O jantar nas alturas, promovido pela Brastemp, foi exatamente uma brastemp... O esquema é assim: uma mesa para 22 comensais é içada por um guindaste até a altura de cerca de 50 metros do chão. A mesa é retangular e no meio dela existe uma mini-cozinha com lugar para 2 chefs e 2 ajudantes. A comida é semi-preparada no solo e os pratos são finalizados no céu, à vista de todos. Como se alguém fosse prestar atenção ao preparo com aquela deslumbrante paisagem em volta...
Até o dia 15, os eventos são fechados, apenas para convidados. A partir do dia 16, os jantares serão abertos ao público, pela módica quantia de... 600 reais. Bem, se você está com bastante bala na agulha e não despencar lá de cima ao receber a conta, vale a pena.
Os organizadores planejam realizar dois jantares por noite: um às 20 horas e outro à 22 horas. Eu duvido que isso vá ser possível, pois os paulistas não contavam com a falta de pontualidade dos cariocas. O jantar dessa noite estava marcado para as 20 horas, quando a mesa seria içada, e teve gente chegando até - pasmem! - 21:30h. Os pobres-coitados, como eu, que chegaram na hora certa, ficaram uma eternidade esperando, sem comer nada... Nem ao menos um biscoitinho para distrar havia.
Fora isso, como o ítem segurança é primordial, a acomodação dos convidados é feita cuidadosamente, com cada um sendo literalmente amarrado às poltronas, pelo pessoal de apoio, por meio de dois tirantes e de um cinto abdominal. Isso leva tempo... Mas continuando com o ítem segurança, o guindaste tem capacidade para erguer 22 toneladas, enquanto a mesa, com toda a equipe e com os 22 lugares ocupados pesa apenas 7 toneladas. Cair, não cai... A mesa é importada da Bélgica, e o fabricante está vendendo feito pão quente, tendo esses eventos acro-gastronômicos se repetido por diversas cidades do mundo.
Quando a mesa finalmente começa a subir, dá aquele frio na barriga. As cadeiras não têm chão e ficam penduradas na estrutura. Olhar prá baixo, nem pensar. Eu devo ter ficado intermináveis minutos cristalizado, apavorado, até conseguir relaxar. Claro que com aquela vista maravilhosa do Rio de Janeiro à noite - e com o auxílio luxuoso de um espumante Chandon Brut Rosé - em pouco tempo eu já estava à vontade, girando as cadeiras os 180° que elas permitem e reclinando na horizontal até o ponto de ficar à beira do abismo. São tantas emoções...
A cada noite, são dois os chefs convidados e para nós couberam Fred Frank, da Brastemp, e Roberto Ravioli - não é apelido, não, é nome mesmo - proprietário dos restaurantes paulistanos Empório Ravioli e Ravioli Cucina Casalinga. Foi genial, pois além da cozinha maravilhosa que nos foi oferecida, os dois eram verdadeiros show-men: cozinhavam, decoravam os pratos, temperavam, faziam gracinhas, contavam piadas, serviam o vinho e ainda tiravam fotos dos convidados com um bom humor interminável.
Se você está se perguntando como vai ser se lhe der aquela súbita vontade de lavar as mãos, relaxe... Aconteceu com um dos convidados e em menos de 1 minuto a grua nos colocou no chão novamente. Foi a deixa para que o impagável Ravioli comentasse que iríamos fazer um pipit stop. Lavadas as mãos, subimos novamente e o jantar continuou sem maiores transtornos.
É realmente uma experiência inusitada e inesquecível. Se você já recebeu seu 13° e está sobrando algum no porquinho, vale a pena. Mas corra, pois os jantares se encerram já no próximo dia 23, quando então toda essa parafernália vai viajar por mais 10 capitais brasileiras.
Oscar Daudt
Serviço: Brastemp Dinner in the Sky De 16 a 23 de dezembro Pier Mauá Preço: 600 reais por pessoa Reservas: Ana Cláudia - 9638-6848
O esquema
A mesa do jantar
O guindaste é tão alto que não coube em uma foto só
A cadeira giratória e reclinável
O lounge para quem está em terra...
A mesa posta
Fotos de divulgação
A vista lá de cima
Vista geral
O céu estrelado (se houvessem estrelas...)
O jantar nas alturas
Insalata pescatore
Ravioloni d'Oro
Stracotto de cordeiro com polente tartufada
Tiramisu
Os vinhos
Espumante Chandon Brut Rosé
Terrazas Reserva Malbec 2007
A tripulação
Chef Roberto Ravioli
Chef Fred Frank
Denis Filippi, da Mídia Foods
O piloto
Os participantes
O consultor enogastronômico Paulo Nicolay
Constance Escobar, da Prazeres da Mesa
Francisco Barroso, do restaurante Le Vin
Rachel Almeida e Stephani, do Jornal do Brasil
Sergio Pagano, da Enosfera
Maira Coelho, do Jornal do Brasil
Carolina Amorim, da Malagueta Comunicação
Chef Fred, até fotografia tirava...
Convidados
Chefs integrados
Rachel cheia de coragem
Eu também... (foto de Roberto Ravioli)
Comentários
Laura Cavallieri Assessoria de imprensa Rio de Janeiro RJ
15/12/2009
Oscar, que máximo!!! Adorei saber que você foi. Mas e a comida, estava à altura (com o perdão do trocadilho)?
Robert Phillips Representante Rio de Janeiro RJ
15/12/2009
Oscar, depois desta, você já criou coragem para andar no Pink Fleet.
Robert,
Foi à base de muita casca de limão e de um remédio contra enjôo que até teratogênico é...
Oscar
Carolina Amorim Empresária Malagueta Comunicação Rio de Janeiro RJ
15/12/2009
Adorei sua foto no final!! Beijoss
Neri Cavalheiro Médico Rio de Janeiro RJ
15/12/2009
Más Bah, conterrâneo, depois de ver as suas peripécias no ar, me deu vontade de ir a esse jantar e tirar umas fotos para o Mesa de Baco...
Agora, você já se tornou um repórter consagrado e batizado!
Cumprimentos. Neri Cavalheiro
Rodrigo Gouvea Aviador Rio de Janeiro RJ
15/12/2009
Que legal, Oscar!! Você, como o site, sempre nas alturas!!
Mas o Chef Ravioli é a cara do INRI Cristo, hein?!
Colleen Clayton Representante de vinhos italianos Mendoza Argentina
16/12/2009
Oscar,
This is incredible!!!! What an awesome experience!
Adorei as fotos!
Beijo da Argentina
Ahnis Fraga Analista de suporte Rio de Janeiro RJ
18/12/2009
Oscar,
Espetacular!!! O menu parece divino, mas a vista do Rio... Deslumbrante!
Parabéns!
Alexandre Henriques Gruta de Santo Antônio Niterói RJ
20/12/2009
Oi Oscar
Temos que comunicar para os amigos do EnoEventos que é uma experiência fantástica e única. Estive no sábado com o Roland Villard.
Abraços
Obs: Não deixem de ir...
Francisco Barroso Grupo Le Vin Rio de Janeiro RJ
21/12/2009
Oscar, foi muito legal comer nas alturas, mais vamos marcar um jantar em terra firme. Que tal no Le Vin Barra Shopping?