Wine dinner com Filipa Pato

Primeiro evento da Porto a Porto em Porto Alegre

Tive a honra de ser convidada pela Importadora Porto a Porto a recepcionar a enóloga portuguesa Filipa Pato, para uma apresentação especial da linha de vinhos que leva a sua assinatura. O evento aconteceu no dia 20 de outubro, no charmoso restaurante Orquestra de Panelas, dos jornalistas Mário de Santi e Adolfo Guerchmann, tradicional ponto de encontro para os apaixonados por vinho aqui na cidade.

Integrante da nova geração de vinhateiros, Filipa é filha de Luís Pato, um dos maiores e mais respeitados vinicultores portugueses. Jovem, dedicada, tem experiências em vinhedos de várias partes do mundo e formação em engenharia química, pela Universidade de Coimbra. Depois de fazer estágio em algumas adegas internacionais, inclusive na Argentina, resolveu montar seu projeto próprio nas regiões da Bairrada e do Dão, em Portugal, onde possui 15 hectares de vinhedos. Destaca-se como um novo talento entre os produtores dessas duas regiões.

Muito dinâmica, simpática, circulou entre os convidados, trazendo curiosidades e detalhes de cada linha elaborada. Salientou diversas vezes que não utiliza variedades que não sejam as autóctones, sempre com o cuidado de entender o passado e interpretar essas uvas e o presente com novas tecnologias ao processo de produção. Utiliza criatividade, sempre escutando os conselhos do pai, mas dando seu toque pessoal.

A degustação iniciou com o Espumante 3B Rosé. Filipa explicou ser um espumante elaborado pelo método tradicional, com cerca de sete meses de garrafa, onde a proposta é ter um produto com leveza, fruta e muita jovialidade. O termo 3B refere-se a Baga, Bical e Bairrada e foi assim designado por não encaixar-se em nenhuma DOC permitida em Portugal. A colheita destas uvas acontece um mês antes das designadas ao vinho tinto; funciona como um raleio para aumentar ainda mais a qualidade das uvas que estão em maturação.

Na seqüência, degustamos o Ensaios Branco. A enóloga contou que se chama Ensaios pois realmente são como provas, testes em sua cantina. Elaborado com Arinto e Bical, apenas uma parte passa em madeira, preservando muito frescor em um vinho do bom corpo. Em seguida, degustou-se o Ensaios Tinto, que surge da Touriga Nacional, Alfrocheiro e Baga. Vinho muito frutado, fácil, agradável.

A degustação especial ficou com o Lokal Sílex, um corte de 75% de Touriga Nacional e 25% de Alfrocheiro Preto, de vinhedos selecionados.

Para fechar com chave de ouro, surgiu o FLP 2008, primeiro vinho assinado pela dupla: Filipa e Luis Pato. Pai e filha uniram esforços para criar um vinho elaborado a base de uvas brancas congeladas, o que preserva o aroma das castas e da região. O FLP 2008 entrou, este ano, na lista de vinhos do inovador restaurante The Fat Duck, na Inglaterra, reputado como um dos três melhores do mundo. Considerado um vinho de autor, o FLP 2008 harmoniza muito bem com a cozinha molecular e oriental, além de foie gras, sobremesas e frutas naturais.

Uma noite especial, de casa cheia, com muitas delícias! Filipa, seja sempre bem vinda ao Brasil!

Fotos: Danilo Ucha
Comentários
Fernando Sequeira de Matos
Enófilo
Mealhada
Bairrada
Portugal
28/10/2009 Bom dia

È sempre bom ouvir falar de Pato e sua descendência nos vinhos. Mas é preciso rectificar que os conhecimentos do sr. Eng Pato ultrapassam os limitados conhecimentos (comparativamente falando) da DOC Bairrada e daí o Eng . Pato produz vinhos Regionais das Beiras.

Devemos passar o 3B para 4B: BOM Bical Baga Bairrada.

Cordialmente
Fernando
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]