Matérias correlatas
  • Casa de España

  • Amigos, amigos, negócios a parte

    Não é todo o dia que se vê concorrentes comerciais, que vivem brigando pelas parcelas de um mesmo mercado, darem as mãos e organizarem, de forma conjunta, um evento para divulgar o vinho. É louvável!

    Pois foi o que aconteceu na Casa de España, quando alguns importadores e representantes cariocas se reuniram para promover uma mega-feira-degustação, os Amigos do Vinho Rio 2009 e nos apresentar uma grande quantidade de rótulos para prova. Estavam presentes, expondo seus produtos, se não me falha a memória, a Cava de Vinhos, a Confraria Carioca, a Porto Leblon, a Vini Rio, a Vitis Vinifera, a Volantis e a Wine Society.

    A resposta dos enófilos foi entusiasmada e, mesmo sendo o ingresso vendido a 90 reais, a SUDERJ informa: público pagante, 300 pessoas. Fora os muitos convidados.

    Eu, nesse mesmo dia, tinha um outro evento, mas contrariando as normas estabelecidas pelo meu fígado, não quis deixar de incentivar uma iniciativa tão positiva quanto essa e fui até lá para ver como era. Para melhor aproveitar o tempo, cheguei cedinho, às 18 horas, horário de abertura dos portões. No entanto, só fiquei conversando e fotografando e não pude experimentar as novidades em vinhos que havia por lá.

    Entretanto, apesar das excelentes intenções, a organização foi pega no contra-pé e o grande massa de enófilos que lá compareceu teve de enfrentar uma super-lotação do estádio e certa dificuldade para acessar os estandes. Eu acho que os planejadores não estavam preparados para o estrondoso sucesso de público.

    O buffet foi posicionado na varanda, com uma bela vista, temperatura fresquinha mas no entanto outra vez mal dimensionado: a fila para se servir era desanimadora.

    Bem, eu estou falando dos pontos negativos porque acredito que a idéia é boa demais para ser desperdiçada por pequenas falhas de organização. Nada como uma crítica construtiva para reorientar o esquema e fazer com que esse evento tenha vida longa com os aplausos dos enófilos cariocas.

    Oscar Daudt
    Expositores
    Cava de Vinhos
    Os vinhos em degustação Jesus Ruiz e sua filha Cíntia
    Confraria Carioca
    Garofoli Verdicchio dei Castelli di Jesi 2007 Duda e suas belas recepcionistas
    Porto Leblon
    Alguns dos vinhos em prova Cátia Casadinho, gerente comercial da Casa Cadaval
    Vini Rio
    Nice Assunção e Adriana Manso A Vini Rio estava lançando a versão rosé do premiado espumante Fabian.
    Volantis
    Maia Cabernet Sauvignon Roble 2006 Giani Farias e o Elgin Vintners Cabernet Sauvignon 2005
    Wine Society
    Os vinhos em degustação O consultor Paulo Nicolay e Ken Marshall, proprietário da importadora
    Os convidados
    Os enoprevs Amauri Moreira e Ângela Santi Dulcinéia Massi, o jornalista Marcelo Copello e Ana Maria Magalhães O consultor Ale Santucci
    Emília e Bianor Neves Sérgio Lira e Adriana Duran Jaque Barroso
    Monica Labecca e Isabel Alvarez Lúcia Helena Velloso A Confraria dos Amigos da Chuva de Vinhos
    Emília Leandro e Júlio Soprani A Confraria Amigas do Vinho Sônia Antônia e João Alfredo
    Mauro Raja Gabaglia e Bela Finkelstein O buffet
    Comentários
    Osvaldo Sandim
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    26/06/2009 Cáspite, Dr. Cartier. Me produzi, fui ao salão fazer minhas unhas e sobrancelhas, me insinuei várias vezes, e CADÊ MINHA FOTO! É algo pessoal???

    abs.
    Affonso Nunes
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    26/06/2009 Estava cheio mesmo, Oscar. Eu nem te vi lá...
    Bianor Neves
    Rio de Janeiro
    RJ
    26/06/2009 Os espumantes e os brancos foram servidos em temperatura correta, mas os tintos... Provei um deles, bastante jovem, servido a mais de 20 graus onde na garrafa se lia: servir entre 12 e 14 graus.

    Penso que com isso os dois lados perdem, a importadora imagina causar boa impressão com seus vinhos e quem bebe, se frustra.
    Marcelo Dionísio
    Dionisio - Ponto do Vinho
    Rio de Janeiro
    RJ
    27/06/2009 Só para esclarecer, foi o Dionisio - Ponto do Vinho quem participou do evento com vinhos da Volantis, Hannover e Vinci, inclusive com a presença de nossa sócia Giane Farias.
    Guilherme Pamplona
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    27/06/2009 Oscar,

    Realmente a organização poderia ter sido melhor, tanto na área de exposição dos vinhos como na varanda, onde o buffet não conseguiu atender a demanda. Na área de vinhos, o corredor principal estava muito apertado. Não entendi a razão pois existia muito espaço vago na parte à esquerda do salão.

    Quanto aos vinhos, parabenizo o Roberto di Tulio quando trouxe a Vinicola Cadaval, com vinhos excelentes, em especial ao Padre Pedro Reserva e o Trincadeira, e o João Manso com vinhos excelentes da Villa Francioni.
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]