(matéria publicada em dezembro/2008, na Revista Programa, por Alexandre Lalas, em sua coluna Vinhos e Outras Cachaças)

Fim de ano é época de festas, e festa rima com espumante. Ano após ano, melhora a qualidade deste tipo de vinho no Brasil. E os consumidores já se deram conta de que, em muitos casos, é melhor investir em um espumante nacional do que apostar em um estrangeiro, às vezes mais caro e não tão bom. Por isso, a maioria das vinícolas brasileiras tem o seu para mostrar. Mas, apesar da crescente qualidade dos nossos espumantes, tem gente que não abre mão do bom e velho champanhe. A mais glamourosa das bebidas é a rainha dos vinhos. Por aqui, estão disponíveis alguns dos mais importantes champanhes do mundo. Espumantes e champanhes foram o alvo de mais uma degustação às cegas promovida pela revista Programa e pela Confraria dos Nove, na semana passada, na loja Confraria Carioca, no Rio Plaza Shopping.

Foram degustados dez espumantes nacionais e doze champanhes. Os espumantes foram:

Adolfo Lona Brut Método Tradicional, Chandon Excellence, Aurora Brut Chardonnay, Don Giovanni Brut, Fabian Brut Champenoise, Dal Pizzol Brut Método Clássico, Dom Cândido Brut, Miolo Millésime 2004, Cave Geisse Terroir, Casa Valduga 130.

Os champanhes foram:

Angel Dust Extra Brut, Delamotte Brut, Möet & Chandon Brut Imperial, Taittinger Brut, Pipper-Heidsieck Brut, Barnaut Grand Cru, Drappier Carte D'Or, Veuve-Cliqcuot Ponsardin, Billecart-Sallmond Brut Reserve, Deutz Brut, Legras & Haas Tradition, Michel Gonet Blanc des Blancs Grand Cru

Participaram da degustação os seguintes enófilos:

Janine Sad, Jaque Barroso, Jô Sodré, Alessandro Aguirre, Duda Nogueira, Duda Zagari, Homero Sodré, João Luiz Manso, José Augusto Saraiva, Luís Augusto, Maurício Kauffman, Paulo Gomes, Paulo Nicolay, Paulo Pinho, e o colunista.

Ambas as provas foram bastante disputadas. Entre os espumantes nacionais, surpresa no primeiro lugar. O pouco conhecido (ainda) Fabian Brut Champenoise ganhou a degustação, seguido pelo Don Giovanni Brut e pelo Miolo Millésime 2004. Entre os champanhes, notas altas para todos os participantes, e um resultado curioso. O primeiro lugar, o Angel Dust Extra Brut é produzido pela mesma casa que faz o segundo colocado, o Michel Gonet Blanc des Blancs Grand Cru. A Angel Dust, empresa de produtos de alto luxo, apenas rotula o champanhe que já compra engarrafado da Michel Gonet. Ou seja, o pessoal da casa sabe fazer champanhe.

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, o Michel Gonet Brut Reserve faturou uma prova de espumantes promovida pela revista Programa e pela Confraria dos Nove, no restaurante Terzetto. Em terceiro, ficou o Barnaut Grand Cru.

Alexandre Lalas
 
 
Comentários
Jorge 09/02/2009 DON GIOVANNI EM 2º NÃO É DE ESPANTAR! MAS É O DE 12 MESES OU O DE 24 MESES?

OUTRA COISA! NÃO ERA O "CANTINHO DO VINHO" QUE O REPRESENTAVA AQUI NO RIO?
Paulo Salerno
Rio de Janeiro
RJ
10/02/2009 era sim, mas tem tempo que eles abriram a distribuição com os biban
André Blanc
Petrópolis
RJ
10/02/2009 Oscar, qual foi a colocação do tão falado Don Cândido Brut nesta degustação?

Você pode ver na figura com o Ranking da degustação que o Dom Cãndido ficou em último lugar!

Oscar
Paulo Salerno
Rio de Janeiro
RJ
10/02/2009 eu provei o dom candido. me impressionou pela perlage persistente. e digo o seguinte. ele harmoniza perfeitamente com a minha conta bancaria !
Marcelo
Porto Alegre
RS
12/02/2009 O Don Giovanni Brut é maravilhoso. Quem não não experimentou é uma ótima indicação.
Cesar Galvão
Rio de Janeiro
RJ
18/02/2009 Lalas,

Excelente tê-lo no time de colaboradores... mais um golaço do Oscar!

Melhor q isso, só tuas indicações de vinhos brancos. O suíço é realmente fantástico e os brancos do Bründlmayer são pra beber de joelhos.

Completo com uma dica de branco do tb mencionado Domaine Gitton: O Sancerre Galinot, um dos meus preferidos na região.

Abraços,
Cesar
Ignacio Carrau
Rio de Janeiro
RJ
23/02/2009 Prezado Lalas,

parabéns pela classificaçao dos espumantes nacionais e dos Champagnes.

Para a próxima degustaçao eu proponho que se acrescente uma 3ª categoría que sería a dos Espumantes Importados para que os consumidores tenham também uma orientaçao nesse sentido, com os países de orígem e os seus respectivos preços para que possam ser comparados os produtos em todos os sentidos.

Um abraço,
Ignacio Carrau
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]