Matérias correlatas
Austrália
KMM
Mr. Lam

Um porre de felicidade

Foi uma noite prá neguinho nenhum botar defeito! O jantar oferecido pela Importadora KMM, no Mr. Lam, para apresentação de alguns de seus novos rótulos australianos foi um luxo só! Prá começar, enquanto aguardávamos no bar do restaurante a chegada de todos os convidados, jogando conversa fora e deixando a vida nos levar, um Champagne Veuve Clicquot Rosé prenunciava os vinhos que iríamos conhecer. A noite vai ser boa...

O jantar-degustação aconteceu no reservado do segundo andar e foi coisa de bamba. Não só a comida, no capricho, como os vinhos, de prima, fizeram levantar as arquibancadas naquele grito de "já ganhou!".

O início dos verdadeiros trabalhos se deu com um Giaconda Mantua Vineyard Chardonnay 2005, com certeza o branco mais caro que já tomei em toda a minha vida de enófilo. Nem vou falar quanto é... Com aromas florais, discreta madeira e toques minerais, tinha uma boca bem seca, fresquíssima, cremosa, com grande potência e ao mesmo tempo muita elegância clássica, parecia implorar pelo Sqwab que o acompanhou. Dava a impressão que a noite havia começado de trás prá frente!

A sequência foi com o Stonier Reserve Pinot Noir 2006 com sedutores aromas de cerejas, terra molhada e rosas e que na boca era macio, sutil e delicado, o que fez o sommelier Dionísio Chaves comentar que poderia ter sido uma melhor escolha serví-lo antes do poderoso chardonnay.

Enquanto os pratos chineses desfilavam suas alegorias e adereços, eis que entra na avenida, feito um trem francês, o Yalumba TGV 2005, cuja sigla indica que é um inesperado corte de Tempranillo, Grenache e Viognier. Tempranillo na Austrália e ainda por cima cortado à moda do Rhône?!? E, mais ainda, envelhecido em carvalho húngaro?!? Esquisito, não? Pois não é que essa bizarrice toda resultou em um vinho com tremenda vivacidade, intenso, com muita fruta e especiarias no paladar e um nariz floral e frutado? Outorguei-lhe um Estandarte de Ouro!

Continuando com as esquisitices, chegou o Westend Estate 3 Bridges 2006, elaborado com 100% de Durif. Eu já havia degustado a safra 2005 desse vinho, mas nem por isso uma casta dessas deixa de ser esquisita. Cruzamento de Syrah e Peloursin, foi criada no Rhône mas mostra seu melhor potencial na Austrália mesmo. O vinho oferecia aromas de banana madura, amêndoas e tostados e uma boca macia e suculenta.

Tal qual mestre-sala e porta-bandeira, inseparáveis, chega o famoso Crispy Duck acompanhado pelo estupendo Entity Shiraz 2006, do não menos famoso John Duval, ícone australiano reverenciado pelo mundo afora. O Entity é um vinho sedoso, rico, gordo, com boca achocolatada e um nariz de ameixas pretas e café, que parece que não termina nunca... Revela bem porque a Austrália é tão decantada por seus Shiraz.

As sobremesas, de tão lindas e ricas em detalhes moleculares, mais pareciam um carro alegórico de Joãozinho Trinta. Foram acompanhadas pelo Westend Estate 3 Bridges Golden Mist, um delicado vinho botrytizado!

"Tristeza não tem fim, felicidade sim". Mas, para enganar a sabedoria popular, ninguém queria ir embora quando terminou o jantar e subimos todos para o terraço do Mr. Lam, onde cercados pela estonteante vista da Lagoa, ficamos bebendo champagnes como que para prolongar aquele porre de felicidade!

Oscar Daudt
Os vinhos
Para começar, uma Veuve Clicquot Rosé Giaconda Mantua Vineyard Chardonnay 2005 Stonier Reserve Pinot Noir 2006
Yalumba TGV 2005 Westend Estate 3 Bridges Durif 2006 John Duval Entity Shiraz 2006
O jantar
Sqwab e Satay de frango Nomes complicados... Crispy Duck
Pudins com caviar Cocada com maracujá Mah Jongg
Mr. Lam
Só ser recepcionado por Maia Carrière, já vale uma visita ao restaurante O salão todo pára, em silêncio, com o show do chef Wong Kai Chef Vivi Cabral, responsável pelas belas sobremesas
O terraço
Os participantes
Ken Marshall, proprietário da KMM Robert Phillips, representante no Rio de Janeiro Luciana Plaas e Alexandre Lalas Valmir Pereira, anunciando a breve inauguração do La Fiducia
Gabriela Maschio Dionísio Chaves Duda Zagari, da Confraria Carioca Yann Lesaffre
O serviço foi conduzido pelo sommelier Eder Heck Duda, Robert, Ken e Yann
Comentários
Robert Phillips
Representante KMM
Rio de Janeiro
RJ
09/08/2009 Agradecemos ao Oscar os ótimos comentários e ao Yann e Eder pelo serviço fantástico.

Temos certeza que poderemos oferecer aos nossos queridos amigos enófilos a chance de também degustar esses fantásticos vinhos.
Yann Lesaffre
Mr. Lam
Rio de Janeiro
RJ
10/08/2009 Obrigado, Ken e Robert, pela oportunidade de provar estes excelentes vinhos. Alguns até já estão na carta.

E obrigado a todos pela presença.
Duda Zagari
Confraria Carioca
Rio de Janeiro
RJ
10/08/2009 Grande amigo Yann,

Obrigado pela recepção! Sempre muito atencioso comigo e com meus amigos. Sem palavras pra agradecer a vc e ao Eder pelo evento e ao meu partner Ken pelos vinhos. Combinação perfeita.

Abraços
Duda
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]