Matérias correlatas
Chile
Fasano

O Marques de Casa Concha e seu novo filho

A gigante chilena Concha y Toro (CyT) sempre teve uma atuação destacada no mercado brasileiro. Impossível entrar em algum supermercado sem encontrar o Reservado, a linha básica da vinícola. Assim como é impossível examinar a mente de um enófilo requintado e não encontrar, no escaninho Objetos de Desejo, os ícones Don Melchor e Almaviva.

Por um longo período, a CyT foi representada no Brasil pela Expand, à época a maior importadora de vinhos do nosso mercado. E a Expand trazia todos os vinhos de sua parceira, à exceção do Casillero del Diablo. Reza a lenda urbana que, devido à grande religiosidade de Otávio Piva de Albuquerque, proprietário da importadora, a referência ao Belzebu no nome do vinho era o motivo para tal omissão.

Quando iniciou a surpreendente derrocada da importadora, a CyT anunciou os planos para um vôo solo, montando sua própria distribuição nas terras tupiniquins. Foi impossível, para todos os apreciadores da bebida não relacionar um fato ao outro. Mas Alfonso Larraín Santa María, presidente da vinícola, nega peremptoriamente tal associação, explicando que uma mudança desse porte necessita de um período de gestação bastante longo e tudo não passou de mera coincidência. E completa dizendo que a Expand permanecerá como parceira, inclusive continuando a vender a linha da CyT para o consumidor final. Quem viver, verá!

Essas explicações foram dadas durante o almoço que a vinícola ofereceu no restaurante Fasano al Mare, em Ipanema, para apresentar o mais novo rebento da prestigiada linha Marques de Casa Concha: o Carmenère 2007, que vem se juntar aos outros três tintos (Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon) e ao único branco, o Chardonnay.

Há cerca de 2 anos eu era um consumidor compulsivo dessa excepcional linha, principalmente por que eu conhecia o caminho das pedras: enquanto a Expand vendia esses vinhos por cerca de 80 e poucos reais, eu os comprava na Sendas do Largo da Machado por 57 reais, lembro bem! Depois, os vinhos sumiram do supermercado, a claudicante Expand deixou de fazer parte dos meus hábitos de consumo, e eu meio que esqueci de como esses vinhos eram tão bons. Com isso, foi uma alegria e tanto reencontrar a família reunida e aumentada nesse fantástico almoço.

Os nobres vinhos do Marques são elaborados, há 10 anos, por Marcelo Papa (foto ao lado), escolhido como o Enólogo do Ano, em 2007, pelos Cronistas Gastronômicos do Chile. São vinhos concentrados, complexos e com muito fruta, que consistentemente arrebatam altas avaliações da crítica internacional. O novo Marques de Casa Concha Carmenère 2007 tem tudo para seguir seus irmãos de sangue nessa trajetória de sucesso. Elaborado com uvas provenientes do vinhedo Peumo, no Vale de Cachapoal, de onde provém igualmente os ícones Carmin de Peumo e Terrunyo Carmenère, ele está muito bem acompanhado! Segundo seu enólogo, "possui uma grande estrutura e um potencial de guarda considerável... onde a barrica proporciona deliciosos toques de chocolate e baunilha."

Mas para mim, o Marques de Casa Concha Syrah 2007 roubou a cena do irmãozinho mais novo. Um vinho escandalosamente inebriante, é um corte de 92% Syrah, 3% Cabernet Sauvignon, 4% Carmenère e 1% de Cabernet Franc - deve ser cerca de meio cacho. (É bom esclarecer aqui que todos os tintos dessa linha são sempre cortes que variam de ano para ano!) Os aromas eram florais, com especiarias (canela, principalmente) e foram evoluindo na taça - o pouco tempo em que o vinho ficou por lá - e acenando com muita complexidade. Na boca, os taninos eram doces, maduros, e o vinho se prolongava em toda a sua potência e deliciosidade! Não foi a toa que a safra 2005 foi considerada como o melhor Syrah pelo Guia de Vinos de Chile.

Mas a alegria não parou por aí: durante o almoço que se seguiu à degustação, o Marques de Casa Concha Chardonnay 2007 deu um show! Com 11 meses de barricas francesas, tinha tanto frescor e tanta fruta que eu poderia jurar que havia pelo menos algum percentual que não houvesse passado por madeira. Qual o quê! Tudo passa por madeira, mas a integração é tanta e a elegância é tão sutil que a gente até duvida!

