Mais alto o coqueiro, maior é o tombo

Eu fui conhecer a Enosfera, nova loja e bar de vinhos do Rio de Janeiro, cheio de expectativas. Afinal, eu sabia que o novo ponto de vinhos no Leblon pertencia aos mesmos sócios italianos do excelente Osteria del'Angolo, um de meus restaurantes favoritos e já premiado como o melhor antepasto carioca! As fotos da fachada (como acima) prometiam um ambiente requintado, moderno e muito bonito! O sommelier anunciava uma loja focada em vinhos italianos e argentinos, o que me deixou com água na boca, macaco de auditório que sou dos vinhos da bota. Eu estava esperando o céu e, embora não tenha exatamente embarcado para o inferno, as decepções foram muitas!

Como loja, o catálogo de vinhos é frustrante: a variedade é muito pequena! Para quem almeja ser especializado em vinhos italianos e se define, em italiano, como um Un Mondo di Vino, descobrir apenas seis rótulos da Itália na carta mata qualquer um! E um dos seis, para piorar as coisas, estava com um asterisco ao lado, que eu assumi que queria significar "não disponível". Só cinco! É muito pouca opção!

Na verdade, analisando a carta de vinhos, o que se conclui é que a Enosfera é especializada em vinhos argentinos e brasileiros, de longe, a maior variedade disponível. O que, sob meu ponto de vista de gaúcho, é encorajador. Decidi iniciar com um espumante dos pampas, cujas opções eram animadoras. Frustração #1: apesar de a carta oferecer várias alternativas, havia apenas um espumante nacional disponível no momento, o Valduga Alto Vale. Falha verdadeiramente imperdoável para um bar de vinhos!

Muito embora o bar tenha sido projetado com 2 andares, até hoje, passados 2 meses da inauguração, o segundo andar continua fechado ao público. E o andar de baixo oferece apenas 3 mesas: uma pequena, uma média e uma grande. As mesas média e grande são consideradas comunitárias, o que me parece algo que não dá certo em terras tupiniquins: enquanto estive lá, pude presenciar dois grupos de pessoas que preferiram ir embora a dividir a mesa com estranhos.

O bar pretende ser uma taperia, o que, pelo que eu conheço das tradições espanholas e da Adega Pérola, da Siqueira Campos, significa alta variedade de petiscos. Não é o caso da Enosfera. São apenas 13 ou 14 opções. Experimentamos o salmão marinado, o camarão ao vapor com molho rosé e o presunto San Danielle. Muito bons! Mas cuidado, existe uma vitrine com as principais tapas em exposição. Meu conselho é que você não vá conferir. Os pratos exibidos são velhos, secos, queimados, assustadores! Felizmente, o que chega à mesa, é bem mais fresco...

Quanto à decoração, embora assinada pelo renomado arquiteto Pedro Paranaguá, é quase franciscana! Não há um só quadro ou enfeite nas paredes, brancas e lisas. Não existe um tapete, uma cortina, uma toalha de mesa para abafar o som, tornando o zum-zum-zum bastante desagradável. E se somarmos a iluminação similar à de uma Drogaria Pacheco, vai-se toda e qualquer possibilidade de se definir o ambiente como aconchegante!

E finalmente, os preços. Na prateleira, eles são excelentes, competitivos. Para consumir no bar, no entanto, há um acréscimo de 30%, o que torna as coisas um pouco mais salgadas. Prepare o bolso! E um detalhe um tanto desagradável: o cardápio oferecido apresenta os preços de prateleira. Embora não seja enganação, pois múltiplos avisos estão distribuídos pelas mesas, compete ao cliente fazer as contas para saber quanto, ao final, irá pagar pela garrafa escolhida!

Mas apesar de tantas críticas, eu ainda sugiro a vocês uma visita à Enosfera. O lugar tem tudo para dar certo, mas claro que depois de algumas reformas estruturais e de uma guaribada na gerência. Quanto mais lojas e bares no Rio, melhor para nós, enófilos. Portanto, eu fico torcendo para que esse novo estabelecimento tenha uma longa vida de sucesso pela frente! Afinal, eu não quero que, conforme reza a canção, essa festa termine com a terra por cima e na horizontal!

Oscar Daudt

Serviço:
Enosfera - Rua General San Martin, 1241 - Leblon - (21)2512-2244 - de 2ª à sábado, das 10h às 21h
 
 
Comentários
Sergio Mendes
[email protected]
Rio de Janeiro
RJ
10/01/2009 Caro Oscar, teria mais fotos dessa nova loja? Parabéns pela corajosa atitude de investir nesse meio "poluído" no mundo do vinho. Só os mais sérios sobreviverão, as taxas são muito elevadas e quase todos os clientes querem levar o seu vinho para beber nos restaurantes. Vamos prestigiar os comerciantes que pagam seus impostos e tributos.

Desejo muito sucesso! Vou agendar uma visita a "Enosfera".

Abraços
Sergio Mendes
www.intervinos.com.br

Sérgio,

Eu fui lá sem a minha câmera. Eu peguei essa foto na Internet.

Abraços,
Oscar
Gilda Valentim
[email protected]
Rio de Janeiro
RJ
10/01/2009 QUE BOM QUE TEMOS VC PRA NOS IMPEDIR DE QUEBRARMOS A CARA.

