 "A safra 2006 do Quinta do Portal Branco tem o nariz um tanto discreto, ao contrário da 2007 e sua exuberância olfativa, com muitos florais e frutados. Um vinho muito fresco, com ótima acidez, boa intensidade e média persistência, que pode ser bebido tanto como aperitivo, quanto para acompanhar pratos com frutos do mar. O típico vinho que a gente esquece de parar de beber e muito apropriado para os 40 e tantos graus que têm feito em nosso verão."
André Vasconcelos, sommelier |
A Quinta-feira do Portal
Em tempos imemoriais, o carnaval terminava na terça-feira gorda e a quarta-feira marcava o início do resguardo. Atualmente, com blocos como o Me beija que eu sou cineasta e o Bacalhau do Batata, famosos por desfilar apenas na quarta-feira, a terça já emagreceu há muito tempo, a quarta virou dia oficial de carnaval e a quinta, pelo menos por enquanto, tornou-se Dia de Cinzas.
Portanto, foi ainda com confetes perdidos nos cabelos que a Importadora Paralelo 35, na quinta-feira de cinzas, ofereceu um almoço na Osteria dell'Angolo para apresentar os vinhos da Quinta do Portal, com direito à presença de seu extenuado proprietário, João Branco, após tantos dias de samba no pé! Ou seria o Vira no pé?
Reunindo formadores de opinião, jornalistas, sommeliers e proprietários de restaurantes, foi como se estivéssemos abrindo a temporada de eventos de 2009, após 2 meses em que o país parou à espera de o ano começar! Mas foi um belo começo, com poucos mas excelentes vinhos harmonizados com a premiada comida da Osteria.
Para quem não conhece, a Quinta do Portal é uma vinícola-boutique, localizada no Vale do Rio Pinhão, que produz Vinhos do Porto, do Douro e Moscatéis. O top da linha é o aclamado Auru, que para minha tristeza, não constava da apresentação, mas os vinhos que nos foram servidos não ficaram muito atrás.
"O Quinta do Portal Tinto Colheita 2006 é um vinho de excelente relação custo x prazer! Um vinho com muita fruta, discreta madeira, não tendo nada a ver com os tão comuns bomb wines! Serve como aperitivo, sendo um vinho para beber despreocupadamente e não para degustar. No entanto, a harmonização com o pato confit foi primorosa, tendo em vista que ambos, prato e vinho, apresentavam a mesma delicadeza!"
Dionisio Chaves, sommelier | Iniciamos com o Quinta do Portal Branco, um corte de Gouveio, Viosinho, Moscatel Galego Branco e Malvasia Fina, apresentado em duas safras, 2006 e 2007. Provamos como aperitivo, depois junto com o antepasto e seguimos com ele para acompanhar o carpaccio de peixe com funcho. Realmente, um vinho muito versátil, fresco e delicioso. E que foi servido em quantidades pouco prudentes. A gente tinha até mesmo de esconder a taça para que os garçons não completassem de forma indefinida.
Para acompanhar o Confit d'Anatra, foi servido o belo Quinta do Portal Tinto Colheita 2006, um corte de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Apresentado em uma sempre impressionante garrafa magnun, tornou-se de imediato o assunto de todos, discutindo-se a evolução, o preço e até mesmo o status de quem pede uma garrafa dessas em um restaurante. Não sei se dá status, mas que impressiona, impressiona...
Finalizamos como um Vinho do Porto Portal LBV 2000, com bela cor sanguínea, bem escura, profunda e brilhante, e com deliciosos aromas de ameixas, goiabas, frutas secas e muito chocolate. Na boca, uma deliciosa acidez fazia frente à agradável doçura. Foi uma bela companhia para o Crème Brûlée com Avelãs.
Oscar Daudt |