David Bird MW
Matéria publicada na Revista Decanter (set/2009)


É um daqueles dias de calor e seus amigos aparecem sem avisar. Você se dá conta de que não tem nenhum vinho gelado para oferecer. O que fazer? Antes de entrar em surto, confira a maneira mais rápida de gelar um branco ou um espumante.

Balde de gelo: Não. O resfriamento rápido tem tudo a ver com o contato físico e o gelo só encosta em sua garrafa em pontos determinados.

Balde de gelo com água: a água na temperatura do gelo faz um contato ideal e permite uma rápida troca de calor com a garrafa.

Refrigerador: o ar não é um bom condutor de calor e, portanto, essa é uma solução demorada. O congelador ou o freezer são uma alternativa melhor. 15 minutos são suficientes, para que você não corra o risco do congelamento e consequente explosão da garrafa.

Gel congelante: esses recipientes de gel congelante são certamente a melhor alternativa para gelar o vinho. É só mantê-los no congelador - eles nunca congelam - para usá-los quando necessário. O perfeito contato entre eles e a garrafa é muito eficiente e seu vinho vai atingir a temperatura ideal entre 5 e 15 minutos. E você não irá penar com a molhação do balde de gelo. (NT: aqui no Brasil, são comuns aqueles baldes tipo Gelare que a gente usa para a cerveja)

O congelamento rápido estraga o vinho?: Não, isso é uma lenda urbana!

Qual a temperatura ideal para um vinho branco?: Entre 8 e 12°C.
 
Comentários
Eduardo Amaral
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
13/08/2009 Caro Oscar,

A não ser que o vinho já esteja previamente resfriado (ex: adega a 15-16C), 15 minutos é muito pouco tempo no refrigerador. Minha experiência é que até 30 minutos em congelador normal (sem opção fast freezing ou regulagem de temperatura a -30C) não apresenta risco de congelamento ou explosão. No caso de espumantes, costumo abrir aos 30 min, servir a 1ª rodada, colocar o stopper e voltar a garrafa pro congelador, caso ainda não esteja na temperatura ideal.

Finalmente, a solução de água + gelo + sal + álcool funciona muito bem em uma situação emergencial. Lembrar sempre de secar bem a garrafa para não pingar a mistura nas taças, na hora do serviço.

[]s,
--
Eduardo
Helga Lima
Médica
Rio de Janeiro
RJ
17/08/2009 Onde encontrar as capinhas de gel para resfriamento? Sempre odiei essa estória de balde!

Helga,

Eu exemplifiquei com o Gelare, que se usava para cerveja, que eu tenho há mais de 20 anos. A figura ao lado mostra um desses baldes, que vinha com 3 cápsulas de gel dentro, que você guarda no congelador. Era ótimo para cerveja e é ótimo para o vinho. Só que fui pesquisar agora na Internet e vi que ele deve ter sumido do mercado. Só achei um blog que dizia assim: "...só quem tem mais de 40 anos sabe o que é um Gelare..."

Portanto, não tenho como te responder. Tomara que algum leitor passe uma dica de onde encontrar esses kits de resfriamento.

Oscar
Helga Lima
Médica
Rio de Janeiro
RJ
21/08/2009 Obrigada mesmo assim Oscar!

Abç!
Danilo Tonietti Trevisan
Vinhedo
SP
25/08/2009 Oscar, não faz muito tempo que vi uma dessas bolsas de gel. Pesquisando novamente, encontrei no site Vinhos & Vinhos.

[]´s
Helga Lima
Médica
Rio de Janeiro
RJ
27/08/2009 Valeu a dica! E o bom é que é barato! Vou experimentar.

Abç!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]