Garota de Ipanema

Bem na rua onde Helô Pinheiro passava num doce balanço a caminho do mar, a Grand Cru inaugura a mais nova opção da cidade. Uma belíssima e requintada loja de vinhos e restaurante destinada a se tornar a nova meca do verão para os enófilos cariocas. Para ser mais exato, a loja fica na Vinícius de Moraes, no casarão onde era o restaurante do Olivier Cozan... e quase colada à Lidador! É claro que a concorrência vai pegar fogo e dessa briga de foice no escuro, só quem terá a ganhar seremos nós, os clientes. Preparem seus carrinhos de feira para impensáveis promoções em ambas as lojas...

A nova loja é uma sociedade de três investidores estrangeiros com o sommelier Michel Couto, ex-Expand Centro, que parte agora para vôos mais altos. Aliás, é bonita de se ver a trajetória de sucesso desse jovem profissional de 34 anos, que começou como garçom, passou a sommelier e agora é sócio da mais sofisticada loja de vinhos da cidade.

O restaurante, no segundo andar, inaugura na próxima semana e tem a capacidade para 38 pessoas, abrindo para almoço e jantar. É claro que, no restaurante, os clientes podem comprar os vinhos a preço de prateleira. E por falar em preços, esses começam em risíveis 18 reais para os vinhos argentinos Dante Robino Novecento (3 varietais: Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon) e vão paulatinamente subindo até atingir a estratosférica quantia de 7.800 reais para o Château Cheval Blanc 2005. Haja bala!

Um dos grandes diferenciais que a loja oferece é a proposta de servir qualquer um dos 1.500 rótulos de seu catálogo em taça! É mole? Mas isso só é possível graças a um equipamento importado pela nova Grand Cru que injeta CO2 nas garrafas abertas, preservando assim o vinho que não foi servido. Michel me confirmou: "Qualquer rótulo!".

E no térreo, onde fica a loja e a adega climatizada, existe um - digamos assim - mini-lounge, estrategicamente encostado às grandes janelas envidraçadas, onde se pode degustar, beliscar e ver a vida passar. Novas garotas de Ipanema é que não faltam!

Oscar Daudt
A nova Grand Cru
Entrada A loja do térreo
Acessórios para vinho O restaurante Os preços variam de 18 reais... ...a 7.800 reais
A equipe
Cristiane Pascoal Edson Mendes
Michel Couto, sócio da loja Michelle Couto, assistente do Chef (e irmã do Michel) Samuel Vilela
O coquetel de inauguração
Canapés Champagne Gosset, à rodo... Conjunto musical no restaurante e na calçada
Os convidados
Sommelière Deise Novakoski Ana Maria Magalhães Paulo Gomes, presidente da SBAV-Rio Teresa Jóia, vice-presidente da Confraria Amigas do Vinhp
Carlos Silva Ramos, Companheiro da Boa Mesa Aguinaldo Aldighieri Ana Valéria Cafezeiro Luiz Carlos Gelli
Katia Ribeiro Luiz e Ana Lima Maria de Fátima Duarte Laura Cavallieri, assessora de imprensa da nova Grand Cru
Comentários
Carlos Reis
Rio de Janeiro
RJ
03/12/2009 Oscar,

Será que a Grand Cru vai baixar os preços agora que o dólar vem caindo??? Inclusive aproximando os preços aos preços da Grand Cru argentina, que já verificamos serem bem diferentes dos praticados no Brasil (matéria publicada esse ano no EnoEventos, quando o dólar estava na casa dos 2 e 30 mais ou menos)???

Continuo achando que se paga caro demais pelo vinho aqui no Brasil, por conta de margens inflacionadas de lucro.

Carlos Reis
Laura Cavallieri
Assessora Grand Cru Ipanema
Rio de Janeiro
RJ
03/12/2009 Oscar,

Obrigada pela presença, e pela ótima cobertura. Só que vai ter muito convidado reclamando que não teve a foto publicada aqui, hehehe!

Não publicar a foto do Lalas, até vai. Mas deixar de colocar a da Luciana Plaas é um pecado, os leitores vão chiar, não acha?

Beijos!
Errico Ernesto Rosa
Comprador independente
Rio de Janeiro
RJ
04/12/2009 Wine Searcher

O Mais Barato: Wine and Cheese USA - Montana
Description
"The dense ruby/purple-hued 2005 Cheval Blanc’s ethereal bouquet of menthol, coffee, wet stones, black cherries, blackberries, and hints of graphite and spice soars from the glass. An equal part blend of Cabernet Franc and Merlot, it is medium to full-bodied with a gorgeous texture in addition to high tannins that glide over the palate with no angularity or astringency. While it does not quite reach the perfection of the 2000, it should rival the profound 1998 and 1990. This is not a Cheval Blanc for near-term drinking as it demands at least a decade’s worth of cellaring. Anticipated maturity: 2017-2035."
Rated 96/100 The Wine Advocate

"This is really gorgeous on the nose, with blackberry, mineral, light vanilla bean and milk chocolate. Full-bodied, with ultrafine tannins and a long, caressing finish. This is racy and very beautiful. The tannins coat the palate, but leave a provoking impression. A Cheval for long-term aging. Best after 2017. –JS"
Rated 97/100 The Wine Spectator

Details
Price: $ 759.99

O Mais Caro: Hampton Wine Shop USA - New York

2005 Cheval Blanc St-Emilion Grand Cru
$998.00

This must be considered the greatest Cabernet Franc based wine in the world...the 2005 is about 50/50 Cabernet Franc and Merlot.
96pts, Robert Parker, The Wine Advocate
Erika Moraes
Enófila
Rio de Janeiro
RJ
05/12/2009 Até que enfim uma Grand Cru num lugar mais acessível. Particularmente acho que é a melhor no segmento de vinhos, ótimas variedades.

Faltou uma foto da querida Maria Lucia, presidente da Confraria :P
João Montarroyos
Mestre equitador
Rio de Janeiro
RJ
06/12/2009 Visitei o restaurante Grand Cru, fantástico. Já já estará cheio de políticos e fiscais "bebendo" os mais caros dos tintos... viva o Brasil!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]