Quinta-feira santa

Bandol é uma denominação de vinhos da Provence renomada por seu excelentes tintos elaborados à base de Mourvèdre. É também o nome de uma bonita e colorida cidade às margens do Mediterrâneo, de onde vem o chef Damien Montecer, que comanda a cozinha do restaurante Térèze, em Santa Tereza, dentro do famoso Hotel dos Descasados, cujo verdadeiro nome me foge agora, assim como foge da lembrança da maioria dos cariocas. É Hotel dos Descasados e ninguém tasca!

Damien é um jovem chefe, cheio de criatividade, que usa e abusa de ingredientes bem brasileiros miscigenados com a sofisticação das técnicas francesas. O novo Térèze é um fantástico epicentro da gastronomia, que está lá de segunda a domingo, almoço e jantar, à disposição do Rio de Janeiro.

Mas a dica mesmo é o que acontece todas as quintas-feiras, à noite. O Térèze se transfigura no Restô 20 e oferece um requintado e acessível jantar harmonizado de cair o queixo! (Aqui cabe uma explicação para o bizarro nome do evento: primeiramente, deve-se ler o numeral em francês - Restô Vingt - o que, na língua de Baudelaire, fica com o mesmo som de Restô Vin, isto é, Restô Vinho! É um trocadilho difícil de ser compreendido imediatamente aqui por nós, pobres tamoios!)

Mas o evento é imperdível e vocês podem conferir nas fotos abaixo as maravilhas que são servidas e ver que eu não estou exagerando! Além de deliciosos, os pratos são belíssimos e o cardápio irá permanecer o mesmo até o final do inverno. Depois muda tudo, mas o evento continua...

Também belíssimo é o restaurante e sua decoração. A iluminação é primorosa, aconchegante e mesmo um pouco dramática, o que só contribui para a sensação de prazer que atiça nossos 5 sentidos!

E o melhor: o jantar é servido todo harmonizadinho com uma taça de vinho para cada prato, conforme escolhido pelo Sommelier Junior que já trabalhou na Locanda della Mimosa com Danio Braga e Cláudio Gomes. Portanto, você não precisa esquentar a cabeça e garimpar um vinho que combine com aquela variedade toda de pratos. É só relaxar e curtir o que os outros já pensaram por você! E querem saber quanto, por toda essa mordomia? Honestíssimos 120 reais, comidas e bebidas incluídas!

O restaurante, o evento, o cenário, a comida e os vinhos, tudo era perfeito! O único senão, para mim, foi a música de fundo, que de tão alta, deveria se chamar música de frente. Achei desagradável, cansativa e interferia bastante nas conversas que tinham de ser mantidas em um volume quase no limiar da gritaria. Mas nada que o restaurante não possa resolver sem maiores traumas.

A dica está lançada, anotem na agenda!

Oscar Daudt

Serviço
Restaurante Térèze
Rua Almirante Alexandrino, 660
Santa Tereza
(21)2221-1406
Os vinhos
Domaine du Tariquet Ugni Blanc/Colombard 2007
Denominação: Vin de Pays de Côtes de Gascogne, França
Anselmo Mendes Muros Antigos Loureiro 2007
Região: Monção, Portugal
Les Vignerons d'Estezargues Terre de Mistral 2007
Denominação: Côtes du Rhône, França
Espumante Salton Demi-sec N/V
Região: Serra Gaúcha, Brasil
Masseria Trajone Primitivo di Manduria 2006
Região: Puglia, Itália
O jantar harmonizado
Pães artesanais da Canto do Pão, de Jurema de Candia Chips de batata baroa com molho aioli Barigoule de legumes, coentro, bacon e vinho branco Carpaccio de atum com foie-gras e salsa de manga, vinagrete de cítricos e leve shoyu, saladinha de brotos
Linguiça de cordeiro fina caseira com confit de cebola, feijão branco "cassoulet" Filé de linguado marinado "minute" com limão e em tempura bem "sequinha", servido com vagem francesa, creme de "petit-pois", batatas rústicas, flor de sal e molho tártaro caseiro Coxa, sobrecoxa e "rable" de coelho da fazenda "Anthenors e filhos" braseado com molho mostarda "à l'ancienne", rigatonis recheados com purée de ameixas Compota de frutas exóticas com baunilha, servida quente com farofa inglesa de castanhas, sorvete de baunilha e toffee sauce
Os responsáveis pela noite
Chef Damien Montecer Sommelier Junior
Imagens do restaurante
Comentários
Alexandra Bezerra
Bióloga
Rio de Janeiro
RJ
05/09/2009 Boa matéria, mas dispensavel o comentàrio 'pobres tamoios'.... Além do que vin e vingt nao tem o mesmo som.
João Carlos Vilela Nogueira
Engenheiro
Rio de Janeiro
RJ
05/09/2009 Prezado Oscar

Antes quero parabenizar pela iniciativa do Enoeventos. Sou iniciante no mundo dos vinhos, me cadastrei e leio sempre.

Desta vez resolvi participar discordando também, como a bióloga Alexandra Bezerra, do seu comentário sobre os "pobres tamoios". Ruim para nós e para os Tamoios. De resto boa matéria.
Helga Lima
Médica
Rio de Janeiro
RJ
05/09/2009 Boa dica Oscar!

Abç
Helga
Carlos Alberto Amorim Jr.
ABS - Brasília
Brasília
DF
07/09/2009 Pretendo experimentar, por ocasião de uma próxima ida ao Rio de Janeiro.
Heitor Lyra
Engenheiro
Rio de Janeiro
RJ
08/09/2009 Ajudando a lembrar, o Térèze fica no Hotel Santa Tereza. Realmente um espaço muito agradável e de fácil acesso pela Glória e sem riscos.

Vale a pena o jantar para os apreciadores casados, solteiros e descasados! Com um ótimo custo benefício.
Tito Villar
Rio de Janeiro
RJ
16/09/2009 Caro Oscar

Parabéns pela dica, não conhecia, estive lé e realmente atendeu às expectativas.

O Rio continua surpeendente, uma verdadeira babel de cultura e sabores.

Abçs, Tito
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]