Matérias correlatas
Companheiros da Boa Mesa
Le Pré-Catelan

Duplo prazer

O Jantar de Fim de Ano dos Companheiros da Boa Mesa é sempre o clímax de doze meses dedicados a espetaculares cardápios. Por tradição - e devido à importância do evento - sua organização fica sempre a cargo do presidente da confraria, nesta edição o recém-empossado Marcos Gasparian. E já há oito anos o local escolhido pelos diversos presidentes para a realização dessa verdadeira Festa de Babette é o requintado Le Pré-Catelan, em Copacabana.

Nesta noite, o chef Roland Villard estava particularmente inspirado - fato raro que só costuma acontecer 365 dias por ano. Aproveitando a deixa de que seu livro A Dieta do Chef: Alta Gastronomia de Baixa Caloria está concorrendo na categoria Best Chef Book, ao Gourmand World Cookbook Awards 2009, Roland teve a idéia - meio maluca, meio genial - de fazer todas as etapas do jantar duplicadas: a metade do prato era da cozinha tradicional, a outra metade era da cozinha de baixas calorias. Com isso, além de comermos o dobro - ô vida dura! - pudemos comparar os sabores de uma e de outra alternativa.

Eu, embora procure manter uma dieta leve e saudável em casa, quando vou a restaurantes tenho verdadeira ojeriza a pedir pratos light: se eu saio de casa é para enfiar o pé na jaca! No entanto, pude constatar que baixas calorias não precisam significar baixa "deliciosidade". Era difícil, nas várias dobradinhas, escolher qual o lado mais gostoso: o saudável ou o pecador.

O coquetel que precedeu o jantar teve altos e baixos: os biscoitinhos não me impressionaram muito, mas a dobradinha de linguados na colher era sensacional. O marinado - light - era suave, finamente condimentado, enquanto a "crocância" do linguado em crosta prenunciava uma carne tenra que se desmanchava na boca.

As entradas deram um show! A dupla de salmões era magnífica, proporcionando alto grau de salivação, quase atingindo o limiar da baba... Eu me declaro impedido de comparar os dois, pois salmão defumado é a minha praia e, claro, minhas preferências foram dirigidas ao Balotine, sem com isso desmerecer o exótico Timbale com ervas frescas. Eu fiquei de olho nos pratos vizinhos para ver se alguém deixava alguma sobra no prato, para eu candidamente pedir, mas qual o quê... Não sobrou nada para contar a história! Para a segunda entrada, dois raviolis: o light, de frango defumado, e o clássico, de queijo de cabra, inverteram meus conceitos e eu fiquei fazendo boca-de-urna para a geração saúde.

Já com os pratos principais, deu-se o contrário: o Blanquete de vitela com wasabi, lindamente apresentado em uma cestinha de massa folheada - fininha, fininha - era como um presente de Papai Noel esperando na árvore de Natal. Inesquecível, cremoso, macio. E ofuscou o pobre do Ossobuco com seus cogumelos.

Quanto às sobremesas, eu passei...

Só me resta parabenizar o chef Roland Villard e o presidente Marcos Gasparian pela organização desse inédito e inventivo jantar. Mas como, quando a gente recebe a mão, pede logo o braço, aqui vai minha sugestão para o próximo ano: em vez de jantar duplicado, que tal fazer um cardápio triplo: o clássico, o baixas calorias e o "overdose" de colesterol?

