Mau gosto

A Azienda Agricola Alessandro Lunardelli poderia ser mais uma das obscuras vinícolas do Friuli-Venezia Giulia, ao norte da Itália, plantando seus Pinot Bianco, Tocai Friulano e Refosco e elaborando bons vinhos completamente desconhecidos no mercado internacional. Poderia ser, não fosse a decisão de seu proprietário de criar uma linha de vinhos, que ele chama de Linea Storia, homenageando polêmicas figuras da história recente da Europa. A diversidade de rótulos estampa os odiados ícones do nazi-fascismo como Hitler, Eva Braun, Göring, Rommel, Hess, Mussolini, Franco e muitos outros, todos em poses heróicas e triunfais.

Os protestos e a indignação entre os europeus e israelenses foram grandes. Alessandro foi processado na Itália, mas conseguiu ver vencedora sua tese de que seus vinhos não faziam a apologia da extrema-direita, visto que dentre outros homenageados estavam alguns dos paquidermes do comunismo: Stalin, Lenin, Tito, Marx e Che.

Diz Lunardelli: - "Ser processado foi a melhor coisa que me aconteceu!" Claro, pois muito embora seus polêmicos rótulos estivessem em produção desde 1995, somente após a publicidade decorrente da ação judicial foi que suas vendas estourarem e encheram suas burras de dinheiro.

O produtor alega não ter coloração política, homenageando tanto a extrema-direita, quanto a extrema-esquerda, e de quebra incluindo algumas figuras menos controversas, como Churchill e também outras mais mundanas, como Sissi, a imperatriz que fez as garotinhas da década de 1960 suspirarem com a melosa série de filmes austríacos sobre sua vida.

Lunardelli quer nos mostrar que sua cor é apenas o verde dos dólares que não param de rechear seus bolsos. No entanto, uma análise mais criteriosa dos vinhos oferecidos em seu site www.vinilunardelli.it nos conta outra história. Enquanto os expoentes comunistas são homenageadas com apenas um rótulo cada, os nazistas são bem melhor aquinhoados. A figura de Hitler é estampada em nada menos do que 20 rótulos diferentes enquanto seus auxiliares diretos são exibidos em mais 7 garrafas. Mussolini também é privilegiado com mais de uma dúzia de rótulos, todos eles mostrando o líder fascista em sua pompa militar. Nenhum, no entanto, estampa a famosa fotografia de sua morte, pendurado de cabeça para baixo na Piazza Loreto, em Milão.

Mas o sucesso financeiro é inegável e os combalidos cofres das vinícolas brasileiras poderiam levar alguma delas à apelação semelhante. Vêm-me a mente uma ou outra idéia, mas quem compraria um vinho Collor Gran Reserva ou Cuvée Sarney?

Oscar Daudt
Alguns rótulos
Hitler Eva Braun Göring Hess
Himmler Rommel Mussolini Franco
Stalin Che Lenin Marx
Tito Churchill Francisco José Sissi
 
Comentários
Roseny Júlio
Lojista
Bento Gonçalves
RS
20/09/2009 Achei realmente um grande golpe de marketing!!!

A linha artística é realmente fantástica, haja visto os lindos rótulos, que estampam as garrafas.

Já a linha "storia", alguns devem ser lembrados por tudo que fizeram de bom em prol da humanidade, e outros, como é o caso de Hitler, Mussolini... jamais deverão ser esquecidos, pois eles retratam fielmente, até onde o homem é capaz de chegar, com o seu egoísmo, ganância e falta de amor...
Célio Alzer
ABS
Rio de Janeiro
RJ
20/09/2009 Caro Oscar,

Há uns três anos (não estou bem certo, sou ruim de data), a Portal del Alto também lançou uma série desse tipo, homenageando o Pinochet. Talvez valha a pena conferir.

Abraço,
Celio
Roberto Cheferrino
Enófilo atento
Rio de Janeiro
RJ
20/09/2009 Atento Oscar! Havia lido tempos atrás e não imaginava que o assunto iria prosperar...! Absurdo!

É um sacrilégio à maior expressão que o Vinho pode conter ! ...à liberdade de tomá-los...democraticamente e sem influencias subliminares de Rótulos! Esse marketing é a prova clara do instrumento de Poderosos para iludir a opinião pública, na sua quota participativa do Direito e Liberdade de escolha. É mais um engôdo sob o Manto de Importâncias Históricas para se "resumirem" a "goles"...de reflexões importantes ao nosso convivio social e político, arriscando em transforma-los em pantomimicas mussolinescas, tipicas de comportamento " inconsequente"...os canhões de Mussolini !

Não é à toa essa linha de marketing se originar em " Itália"...coisa de Cinema Feliniano...como sempre foi : Rir para não chorar! E o Vinho italiano é muitiiiiiiiisimo bom...buono, pra que essa Apelação...?!

Tichau..bambinos
BobChef
Daniel Perches
Enófilo
São Paulo
SP
21/09/2009 Realmente a idéia é boa (para o produtor, claro). Acho que aqui no Brasil não daria certo não... Eu não compraria um Cuvee Sarney nem se custasse 1 real. :))

Abraços
Daniel Perches
Danton Magalhães
Enófilo
Niterói
RJ
21/09/2009 Estou com o nosso Roberto Cheferrino: o vinho, principalmente o Italiano, não merece isso.

No caso do Brasil, somente o vinho de Garrafão poderia emplacar com a foto do nosso Senado/Senadores.
Gustavo Rocha
Chef
São Paulo
SP
21/09/2009 Um brincadeira de péssimo gosto!
Evandro Pereira Arsenio
Professor universitário
Rio de Janeiro
RJ
21/09/2009 Se foi um golpe de marketing, foi de mau gosto. Se ele gosta dos fascistas, não me surpreende! Porque na Itália há outros produtores de vinho que também tiveram ligações com o fascismo e continuam tendo posturas não politicamente corretas e são bastante incensados.

Só uma questão não foi abordada: o vinho, Senhor Lunardelli, presta?
José Maria Hollanda Alvares Pimenta
Engenheiro
Rio de Janeiro
RJ
22/09/2009 Um instrumento de marketing genial, dentro da lógica do "falem mal, mas falem de mim".

Proponho o lançamento de uma linha "nacional". Para iniciar proponho os títulos General Medici e Ditadura Militar.
César Marini
Designer e enófilo
Granada
Espanha
12/10/2009 Não me surpreende que tenha sido criado na Itália, tendo em vista o presidente que eles tem agora. Falar que é um grande golpe de marketing é um absurdo. Os rótulos são muito feios e as pessoas que compram esse tipo de produto devem ser por exemplo neonazis que não se importam com o que tem dentro da garrafa. É uma falta de respeito sobretudo com os que sofreram nas mãos destes monstros e com mundo do vinho.

Não esquecer estas pessoas por todo mal que fizeram e fazer homenagens como nestes rótulos são coisas bem diferentes.
Georgio Robert
Especialista em análise sensorial
Madrid
Espanha
12/10/2009 "A NECESSIDADE ENGENHA A MENTE"

DESDE JA NAO CONSIGO DIGERIR ESTA INOVADORA IDEIA! MAS COMO TUDO TEM SEU LADO POSITIVO ESTA CLARO QUE GRANDE PARTE DESTE PRODUTO VAI SER CONSUMIDA POR CURIOSOS, MODISTAS, JOVENS, RESUMINDO O VINHO GANHA UM ESPAÇO NOVO NO MERCADO E UMA NOVA IMAGEM.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]