 Um tsunami de sabores
Semana passada, nossa colunista gastronômica, Luciana Plaas, foi jantar no Sawasdee Bistrô e publicou uma reportagem de dar água na boca dos leitores. Eu, que ainda não conhecia o restaurante, também fiquei babando, porém sem muita intensidade, pois sabia que o almoço dos Companheiros da Boa Mesa seria realizado por lá, uma semana depois. E valeu a espera!
Desta feita, o 259° almoço da confraria, foi organizado por Octavio Rocha Miranda Sampaio e ele não deixou barato. Octavio combinou com o chef Marcos Sodré um sofisticado cardápio com nada menos do que 4 canapés, 1 entrada, 3 pratos principais e 1 sobremesa. Haja estômago! Foi uma verdadeira maratona gastronômica, em que todos os participantes ganharam!
A apresentação dos pratos era um espetáculo a parte! Caprichadamente, as iguarias se sucediam nos pratos como se tivessem sido ali pintadas só para serem contempladas. Dava até pena desmanchar aquelas obras. Mas a pena era logo esquecida pelos aromas exóticos e surpreendentes que incensavam o ambiente. No paladar, a festa era completa, com muitas texturas, sabores, contrastes que bem justificavam o renome e o sucesso do Sawasdee.
Difícil destacar o que era melhor, mas canapé é comigo mesmo! Eu fico feito pinto no lixo e os Bolinhos de caranguejo com chutney de ameixa eram imbatíveis. O Cherne crocante com curry de maracujá arrebentou, acompanhado que foi por um risoto de shitake. Mas o ponto alto, para mim, foi o Pato marinado com molho de tamarindo. Que delícia! A condimentada acidez do molho de tamarindo só fazia valorizar a maciez e as especiarias do pato! E eu, que sempre passo a sobremesa, desta vez não resisti à multiplicidade de sabores: chocolate, coco e limão, temperados por um inesquecível relish de manga e chili.
Os vinhos oferecidos para harmonizar com a complicada culinária tailandesa cumpriram bem seu difícil papel. Foram 3 rótulos sul-americanos, todos eles fornecidos pela Enoteca Fasano, ali do Fashion Mall mesmo. Destaque para o Joffre Blend de Selección Cabernet Merlot 2005 que com toda a sua estrutura e personalidade encarou de frente o cordeiro desfiado e não fez feio!
É claro que os Companheiros não são um concurso para a escolha do melhor almoço, com avaliação por pontos e atribuição de honra e glória para o melhor organizador. Mas depois do fantástico almoço organizado por Reinaldo Paes Barreto, no Eñe, mês passado, corria a boca pequena que seria muito difícil superá-lo. O que parecia impossível aconteceu e Reinaldo, voluntaria e elegantemente, fez um discurso cumprimentando Octavio e outorgando-lhe a vitória. Será que o próximo encontro conseguirá ser ainda melhor?
Oscar Daudt |