
"Para mim, o Portia Prima foi um caso de amor ao primeiro gole!"
René Enófilo, levando 4 garrafas para casa... | Os vinhos falantes
Foi uma degustação memorável! Não pela performance de Jesus Ruiz, da Importadora Cava de Vinhos, mas pela excelência dos vinhos degustados.
Quem conhece o Jesus sabe que ele normalmente fala pelos cotovelos, com a velocidade de um locutor de corridas de cavalo e com forte sotaque riojano, o que faz com que a gente não entenda a metade. Mas nessa noite, ele estava com a indisciplina exacerbada e se recusou a apresentar seus vinhos. Ele apenas ficava em frente à platéia e perguntava: "Alguém tem alguma dúvida?"
Felizmente, os vinhos falavam por si próprios e os participantes, enlevados, não queriam saber de nada. Apenas beber...
Dos 7 vinhos servidos, 3 eu não conhecia e fiquei vivamente impressionado com eles:
o Logos II Crianza 2001, de Navarra, um corte de Garnacha, Tempranillo e Cabernet Sauvignon, com envolventes aromas florais e frutados, vibrante, generoso e persistente.
o Elite de Fortius 2004, também de Navarra, mas apenas de uvas internacionais: Merlot e Cabernet Sauvignon. Com aromas minerais, herbáceos e defumados, é um vinho suculento, macio, classudo, com nota 10 no quesito Harmonia.
e, finalmente, o Portia Prima 2005, 100% Tempranillo, um Ribera del Duero opulento, com muita raça, complexo, com aromas de cereja, caramelo e chocolate amargo, e muita intensidade e persistência, deixando aquele retrogosto de quero-mais.
Oscar Daudt
Serviço: Confraria Carioca Rio Plaza Shopping Rua General Severiano, 97 - loja 35 - Botafogo (21)2244-2286 |