Casa Valduga apresenta exclusiva linha de vinhos kosher elaborados no Brasil

Em setembro, cerca de 250 mil pessoas estarão festejando o Ano Novo no Brasil. O Rosh Hashaná ("Ano Novo Judaico") marca a chegada de 5770 e o período das grandes festas da comunidade judaica em todo o mundo.

Por aqui, as comemorações devem ganhar novos sabores: a vinícola brasileira Casa Valduga apresenta a nova linha de vinhos kosher totalmente elaborados no Brasil, composta pelos rótulos Casa Valduga K Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Espumante Demi Sec e Moscatel, que reúnem toda a tradição da marca reconhecida e premiada internacionalmente pela qualidade de seus produtos.

Com rótulos bilingues em português e hebraico nas cores da bandeira de Israel, os vinhos foram preparados de acordo com as leis alimentares da kashrut sob supervisão do Rabino Shmuel A. Havlin e coordenação do Rabino Ezra Dayan, da BDK do Brasil.

De acordo com o Rabino Dayan todo o processo de casherização (adequação e higienização kosher) do vinho é mais complexo se comparado a outras produções kosher. "A elaboração passou por diferentes estágios. Primeiro, foi necessário entender a função e modo de uso de cada máquina e equipamento utilizado pela vinícola. Depois, consultar as regras judaicas para saber como cada um deles devia ser casherizado. Em seguida, a parte mais importante, conseguir que todos os procedimentos fossem feitos de acordo com a lei e preparado apenas por judeus praticantes".

A casherização engloba também todo um cuidado com a escolha dos insumos certos, inclusive para Pessach (a Páscoa judaica), o que não é fácil já que na indústria moderna existem muitos aditivos, inclusive aqueles exclusivos para vinhos. "Alguns apresentam problemas de cashrut, e outros para Pessach. Chegar a todos os aditivos permitidos ou processos que dispensem estes elementos foi uma árdua tarefa e isso só foi possível graças ao excelente trabalho e a seriedade na parceria entre a Casa Valduga e a BDK", acrescenta o Rabino.

Para a elaboração da exclusiva linha de vinhos Casa Valduga K, a vinícola praticamente parou um setor da produção por quatro dias, pois alguns equipamentos, como os tanques onde os vinhos são estocados, tiveram que ser enchidos com água por 24 horas e esvaziados por 3 vezes.

Outro cuidado que foi providenciado para garantir a qualidade e autenticidade do vinho kosher foram os lacres desenvolvidos para os tanques e equipamentos. "Para tirar alguma amostra, um supervisor rompia o lacre, tirava a amostra e voltava a lacrar. Todas as torneiras e entradas do tanque foram devidamente fechadas" destaca o enólogo da Casa Valduga Daniel Dalla Valle.

De acordo com Juciane Casagrande, diretora comercial da Casa Valduga, todo esse complexo processo resultou em excelentes tintos, brancos e espumantes da mais alta qualidade. "Normalmente o vinho kosher é adocicado, porque usa uvas híbridas e passa por pasteurização. A vinícola usou métodos modernos e sofisticados que garantiram aos produtos um paladar surpreendente, pois o mosto não sofreu alterações mantendo as características originais das uvas".
 
Comentários
Nilo Jablonski
Comerciante
São Paulo
SP
09/09/2009 Tenho um pequeno negócio de vinhos e azeites em S.Paulo - Capital. Fiquei sabendo sobre alguns tipos de vinhos Libaneses e Israelenses, muito bons e raros. Gostaria de comercializá-los em meu negócio.

Para isso preciso dos contatos onde adquirir esses vinhos. Preciso de telefones, endereço, e-mail, enfim, qualquer coisa que possa me ajudar a conseguir esses vinhos, para poder atender meus clientes.

Gratos por qualquer informação.

Nilo Jablonski

Caro Nilo,

A única informação relativa a esses vinhos que tenho para te dar é a Importadora Baid 'H Her, (11)3846-8439, que segundo as informações que eu tive é especializada em vinhos israelenses.

Boa sorte!

Oscar
Cesar Galvão
Rio de Janeiro
RJ
09/09/2009 Muito oportuno o lançamento de vinhos kosher produzidos no Brasil, já que atenderá aos seguidores do judaísmo em suas celebrações por aqui, sem que os mesmos tenham que trazer vinhos de Israel ou Argentina. Nem precisarão mais "apelar" para aqueles Barkan docinhos...

Importante também o depoimento esclarecedor da diretora comercial da Valduga, falando sobre o uso de uvas híbridas na elaboração dos vinhos para Pessach. Numa análise fria, estes "vinhos" nem deveriam ser assim chamados, mas ocorre o mesmo com nossos "vinhos" de garrafão, não é mesmo? Com isso, os vinhos israelenses em geral, e os kosher em particular, são vistos por quase todo mundo como vinhos de segunda categoria, o q é um enorme equívoco.

Conheci duas dezenas de vinícolas israelenses que produzem vinhos finos, e cito 3 que fazem vinhos kosher maravilhosos:

1- Golan Heights - Elabora a linha Yarden, nas colinas de Golan, na fronteira com a Síria, com destaque para o Cabernet Sauvignon Reserva e um Gewürztraminer de colheita tardia.

2- Yatir Forest - tintos muito bem feitos nas montanhas da Judéia.

3- Tishbi - é a pioneira em vinhos finos em Israel, começando com investimentos da onipresente família Rothschild. Ainda hoje é uma vinícola familiar e produz uma dezena de bons tintos de merlot, cabernet sauvignon e pinot noir em vários pontos do país, desde a colina próxima a Jerusalem até vinhedos no "oásis" Sde Boker, no deserto de Negev.

Finalizo parabenizando a Casa Valduga por mais uma iniciativa arrojada e que, certamente, será um sucesso.

Cesar Galvão
Cesar Galvão
Rio de Janeiro
RJ
09/09/2009 Caro Nilo,

Vc poderá encontrar vinhos finos de dois excelentes produtores de Israel aí em SP. Uma é a Tishbi, q mencionei no comentário anterior, com seus vinhos kosher. A outra é a Chillag, que faz tintos que mais parecem toscanos.

O telefone é (11)3494-3607 e é só procurar por Anete Ring.

Eno-abraços,
Cesar Galvão
Nilson Roberto
Enófilo e vendedor
São José do Rio Preto
SP
10/09/2009 Caro Nilo,

Em São Paulo, na Importadora Zahil, você poderá encontrar a linha de vinhos libaneses Chateau Kefraya (www.zahil.com.br), fone de contato da loja de São Paulo 11-30712900. Tem também os vinhos do Chateau Ksara, outro libanes, esses quem importa ainda deve ser a Importadora MaxiFour.

Quanto aos vinhos Koscher lançados pela Casa Valduga só nos resta parabenizá-la por mais esse trabalho diferenciado que vem valorizar ainda mais a vitivinicultura Nacional.

Abraços
Nilson
Elisabetta Taddeucci
Representante Comercial
São Paulo
SP
19/02/2010 Caro Nilo,

Por favor notar que a importadora que represento tem um vinho elaborado para a comunidade judaica da casta castelão, uva também conhecida como periquita. É um vinho português da marca Felix Rocha, de excelente qualidade. Caso queira maiores informações, por favor entre em contato conosco.

Elisabetta
(11) 8555-6865
(11) 3013-3913
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]