
Sauvignon Blanc inéditos
O Friuli (tecnicamente Friuli-Venezia Giulia) é a região mais oriental do norte da Itália, na fronteira com a Áustria e a Eslovênia (veja o mapa à direita). Embora a metade de sua produção seja de vinhos tintos, a região é cantada e decantada através do mundo por seus brancos, sendo os mais admirados os Tocai Friulano (não se chama mais assim, após a pressão da Hungria, mas eu não sei o nome atual), Pinot Bianco, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc.
Ada Regina Freire é uma carioca que mora em Udine, no coração do Friuli, há mais de 20 anos e é figura de destaque no mundo dos vinhos da região: sommelière formada pela AIS, membro do Consórcio Regulador das DOC's e uma das juradas que elaboram o prestigiado Guida ai Vini del Friuli-Venezia Giulia. Bem, e como se isso tudo não bastasse para um invejável currículo, Ada ainda ostenta o título de professora de italiano do jogador Amoroso, enquanto ele atuava no Udinese. Amoroso pode não ter aprendido todo o italiano que deveria, mas certamente deve ter bebido grandes vinhos...
Ada está no Brasil, onde ministrou um curso na Universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e passando pelo Rio para matar as saudades das praias cariocas, conduziu uma degustação na ABS, com 6 Sauvignon Blanc especialmente selecionados entre os mais representativos exemplares da produção friulana. Todos eles inéditos no Brasil, cada um de uma DOC diferente, formaram um painel exclusivo para os felizardos participantes do evento.
Ada organizou a degustação do sul para o norte, das regiões mais baixas para as mais altas, escalando os Alpes. Dos 6 vinhos, apenas 1 tinha passagem em madeira, o Skerk Sauvignon Carso 2006, o que aportava mais estrutura e complexidade, mas com violenta perda de fruta e jovialidade. Com medo de ser expulso da sala, onde todos entoavam loas ao frescor, à mineralidade e à tropicalidade dos aromas, nem abri a boca para dizer que tinha sido um dos que mais me agradaram. Mas, na verdade, para mim os vinhos eram quase todos excelentes, cada um com sua personalidade própria. O único que não fez a minha cabeça foi o Magnás Sauvignon Isonzo del Friuli 2007, com um caráter excessivamente vegetal, e exatamente aquele que Ada explicou ter o estilo de Sauvignon preferido pela população local. Gosto é gosto...
Para agradecer a presença de Ada, a ABS ofereceu dois espumantes brasileiros para que ela conhecesse como anda a produção local: o Cave Pericó Rosé Brut (um inesperado espumante elaborado com Merlot) e o Salton Imperial Brut.
Oscar Daudt |