ADOREI. BJKAS
GV
Osvaldo Sandim
Rio de Janeiro
RJ
11/01/2009 Caro Dr. Cartier, oláááááá!

TUDO DE BOM PRA 2009. Que seja melhor, muito melhor que 2008.

ÓTIMO teu comentário sobre a Enosfera. Lá estive há cerca de 2/3 semanas e tive a mesmíssima impressão que vc. Vamos torcer pra turma tomar tenência.

Abração,
Sandim
Maria 11/01/2009 Permita-me manter-me no anonimato por interresses comerciais na área, mas só queria deixar registrado que estive na loja e me frustrei tanto quanto o Oscar e nao sabia dos 30% a mais na conta. Estava até agora pensando porque tinha sido tao caro o resultado, e agora entendi...

Nao acho que começaram bem, indo na contra-mao das lojas de vinho que mantem na loja o mesmo preço da prateleira.

Um toque para o pessoal da loja modificar sua política e ainda se transformar mum ponto agradável, pois precisamos de mais lojas de vinhos na cidade.

Que possam ver isso como uma critica construtiva!!
André Hespanhol
Rio de Janeiro
RJ
12/01/2009 Caro Oscar,

Parabéns pela imparcialidade. Assim, podemos confiar nas avaliações e as casas visitadas têm a chance de melhorar com as críticas que nem todos têm coragem de fazer.

Att.
André H.
Sergio Velasquez
Rio de Janeiro
RJ
12/01/2009 Virou algo comum na área de restaurantes/bares no rio de janeiro. Ao invés de serem lançados com calma, estão sendo arremessados!

A receita está sendo só uma. Primeiro, Investem pesado num arquiteto de renome (será que alguém realmente sai de casa para ver o que o arquiteto “arquitetou”?).

Depois se paga bem uma assessoria de imprensa e por fim, Uma genero$$$a pitada de RP para o lançamento.

Pronto, inaugura-se ! Treinamento, cardápio e bom atendimento definitivamente, não dão espaço na mídia. Exemplos não faltam entre outros, Lorenzo, Pop Fish, CT Brasserie, NaKombi e Mr. Lam.
Da área
Rio de Janeiro
RJ
16/01/2008 Desculpem-me pelo anonimato mas por fazer parte do mercado prefiro não levantar a possibilidade de maiores polêmicas.

(suprimido...)

Essa é outra praga do Brasil, qualquer um se acha no direito de malhar sem nem saber o que está dizendo e muito provavelmente sem o conhecimento para tal

Os trabalhadores do setor estão cansados dessa gente que se acha entendida e na maioria das vezes vai as casas para rachar um prato e reclamar do preço do couvert......

Lastimável

Como essa mensagem veio no anonimato, tomei a liberdade de suprimir a parte do texto que se referia nominalmente a um de nossos leitores.

Achei positivo, no entanto, publicá-la em parte, pois, sob meu ponto de vista, a argumentação apresentada revela uma distorção, ao sugerir que os clientes não têm o direito de reclamar. Ao contrário de ser uma praga brasileira, as reclamações aproximam nosso mercado dos padrões dos mercados mais desenvolvidos, onde o respeito ao consumidor é absoluto!

Oscar
André 19/01/2009 Prezado Oscar,

Sem querer alongar a polêmica aberta por um certo comentário... mas "no Brasil tem outra verdadeira praga", que são alguns proprietários de estabelecimentos que julgam e querem escolher seus clientes.

Na Europa é perfeitamente comum sentar-se em um café e ler um livro enquanto toma-se um (1 mesmo) chá...ninguem faz cara feia pra você.

Também é comum sermos mal atendidos quando entramos um pouco mais "à vontade" em certos lugares pretensiosos e assistirmos à mudança repentina de comportamento quando pedimos uma garrafa 250,00. Adoro fazer isso, é engraçadíssimo. É assim, enquanto a mentalidade de uns e outros não muda, a gente se diverte.

Abraços,
André
Da área
Rio de Janeiro
RJ
21/01/2009 Caro Oscar

Acho que não me fiz claro, não disse que os clientes não podem reclamar muito pelo contrário. Reclamações são sempre validas, o que é uma praga é a mania de sair falando mal, todos se acham críticos gastronômicos e na maioria das vezes não sabem do que estão falando.

Se há uma crítica a se fazer que seja bem construída e embasada, usar seu veículo para citar nomes de restaurantes sem nem ao menos dizer a que se referem as críticas me parece oportunismo.

Suas críticas são sempre bem vindas caro Oscar pois seguem uma linha e todos vemos sua dedicação ao setor e a seriedade com que trabalha, só podemos agradacer.

Porém malhar o trabalho dos outros sem a menor explicação como fazem alguns é triste, com certeza os profissionais do setor se esforçam para dar o melhor e gostariam que as críticas fossem feitas diretamente aos resposnáveis ANTES de serem feitas publicamente.

Essa aliás é a grande ajuda que uma boa crítica traz, a possibilidade de melhorarmos sempre o serviço aos clientes pois, ao contrário dos seus leitores, os responsáveis podem fazer algo para sanar os problemas das suas casas.

Respeito ao consumidor todos temos porém o contrário nem sempre é verdadeiro e é aí que se perde a razão.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]