil, tinham uma elegância ímpar e acompanharam impecavelmente os vinhos. Como um dos simpáticos convivas disse à mesa, existe sim casamento perfeito... Pelo menos no que se refere à vinhos e pratos!

Agradeço ao Rio pela acolhida ao evento.

Um beijo e obrigada por tudo.
Fernanda Fonseca
Aguinaldo Aldighieri
Rio de Janeiro
RJ
30/11/2008 Amigo Oscar

Gostei de constatar que você elogiou o excelente Alvarinho Muros de Melgaço, que passa mais de 6 meses em barricas, e que é produzido pelo grande Anselmo Mendes, do qual lhe falei há pouco tempo. Eatou certo de que o Alvarinho não "picou" a sua lingua !!!

Abs
Aguinaldo

Com certeza! Como você disse, ele só é um Vinho Verde porque calhou de ser produzido naquela região! Fora isso, não tem mais nada a ver com os VV!

Abraços,
Oscar
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]