A quinta edição de Uma Noite na Adega, no restaurante Garcia & Rodrigues, foi uma vez mais dedicada a Portugal, só que desta feita, concentrada nos vinhos da tradicional Real Companhia Velha (RCV), a casa criada pelo Marquês de Pombal em 1756. E a noite foi abrilhantada pela respeitável presença de seu animado proprietário, Pedro Silva Reis, que fazia a questão de nos descrever os vinhos que nos eram oferecidos.
Os vinhos da RCV são trazidos para o Brasil pela Importadora Barrinhas e muitos deles fazem parte da infância dos enófilos dos dias de hoje, com tradicional presença na mesa dos brasileiros. Com mais um pouco, tornam-se vinhos nacionais...
Chef Christophe Lidy ofereceu uma releitura de pratos portugueses para serem harmonizados com os vinhos dessa empresa duriense e mais uma vez os convidados puderam se deliciar com uma noite enogastronômica de qualidade ímpar.
O couvert foi acompanhado pelo Royal Oporto Extra Dry White, um velho conhecido que foi objeto de um dos primeiros vídeo-vinhos que produzi (veja à direita).
Menu português sem bacalhau não existe e a entrada foi uma Brandade de Bacalhau, muito bonita, que foi harmonizada com o Quinta do Cidrô Reserva Chardonnay 2007. A gente até estranha - Chardonnay no Douro??? - mas Pedro explicou que a RCV, reserva 5% de seus vinhedos para a experimentação de novas castas e este elegante vinho é resultado dessas tentativas. Com um nariz que é quase uma pegadinha, com marcantes notas adocicadas, o vinho apresenta-se na boca bastante seco e a gente chega a levar um susto com a inesperada sensação. Fresco, bem encorpado, segurou no osso o delicado bacalhau!
Continuamos com uma Galinha d'Angola que, feito um lubrificante Shell, excedia em maciez, e foi acompanhada pelo correto Quinta dos Aciprestes Tinto 2005, corte de Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca.
Em sequência, a paleta de vitela, também com o carimbo da Shell, veio de carona com o Grandjó Tinto Reserva 2005, maravilhoso corte da minha querida Touriga Nacional com Touriga Franca, com 12 meses em barricas de carvalho (50% novas) era um vinho intenso, suculento, prá lá de aveludado, com deliciosos aromas de frutas maduras e chocolate. Show de bola e de harmonização!
Para finalizar, um rico de um Tawny Royal Oporto 10 Anos, cremoso, com aromas de nozes e frutas secas, excelente acidez, fez as honras da casa para a sobremesa. Eu confesso que nem provei o Sabayon de Peras, mas pedi à nossa colunista de gastronomia, Luciana Plaas, que a descrevesse para vocês. Aqui está o que ela falou:
"As sobremesas do Garcia e Rodrigues são um capítulo à parte. Desta vez não foi diferente. O chef Christophe Lidy ousou e fugiu da mesmice. A sobremesa foi Sabayon de peras em nozes achocolatadas. Então vamos lá: eram fatias de peras cozidas, de um lado, com nozes envoltas em um chocolate derretido e quentinho do outro; sorbet, também da fruta, no meio e por cima, para arrematar, o sabayon, que nada mais é do que gema de ovo batida, no fogo, com açúcar. Parece fácil de fazer, mas cuidado! Se não souber a técnica, pode virar algo parecido com ovos mexidos, porém com açúcar. Mas este estava muito bom e provocou variadas sensações: quente, gelado, aerado, crocante, além do frutado."
Oscar Daudt
Os vinhos
Royal Oporto Extra Dry White
Quinta do Cidrô Reserva Chardonnay 2007
Quinta dos Aciprestes Tinto 2005
Grandjó Reserva 2005
Tawny Royal Oporto 10 Anos
O jantar harmonizado
Brandade de bacalhau
Galinha d'Angola com quinua real
Paleta de vitela braseada com guarnição da vovó
Sabayon de peras em nozes achocolatadas
Os anfitriões
Pedro Silva Reis, proprietário da Real Companhia Velha
Cláudio Moreira, proprietário da Importadora Barrinhas
Chef Christophe Lidy, do Garcia & Rodrigues
Sommelier João Pedro Lamonica
Luciana Quaresma, gerente
Chef Ademir
Ramon Rodrigo, garçom e futuro sommelier
Chef Emmanuel Pinheiro
William Souza, garçom
Os participantes
Rosemary Moreira
Luciana Plaas, colunista do EnoEventos
Ana Maria Magalhães e Maria Inês Jeunet
Mauro Raja Gabaglia e Bela Finkielsztejn
Paulino e Suely Costinha
Anna Soledade Vieira
Ronaldo e Rodrigo Vilela
Marcos e Raquel Paschoal
Betinha
Ely Muller e Sérgio Nogueira
Josefina e José Carlos Guedes
Ronaldo Lisboa
Calú
Gláucia Barbosa e Ricardo Ozório
Maria Helena Leite
Ana contando a Pedro que irá visitar a Real Companhia Velha agora em setembro
Christophe e Pedro
Pedro, Christophe e Luciana
Comentários
Glaucia Helena Barbosa Psicanalista Rio de Janeiro RJ
06/08/2009
Foi um evento maravilhoso: combinou ótimos vinhos, muito bem acompanhados de fantástico jantar que nos ofereceu o mestre Christophe Lidy.
Parabéns aos organizadores do evento. Realmente foi uma grata surpresa um chardonnay do Douro, mas os vinhos tintos, com a galinha d´Angola e com a vitela superaram.
Abraço Gláucia H. Barbosa
Zecca Estudante de turismo Rio de Janeiro RJ
06/08/2009
Parabéns mais uma vez à equipe UMA NOITE NA ADEGA que a cada evento se superam cada vez mais seja na harmonização a escolha de pratos.
Parabéns! João Pedro, Sheila e Vinícius ( equipe Adega) parabéns !)
Garcia´s team they´re the best one, keep doing like this dear friends!
Zecca
Maria Helena Leite Médica Rio de Janeiro RJ
08/08/2009
Adorei!!!!!
Desde os vinhos, o menu maravilhoso e realmente muito bem harmonizado (a vitela e o Grandjó, maravilhosos), as pessoas. Tudo mto simpático.
Ate a proxima
Raquel Paschoal Rio de Janeiro RJ
09/08/2009
Os eventos do G&R têm sido maravilhosos, desde a comida às bebidas, em perfeita harmonização. Toda a equipe da organização está de parabéns!
O Oscar, agora com a colaboração da Luciana, faz um registro delicioso de tudo o que nos é apresentado sob a batuta do Lidy, João Pedro, Rosa e Cia.