Essa saborosa história me foi contada ontem à noite e hoje pela manhã, telefonei para o representante da importadora aqui no Rio que me confirmou o ocorrido. Inacreditável!

Era para ser apenas mais um dos muitos eventos de vinhos que acontecem todos os dias por aí. Mas terminou de modo bastante inesperado...

Uma grande importadora promoveu, esta semana, em uma conhecida loja de um shopping da Tijuca, a apresentação de uma linha de espumantes Proseccos e, para tanto, convidou o produtor italiano para comandar a degustação.

Tudo ia muito bem até que o desastrado apresentador, no afã de destacar a qualidade de seus produtos, apontou para uma prateleira em que estavam expostos diversos espumantes brasileiros, e saiu-se com essa pérola da má-educação: "Este Prosecco é um vinho de qualidade, não esses espumantes produzidos aqui no Brasil!".

A indignação entre os participantes foi grande, é claro, e um dos presentes resolveu, então, dar o troco ao desrespeitoso produtor. Comprou um espumante nacional e pediu ao garçom que sorrateiramente substituísse a taça do Prosecco do apresentador por uma taça de um bom espumante gaúcho.

O tal italiano, sem se dar conta da troca que havia sido perpetrada, continuou a beber e elogiar o espumante que ele pensava ainda ser o seu próprio produto. Vamos combinar que o representante do Vêneto já devia estar prá lá de Valdobbiadene para não notar a diferença.

O gaiato carioca, então, foi cantar vitória e, aproximando-se do apresentador, contou da troca que havia sido realizada, ironizando a infeliz afirmativa que gerou a brincadeira. O esquizofrênico produtor, em lugar de aproveitar a deixa e elogiar o espumante brasileiro, como qualquer pessoa com QI 10 faria, perdeu o controle e deu um empurrão no convidado. Prá quê!!!! O carioca revidou com um soco na cara-de-pau do italiano e a confusão se instalou. Os dois contendores tiveram de ser apartados pela turma do deixa-disso e a degustação foi interrompida.

Não há registro de que algum dos presentes tenha comprado uma garrafa do Prosecco para levar para casa.

Oscar Daudt
 

Comentários
Affonso Nunes
Jornalista e enófilo
Rio de Janeiro
RJ
28/08/2009 Se o incidente não houvesse ocorrido, eu diria que é inacreditável... Não há mais o que se dizer.
Simey Santos
Enótria Vinhos
Vitória
ES
28/08/2009 Que absurdo!!! Não dá pra acreditar no que esse cara fez.

Mas ele teve o merecido....auhuhauahuahauha
Maria Tomasia Middendorf
Enófila
Rio de Janeiro
RJ
28/08/2009 Bem feito para esse gringo metido a besta!!! Fazer propaganda contra os nossos espumantes é o fim da picada!!! Eu não troco um espumante brasileiro por nenhum estrangeiro, até mesmo pelo custo/benefício.

Mas a nossa alma foi lavada, pois ele teve o que merecia: uns bons sopapos para aprender a respeitar o que é nosso!!!
Radamés de Oliveira Chinemann
Supervisor de restaurante
Rio de Janeiro
RJ
28/08/2009 Como pode? Tentamos manter uma harmonia ao apreciarmos essa bebida tão maravilhosa e nos deparamos com esse tipo de nivel. Aonde esse italiano pensa que está? Que vergonha!!!
Antonio Carlos Ferreira
Rio de Janeiro
RJ
28/08/2009 Caro Oscar,

Posso pressupor que esse importador não merece a mínima atenção,considerando que além de ter sido descortês, não passou credibilidade ao seu produto.

Não seria o caso de saber algo mais sobre esse cidadão? Eu, pelo menos, passaria ao largo de seus produtos. Afinal, vinho também é sinônimo de delicadeza.
Luiz Márcio Malzone
Tentativa de enófilo
Rio de Janeiro
RJ
28/08/2009 Caro Oscar

Nessa "página policial" me parece que ficou faltando o nome do brutamontes e o produto que representa.

Se for o próprio produtor, até poderia ser decidido nunca comprarmos dele. Se é um importador, acho que o produtor gostaria de saber de sua atitude.

Abraços
Malzone

Eu fiz um acordo com o importador: eu prometi a ele não publicar o nome do produtor e da importadora e ele então me confirmou a ocorrência "policial"! Agora tenho de manter a minha palavra!

Oscar
Rafael Moreira
Importador
Rio de Janeiro
RJ
28/08/2009 Que vergonha! Realmente um cara desses merece ter seus vinhos colocados de lado. Como o cara estando no Brasil, resolve falar mal dos espumantes brasileiros?

Praticamente inacreditável!

Abraços
Carlos Alberto Amorim Jr.
ABS - Brasília
Brasília
DF
28/08/2009 Lamentável!!!
Valéria Patrocínio
Médica
Niterói
RJ
28/08/2009 O interessante é que o produtor não reconheceu que não estava bebendo seu espumante. Muito estranho!!!!!!!!!!!!!!!
Rodrigo Castello Branco
Enófilo
São Luís
MA
28/08/2009 Caro Oscar.

Alguns gringos realmente se acham. Pelo relato feito, o carioca tinha realmente que revidar.

Só uma colocação: se eu ou algum outro revelar o nome correto do produtor e da importadora acho que seria justo publicar visto que isto não quebraria o seu acordo.

Um grande abraço e até breve.

hehehehe... Mas o interessante seria que algum dos participantes dessa degustação pudesse contar com detalhes o que aconteceu nesse fatídico evento.

Oscar
Yann Lesaffre
Mr. Lam
Rio de Janeiro
RJ
29/08/2009 Por mais inusitada que seja esta estória, deve ter sido um espanto para todos. Acho que ia cair na gargalhada se estivesse lá.

Mas apesar do tal italiano ter sido desrespeitoso com nossos vinhos, também não acho certo o que o entusiasmado brazuca fez. Não se atrapalha assim o trabalho dos outros, mesmo que não gostemos das colocações, acho que todos têm direito as suas opiniões.

Nota zero para ambos.
Paulinho Gomes
Empresário
Visconde de Mauá
RJ
23/12/2013 Esse produtor é um desajustado que não entendeu que o "homem é como o vinho, pode melhorar com o tempo".

Mesmo conhecendo a história, vale a pena relembrar para mostrar da qualidade dos nossos produtos.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]