|
 Em Paris, há lojas de vinho por toda parte. Basta andar e encontrá-las. A rede Nicolas, por exemplo, abrange dezenas de lojas, geralmente pequenas, que os franceses frequentam para comprar os vinhos do dia-a-dia. Pesquisando, achamos as jóias da coroa, como a Lavinia. Por outro lado, está cada vez mais comprovado o poder de fogo dos supermercados, como o Carrefour e o Monoprix, que vendem muito e podem oferecer preços competitivos, dos vinhos ordinários aos grands crus.
Minha compilação, que nem de longe tem a pretensão de ser completa (ou de classificar ou dar notas às lojas), inclui o que eu vi de melhor, nos últimos anos, em viagens a Paris. Nenhuma delas decepcionará o visitante interessado em vinhos franceses.
La Grande Epicerie de Paris É o supermercado gourmet da rede Bon Marché, fica na esquina da Rue de Sèvres com a Rue du Bac, bem pertinho da Capela da Medalha Milagrosa. A cave é variada e os alimentos são de dar água na boca.
Lavinia Trata-se de uma loja gigantesca, com bar, restaurante, cursos e sessões de degustação. Os clientes podem se associar ao Club, por 15 euros ao ano, obtendo descontos nos vinhos e outras vantagens.
A cave a 14°C, onde ficam os grands crus, com décadas de Latour, Haut-Brion, Lafite, Margaux, Mouton, Yquem e outras preciosidades é, para os amantes do vinho, um verdadeiro ponto turístico. O catálogo está na internet.
O restaurante, que só abre para o almoço, é excelente. Uma das melhores coisas que a loja oferece é a degustação de dezenas de vinhos em taça, a preços tentadores (de 1 a 25 euros, no máximo). Alguns exemplos, sorvidos em diferentes idas à Lavinia (quase sempre há um premier cru classé de Bordeaux entre as opções): Ch. Lafite Rothschild 1997, Ch. Mouton Rothschild 1996 e, na visita mais recente, um inacreditável Ch. Haut-Brion 1970.
Nicolas O nome Nicolas pode ser encontrado em todos os bairros de Paris. É uma imensa cadeia presente em toda a cidade e no interior da França. Muitas das lojas são pequenas, mas a da Place de la Madeleine vale uma visita. O atendimento é cordial e a cave subterrânea contém raridades.
Au Verger de la Madeleine Mais uma loja simpática na área da praça da Madeleine. Tem catálogo na internet.
Fauchon A loja é um luxo só, com os seus produtos gourmet, como chocolates, chás, biscoitos, doces e os famosos patês. Engana-se, no entanto, quem acha que pagará mais caro por isso. Fiz uma rápida pesquisa de preço de um vinho que me interessava para completar uma vertical e o melhor preço foi o da Fauchon. No subsolo, onde ficam os vinhos, há também um bar.
La Maison des Millésimes Essa é bem pequenina, mas impressiona pela coleção de safras antigas. Tem garrafas dos anos 70, 80, 90, dos melhores châteaux de Bordeaux. Os preços me pareceram justos. Fica em frente à igreja de Saint-Germain-des-Près, na melhor área da Rive Gauche.
La Bibliothèque des Vins Fica dentro das Galeries Lafayette, no segundo andar da Lafayette Homme. Tudo muito organizado e bonito, mas os preços podem ser altos. Anexo à loja, há um bar-restaurante chamado Barrouge, que recomendo.
Les Caves Taillevent É a loja de vinhos do famoso e caro restaurante Taillevent, que fica bem pertinho. Tanto a loja como o restaurante são muito bons.
De Vinis Illustribus Lugar bastante interessante, com um catálogo respeitável de safras antigas, disponível para consulta na internet. Fica no Quartier Latin, próximo ao Panthéon e à Faculdade de Direito da Sorbonne. |
|
|