|
 Rebecca Gibb 03/06/2009
Diversas castas, incluindo a Chardonnay, foram autorizadas para Rioja. O governo da região finalmente deu o sinal verde, semana passada, a um conjunto de novas variedades, após a autorização do Ministério da Agricultura espanhol e do Conselho Regulador de Rioja.
As novas variedades brancas são Sauvignon Blanc, Chardonnay e Verdejo, assim como as nativas Maturana Blanca, Tempranillo Blanco e Turruntés (não é a Torrontés).
Ricardo Aguiriano San Vincente, diretor de marketing do Conselho Regulador, disse à decanter.com: "Com as novas variedades, estamos tentando fazer com que a Viura se torne mais fresca e frutada, conforme o desejo dos consumidores."
As novas variedades internacionais não podem exceder 49% do corte, com o mínimo de 51% de Viura.
As variedades tintas agora incorporadas à DOCa são as pouco conhecidas Maturana Tinta, Maturana Parda e Monastel (não é a Monastrell).
Um dos grandes produtores, Baron de Ley, revelou que passará a plantar a recém-aprovada variedade Maturana Tinta. Falando ao forum Drinks Business Rioja, o diretor Victor Fuentes disse: "Maturana é uma jóia rara e este ano nós plantaremos 22ha. Ficamos impressionados com as colheitas experimentais."
Entretanto, San Vincente completou: "Teremos de esperar cerca de 5 anos antes que as novas plantações se tornem produtivas e os primeiros vinhos estejam disponíveis."
O novo regulamento determina que, no máximo, 2.500ha das novas variedades sejam autorizados em Rioja. Atualmente, existem 63.000ha de vinhedos plantados na região. |
|
|