 Construindo um sonho
A bela Beatriz Quiroga, sommelier e estudante de enologia, há 6 anos deixou de lado as delícias da agitada vida portenha e se mudou, de mala e boleadeiras, para o desértico clima de Mendoza, a fim de perseguir seu sonho. Juntou-se a alguns sócios e construiram uma vinícola com administração profissional, a Vinos de los Andes (www.vinosdelosandes.com), conforme é a tendência crescente nessa indústria. Adiós, empresas familiares! Nada é deles, tudo é alugado ou comprado de produtores, mas investindo pesado para obter apenas do bom e do melhor.
Com produção em Salta, San Juan e Mendoza, o grupo se dedica à elaboração do que há de mais representativo na vitivinicultura argentina e adota uma filosofia bastante simples: "Los buenos vinos nacen de las mejores uvas".
Pois bem, dessas uvas, vindas do Valle de Cafayate, em Salta, provem o Los Quimiles Torrontés 2008, com aromas de nêspera, florais e de mel, com uma acidez média e um açúcar perceptível que não foi o meu eleito da noite. E a seguir experimentamos um Los Quimiles Reserva Malbec 2008, típico exemplar argentino da casta, macio, jovem, frutado, com 14% de álcool e proveniente da região de Vistalba, em Mendoza. Tudo vai depender do preço.
O Los Quimiles Premium Cabernet Franc 2006 foi uma festa para os sentidos. Elaborado a partir de vinhas com 98 anos de idade, tinha mais concentração que bloco de carnaval. Com uma produção mínima, de 1.200 garrafas, um corte de 80% Cabernet Franc e 20% Malbec e 22 meses de repouso em carvalho francês e americano, seus aromas de ameixa preta, violeta e baunilha eram apenas um prenúncio para a boca elegante, carnuda e interminável. Eu já comecei a gritar: "É campeão! Só que berrei antes da hora, pois o vinho a seguir, Los Quimiles Premium Merlot-Cabernet Sauvignon 2006, era melhor ainda. Também elaborado de vinhedos centenários, atiçava o nariz com sedutores aromas de nozes e frutas maduras. Na boca era suculento, com taninos aveludados e prá lá de persistente.
Infelizmente, Beatriz não soube dizer a que preços esses vinhos chegariam ao consumidor brasileiro, pois como esclarece o título, ela está exatamente procurando uma parceria aqui no Brasil. A linha de vinhos, conforme pode ser vista no site, é bem mais extensa do que essa pequena amostra que tivemos no Terzetto. Se você é importador e está interessado, entre em contato com a Beatriz pelo e-mail beatrizquiroga@vinosdelosandes.com e veja se saem bons negócios. E se der caldo, me avise quando os vinhos chegarem.
Oscar Daudt |