Para finalizar, conto que Paula nos informou que esses vinhos - o branco e os tintos - devem chegar ao consumidor final por 80 reais. Valer, com certeza vale. E é um pouco menos do que a Expand cobrava há 2 anos, mas é bem mais do que o meu mocó do Largo do Machado me permitia dispender. Mas eu venderia minha alma ao Casillero se a Sendas voltasse a ter ofertas tão boas quanto antigamente!

Oscar Daudt
Os vinhos
Marques de Casa Concha Merlot 2007
Origem: Valle de Rapel - Viñedo Peumo
Castas: 90% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon
Envelhecimento: 18 meses em barricas francesas
Marques de Casa Concha Syrah 2007
Origem: Valle del Maipo - Viñedo Quinta de Maipo
Castas: 92% Syrah, 3% Cabernet Sauvignon, 4% Carmenère, 1% Cabernet Franc
Envelhecimento: 18 meses em barricas francesas
Marques de Casa Concha Carmenère 2007
Origem: Valle de Rapel - Viñedo Peumo
Castas: 86% Carmenère, 14% Cabernet Sauvignon
Envelhecimento: 18 meses em barricas francesas
Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2007
Origem: Valle del Maipo - Viñedo Puente Alto
Castas: 92% Cabernet Sauvignon, 7% Carmenère, 1% Petit Verdot
Envelhecimento: 18 meses em barricas francesas
Marques de Casa Concha Chardonnay 2007
Origem: Valle del Maipo - Viñedo Santa Isabel
Castas: 100% Chardonnay
Envelhecimento: 11 meses em barricas francesas
O almoço harmonizado
Carpaccio di pesce bianco Ravioli di salsiccia di agnello con salsa ai funghi Tagliata al rosmarino e aceto balsamico
O estado-maior da Concha y Toro
Alfonso Larraín Santa Maria, presidente Cristián Ceppi, diretor de exportações Francisco Torres A enóloga Paula Gajardo
Os convidados
O consultor Paulo Nicolay Paula e o jornalista Marcelo Copello A jornalista Danusia Barbara Jô Sodré e Alfonso
O jornalista Affonso Nunes O jornalista Bruno Agostini e seu mestre de fotografia Ismar Ingber José e André Grimberg, das novas lojas Bergut Homero Sodré
Denise Cavalcante, promotora do evento, e Jô O serviço foi comandado pelo sommelier Cícero Mendes Affonso, Danusia, Denise e Jô Ao final, os convidados foram brindados com uma garrafa do novo vinho Marques de Casa Concha Carmenère 2007
Comentários
Silvestre Tavares Gonçalves
Comerciante e enófilo
Vitória
ES
06/11/2009 Parabéns pela matéria que ficou de dar água na boca!!
Rodrigo Gouvea dos Santos
Aviador
Rio de Janeiro
RJ
06/11/2009 Muito boa realmente essa linha de vinhos, sempre confiavel!!

O duro é pagar 80 reais por garrafa, sabendo que no Chile, em qualquer mercado, se acha a cerca de 7000 pesos chilenos, ou cerca de 27 reais... Caro como qualquer vinho importado!
Tomaz E. Robinson
Enófilo
Campinas
SP
06/11/2009 É verdade, Marques é algo que sonho e aprecio, porém não há bolso que resista. O único jeito e ficar garimpando as promoções de supermercado, e aí sim poder aproveitar o néctar.
Francisco H P Ricardo
Amador
Coxim
MS
21/12/2009 Visitei a vinícola em março/08 e achei as instalações um verdadeiro santuário. O Casillero 2007 Carmenère e Cabernet Sauvignon estão excelentes, ambos uma boa compra para o fim de ano, acompanhar leitoa assada, lasanha e outros pratos..
Manuel Ignacio
Técnico em marketing
Curitiba
PR
13/01/2010 Oi, nesse final de ano, com minha esposa, fomos as Cataratas do Iguaçú, e aproveitamos para ir na divisa com o Paraguay: os Marques..., que aquí em Curitiba encontra-se na faixa de RS65 a R$80 (depende do ano), lá se encontra a U$18,40, ou seja RS35!!

Pegamos varias garrafas, e ontem bebemos esse syrah 2007: vinho com muito oorpo, muito escuro, Olfato: parece ter um tënue cheiro defumado; na boca: é elegante, equilibrado, encorpado, de final largo, muito gostoso.

Parabéns pela informação e pelas fotos.
Áureo Torres de Oliveira Júnior
Enófilo
03/10/2010 Tratando-se do Marquês é sempre inusitado. Sou um viciado nesse vinho que alia qualidade excepcional com um ótimo custo x benefício. Seria interessante informar os dados do importador a fim de podermos comprá-lo de caixa para barateá-lo um pouco mais.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]