Oscar Daudt
O cardápio duplicado
Linguado em crosta
Linguado marinado
Biscoito com amêndoas
Biscoito "light"
Pães
Balotine de salmão defumado
Timbale de salmão com ervas frescas
Ravioli de queijo de cabra
Ravioli de frango defumado
Blanquete de vitela temperada com wasabi
Ossobuco com seus cogumelos
Gratin de frutas vermelhas
Bavaroise de frutas vermelhas
Petit fours O cardápio
Os vinhos
Espumante Chandon Brut, servido por Williams Finca El Portillo Sauvignon Blanc - Mendoza
(imagem de divulgação)
Domaine La Soumade 2006 Côtes du Rhône Les Bateaux Syrah 2008 VdP d'Oc
Os participantes
Roland Villard, autor do cardápio duplicado Carlos Silva Ramos
Marcos Gasparian, presidente da confraria e organizador do jantar Márcia Chami e Marion Mac Dowell Valdir Siqueira
Célia Frias Os recém-casados David e Maria Thami Salma Barreto Pepe Torras
Bel Osborne José Alexandre dos Santos Laurita Pedras Danusia Barbara
Roberto Hirth e Sandra Haegler Vanda Klabin, Paulo Bertazzi e Márcia Siqueira Vítor e Regina Almeida Maria Anita e Jorge Chami
Cristina e Afonso Moura Lúcia Helena e Octávio Rocha Miranda Sampaio Eduardo Frias e Breno Neves Sérgio e Ignes da Costa e Silva
Tânia e Heitor Lyra Paulo Henrique Vilela Pedras
João e Vera Mansur Jean e Geneviève Boghici Maria Geyer Thami
Márcia, Eduardo, Roberto, Marcos e José Orlando Lobo Danusia e Vanda Marion, Marcos, Laurita e Paulo Henrique O livro de Roland, inspiração para o cardápio
Virgínia Munson e Jean Boghici Márcia fazendo um chamego em seu pai Roland ganhou da confraria um... como diz o Ancelmo, não sei... Paulo Henrique queria dois petit fours
???? Roberto e Salma O serviço foi conduzido por Jean-Pierre Eu
(foto de Heitor Lyra)
Comentários
Danusia Barbara
Crítica de gastronomia
Rio de Janeiro
RJ
13/12/2009 Sua matéria sobre o jantar do Le Pré-Catelan está deliciosamente fiel ao acontecimento.
Marcos Jorge Gasparian
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
13/12/2009 Oscar,

Muito boa matéria, fiel e belas fotos. Parabéns!

Apenas para explicar ao Ancelmo Goes, a lembrança oferecida ao Roland foi um chaveiro com pedras que chamam de "olhos turcos" (ou seriam "olhos gregos"?) onde ele poderia colocar as chaves do seu Pré-Catelan e que teriam o efeito de desviar inveja, ciúmes, mau olhado, etc do seu sucesso.

Grande abraço,
Marcos
Cassiano Conde
Consultor de Políticas Públicas
Rio de Janeiro
RJ
14/12/2009 Fico feliz em ver que a arte da gastronomia continua a ser cultivada pelos Companheiros da Boa Mesa, que meu pai RAMON FERNANDEZ CONDE foi um dos fundadores, no dia 18 de dezembro de 1982, no Restaurante Don Peppone, em Ipanema.

Nesse almoço, assinaram a ATA:

  • Antonio Houaiss
  • Carlos Leonam
  • Ramon Fernandez Conde
  • Francisco de Assis Barbosa
  • Fred Suter
  • Jean Boghici
  • João Condé
  • Liwal Salles Filho
  • Luiz Alípio de Barros
  • Luiz Vieira Souto
  • Marcilio Marques Moreira
  • Octávio Marques Lisboa
  • Reinaldo Paes Barreto
  • Ricardo Boechat
  • Ricardo Haddad
  • Sidney Regis
  • Virgínia Munson.

    Um abraço a todos os Companheiros e Boas entradas!
  • Octavio Sampaio
    Administrador
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/12/2009 Caro Oscar,

    Parabéns uma vez mais pela verdadeira crônica do jantar. Você vai aos poucos tornando-se obrigatório.

    Grande abraço e Feliz Natal, com muito $uce$$o em 2010.
    Benedito Catanhede
    Publicitário
    Rio de Janeiro
    RJ
    20/12/2009 Parabéns ao Marcos Gasparian e demais "confrades" pelo sucesso dos Companheiros da Boa Mesa.

    Parabéns Oscar pelo site e pelas ótimas matérias.
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]