Eventos correlatos
  • Portugal
  • Paralelo 35
  • Giuseppe

  • Degustação vertical, horizontal... e inclinada

    Quando recebi o convite da Importadora Paralelo 35 para uma degustação de Vinhos do Porto da Quinta do Portal, imaginei: "Devem ser umas 5 ou 6 garrafas, portanto tiro de letra: vou beber pouquinho e posso ir de carro. Nenhum bafômetro vai me dedurar." Ledo engano! Só de Vinhos do Porto eram 19 rótulos! E ainda tinha um branco, dois tintos e dois moscatéis. Não era para qualquer fígado!

    Assustado com tantas opções, pensei que tal diversidade seria apenas para demonstração e que a Importadora iria trabalhar com somente uma parcela das garrafas. Que nada! Marco Melo, um dos sócios da Paralelo, me disse que eles vão trabalhar a linha inteira. E mais, vão distribuir às lojas e restaurantes uma carta, completíssima, que vai além de apenas descrever os vinhos. Descreve os diversos tipos de Vinho do Porto, seu processo de vinificação, as harmonizações recomendadas, tempo de conservação após abertura e assim vai... E ainda vão oferecer treinamento aos vendedores e sommeliers para que esses saibam oferecer o tipo certo ao cliente. Em suma, um trabalho de utilidade pública!

    A degustação, comandada por Pedro Branco, um dos proprietários da Quinta do Portal, iniciou com os dois Moscatéis, tendo o segundo deles, o Portal Moscatel do Douro Reserva 1996, com aromas de nozes e marzipan, bela acidez e muita fruta, encantado o professor Fernando Miranda, nosso colunista, que não se cansava de elogiá-lo.

    Após os moscatéis, a sequência de Portos era interminável e eu terminei muito antes dela, não obstante o fato de que eu não estava, prudentemente, engolindo os vinhos. Mas sabem como é, às vezes os sedutores aromas de frutas secas, figos, açúcar mascavo e a cremosidade que envolvia a boca faziam a língua esquecer o que a razão determinava e se entregava às delícias de encaminhá-los para o sentido oposto. A carne é fraca...

    Um dos Portos que eu mais gostei parecia uma homenagem a mim. Seu nome: Porto Alegre. Era um dos mais básicos da linha, mas o nome era tudo para mim e eu desfrutei de seus aromas de goiaba e ameixa preta com a nostalgia de minha querida cidade natal.

    Mas como não poderia deixar de ser, os vinhos que mais me encantaram foram os Tawny envelhecidos, e que quanto mais velhos, mais deixavam exaltadas minhas papilas. Ingenuamente fui me informar do preço do 40 Years Old Aged e só não caí da cadeira porque não estava sentado. É caro, caríssimo, mas para quem tem bala na agulha, o que infelizmente não é o meu caso, é filé mignon! Vale cada um dos incontáveis reais.

    Apesar de todas as precauções, do uso intensivo do baldinho, eu acho que terminei exagerando um pouco. Com tantos rótulos em deliciosas degustações verticais e horizontais, o resultado foi que eu saí de lá meio na diagonal!

    Oscar Daudt
    Os Vinhos do Porto
    Portal Fine White Portal Fine Tawny Portal Lágrima
    Portal Tawny Reserve Portal Colheita 2000 Portal 10 Year Old Aged Tawny Porto Alegre Tawny
    Não era o melhor Porto, mas tinha o melhor nome
    Portal 20 Year Old Aged Tawny Portal 30 Year Old Aged Tawny Portal 40 Year Old Aged Tawny Portal Fine Ruby
    Portal Cellar Reserve Portal LBV 2001 Portal Vintage 1995 Portal Vintage 1997
    Portal Vintage 1999 Portal Vintage 2000 Portal Vintage 2003 Portal Vintage 2004
    Os Vinhos Moscatel
    Portal Moscatel Portal Moscatel Reserva 1996
    Os vinhos de mesa
    Quinta do Portal Relato Branco 2007
    Gouveio 50%, Malvasia Fina 45%, Viosinho 5%
    Portal 2006 Quinta do Portal Touriga Nacional 2003
    Os petiscos do Giuseppe Grill
    Os anfitriões
    Pedro Branco, proprietário da Quinta do Portal Marco Melo, sócio da Paralelo 35 Rogério Oliveira, segundo sócio
    Marcos Freitas, terceiro sócio, com a jornalista Luciana Fróes Fernando Mourão, comercial da importadora Andréa Alves, comercial da importadora
    Os convidados
    Fernando Miranda, ex-presidente da ABS-Rio e colunista do EnoEventos Pedro de Melo e Souza, da revista Eatin' Out
    Luciana Quaresma, gerente do Garcia & Rodrigues Thiago Mello, gerente do Giuseppe Grill, e Rosa Wilbert, relações públicas do Garcia & Rodrigues Elaine de Oliveira, a bela sommelier do Giuseppe Grill
    Manoel Martins, sommelier do Fratelli Barra Pedro, sommelier da CT Brasserie Juan Carlos e Silvana Azevedo, da Boutique do Vinho Elton Signor, da rede Buzin
    Sheila Vasconcellos, do Garcia & Rodrigues O sommelier Luiz Carlos, do Quadrifoglio A turma do Garcia: Rosa, Sheila, Luciana e o sommelier Vinicius A turma do Garcia, de novo, confraternizando com o ex-Garcia, Thiago Mello
    Comentários
    Luís Fernando S Mourão
    Importadora Paralelo 35
    Rio de Janeiro
    RJ
    26/05/2009 Caro amigo Oscar, muito obrigado pela gentileza de estar conosco, e mais um vez, e como sempre, você conseguiu sintetizar com propriedade o que foi o evento.

    Até o próximo!!!
    Antonio Pinto
    Lusi'Prod et Vinhos de França
    Genas - Lyon
    França
    04/11/2011 Ola a todos.

    Há possibilidade de comentario, então vou escrever algumas letrazinhas para cumprimentar o que foi escrito por Oscar e para confirmar Quinta do Portal, com mesmos elogios, depois que conheço e que vendi.

    E um prazêr lêr os mesmos pensamentos que eu tenho sobre QP e os produtos que fazem a casa da familia Mansilha Branco, com todos os particpantes da casa, como exemplo com Paulo Coutinho e Pedro A. Santos :)

    Termino elogiando tanta riqueza de aromas, de emoção gustativa e olfativa, que todos os presentes no evento aqui acima poderam aproveitar ; Fico com paladar a salivar !!! Boa continuação para todos e novas possibilidades de provas identicas, sinonimas de prazêr de vida. Saude e felicidades para todos leitores.

    Força e cumprimentos para QP.
    Antonio PINTO
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]