Matérias correlatas
Nova Fazendinha

Os pecados da carne

Wagyu é uma raça de gado, encorpado feito um tinto do Novo Mundo, que possui a tendência natural a fornecer uma carne marmorizada (vide foto ao lado), que só de olhar a gente já pensa que vai aumentar nossas taxas de colesterol. Mas, qual o quê! Essa carne, além de ser inacreditávelmente mais macia e saborosa do que aquelas que a gente está acostumado, ainda é muito mais saudável! Contém elevadas quantidades de Ômega-3 e apresenta muito mais gordura não-saturada, aquela do bem, em relação às daninhas gorduras saturadas. Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas é isso mesmo! O problema é que é cara. Para ser mais preciso, caríssima!

Originário do Japão, onde se desenvolve em confinamento, entre um terremoto e outro, esse gado necessita de seções diárias de massagem para aliviar as tensões. No entanto, trazido para as coxilhas uruguaias, onde vive livre, leve e solto, os bois são mais felizes e dispensam essa frescura.

Mas vejam só! Que a Importadora Nova Fazendinha nos proporciona maravilhosos vinhos franceses por preços prá lá de honestos, quase todos já sabem. O que eu não sabia - e acredito que muita gente também não - é que ela também oferece diversos produtos de gastronomia, como foie gras, patés, confit de pato, frutas e até mesmo carnes nobres. E para ampliar as opções a seus clientes, François Spotiello decidiu investir nas deliciosas carnes nipo-uruguaias. E convidou para uma degustação de diversos cortes Wagyu a fim de apresentá-los aos melhores restaurante da cidade. Eu que não gosto nem de ir a São Conrado, por causa da Lei Seca, dessa vez caí na tentação e viajei até quase o Recreio, para um almoço no Ponderox High Grill, no Rio Design Barra. E não me arrependi...

A mesa era toda estrelada por grandes chefs da cidade. Praticamente todos eram franceses, mas lá estavam as bonitas Ludmila Soeiro, do Zuka, e Marina Hirsh, do Sushi Leblon, para salvar a pátria!

Como gaúcho, que já nasce com PhD em carnes, e do alto de muitos anos de incontáveis churrascos, lanço mão de minha autoridade para dizer com certeza que nunca experimentei nada tão delicioso! A carne é tenra e, temperada apenas com sal grosso, como o Ponderox preparou, apresenta um sabor indescritível, como eu jamais havia provado. Macios e suculentos, os diversos tipos de corte se sucediam em nossos pratos: contra-filé, maminha, picanha, lombinho (bovino, é claro!) e filé de costela. Um dos melhores almoços de minha vida...

A boa notícia é que, quando do lançamento das carnes Wagyu, a Importadora Nova Fazendinha prometeu vendê-las, promocionalmente ao consumidor final, pelo mesmo preço de venda aos restaurantes. Quando começar, eu aviso a vocês. Mas lembrem, conforme eu já falei, que os preços são caros, mesmo para restaurantes! Mas nada que faça alguém ter de vender a churrasqueira para comprar a carne. Muito embora o contra-filé e o filé de costela custem assustadores 143 reais por quilo, a picanha - preferência nacional, depois do bum-bum - custa palatáveis 64 reais e a fraldinha, ainda mais em conta, 50 reais. Se você quiser se presentear com o melhor churrasco de sua vida, o caminho é esse!

E, finalmente, a dica que eu passo para quem não quiser esperar o lançamento, é que o Ponderox fez uma importação direta dessas carnes e já as oferece a seus clientes. Vale a pena conhecê-las. Confiram o cardápio do restaurante clicando aqui.

Oscar Daudt
As carnes
Picanha Filé de costela sem capa e contra-filé
A degustação de carnes
Lombinho e maminha Picanha e filé de costela sem capa Contra-filé
Os acompanhamentos
Cesta de pães Couvert Chips de batata baroa Arroz
Os vinhos
Calvet-Thunevin Cuvée Constance 2005
Vin de Pays de Côtes Catalanes - França
Montes Toscanini Elegido 2008
Las Piedras - Uruguai
Garrafa Magnum
Os participantes
Pascal Jolly, do Club Chocolate, e François Spotiello, da Importadora Nova Fazendinha Rolland Villard, do Le Pré-Catelan, Olivier Cozan, do novo XX, e Didier Labbe, da CT Brasserie
Pierre Landry, do Mok Sakebar, e Thomaz Troisgros, do grupo Claude Troisgros Ignacio Carrau, "embaixador" do Uruguai, e Juan Daniel Sanders, do Ponderox Ludmila Soeiro, do Zuka, e Marina Hirsch, do Sushi Leblon
Comentários
Ignacio Carrau
Embaixador
Rio de Janeiro
RJ
18/09/2009 Caro Oscar,

Ótima a nota sobre a maravilhosa carne Wagyu produzida no Uruguai, realmente é algo maravilhoso perceber que as já famosas carnes do nosso querido e pequeno país podem e devem sempre evoluir e melhorar mais.

Foi muito bom escutar os elogios dos mais renomados Chefs do Rio que assistiram a degustação e, sem dúvida, a Nova Fazendinha e o seu Diretor François estão de parabéns com a escolha realizada para voltar a atuar no mercado de carnes nobres no Brasil.

Já não é mais preciso pagar preços exorbitantes pelo Kobe Beef da Austrália. O Wagyu do Uruguai é um dos poucos no mundo onde o gado engorda pastando nas pradarias soberbas desse país famoso pela qualidade de sua carne no mundo inteiro.

Grande abraço e obrigado pela colaboracao na divulgação deste achado que será sem dúvida um dos pratos preferidos para harmonizar com os melhores vinhos.

Saúde!!!
I.C.
Juan José Verdesio
Vice-presidente da ABS-Brasília
Brasília
DF
18/09/2009 Caro Ignacio:

O problema é que acabo sabendo destes produtos produzidos no Uruguay como caviar, cortes de cordeiro especiais, bluesberrys e agora wadys e imagino pratos que farei. Quando vou lá visitar a minha família e quero comprar algum produto deses e cozinhar para eles não os encontro. Tudo vai para exportação.

Decime Ignacio donde puedo comprar todas estas cosas? No digo para traerlas cuando vuelvo sino para prepararlas allá. O, por lo menos, encontrarla en algun restaurante. Donde se puede comer esas cosas en Uruguay?
Ignacio Carrau
Embaixador
Rio de Janeiro
RJ
20/09/2009 Caro Juan Jose Verdesio,

Vou lhe passar os e. mails e telefones das empresas Carne Wagyu del Uruguay e da Esturiones del Rio Negro que é produtor do famoso CAVIAR de nosso pais.

Eu sei que no El Palenque se vende muito a carne Wagyu e eles tem o Restaurante mais famoso no Mercado del Puerto em Montevideu e desde alguns anos tambem em Punta del Este bem defronte ao Shopping Punta del Este. O pessoal da Carne Wagyu tem tambem um projeto que ainda nao se esta exportando que e o da carne ovina Poll Dorset. E uma carne de cordeiro espetacular como nao tivemos antes no Uruguai onde sempre tivemos carne ovina de alta qualidade.

Carne Wagyu [email protected] Tel. 604 2162
www.grasslandsdelights.com

Caviar [email protected] Tel. 915 2235
www.caviaruruguay.com

Um abrazo,
Ignacio Carrau
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]