 Amigos, amigos, negócios a parte
Não é todo o dia que se vê concorrentes comerciais, que vivem brigando pelas parcelas de um mesmo mercado, darem as mãos e organizarem, de forma conjunta, um evento para divulgar o vinho. É louvável!
Pois foi o que aconteceu na Casa de España, quando alguns importadores e representantes cariocas se reuniram para promover uma mega-feira-degustação, os Amigos do Vinho Rio 2009 e nos apresentar uma grande quantidade de rótulos para prova. Estavam presentes, expondo seus produtos, se não me falha a memória, a Cava de Vinhos, a Confraria Carioca, a Porto Leblon, a Vini Rio, a Vitis Vinifera, a Volantis e a Wine Society.
A resposta dos enófilos foi entusiasmada e, mesmo sendo o ingresso vendido a 90 reais, a SUDERJ informa: público pagante, 300 pessoas. Fora os muitos convidados.
Eu, nesse mesmo dia, tinha um outro evento, mas contrariando as normas estabelecidas pelo meu fígado, não quis deixar de incentivar uma iniciativa tão positiva quanto essa e fui até lá para ver como era. Para melhor aproveitar o tempo, cheguei cedinho, às 18 horas, horário de abertura dos portões. No entanto, só fiquei conversando e fotografando e não pude experimentar as novidades em vinhos que havia por lá.
Entretanto, apesar das excelentes intenções, a organização foi pega no contra-pé e o grande massa de enófilos que lá compareceu teve de enfrentar uma super-lotação do estádio e certa dificuldade para acessar os estandes. Eu acho que os planejadores não estavam preparados para o estrondoso sucesso de público.
O buffet foi posicionado na varanda, com uma bela vista, temperatura fresquinha mas no entanto outra vez mal dimensionado: a fila para se servir era desanimadora.
Bem, eu estou falando dos pontos negativos porque acredito que a idéia é boa demais para ser desperdiçada por pequenas falhas de organização. Nada como uma crítica construtiva para reorientar o esquema e fazer com que esse evento tenha vida longa com os aplausos dos enófilos cariocas.
Oscar Daudt |