Matérias correlatas
Análises de preços
Introdução
 
Pouco a pouco, o comércio pela Internet se torna mais importante, abocanhando uma considerável fatia do comércio tradicional. Com os vinhos, não poderia ser diferente e esse canal é cada vez mais utilizado pelos enófilos conscientes do valor do seu dinheiro. Pela Internet é possível, com pequeno esforço, comparar os preços das diversas lojas e aproveitar a melhor oferta.

O EnoEventos, ciente de seu papel de informar os consumidores sobre onde fazer melhor render os suados reais que dispomos para sustentar nossa paixão, foi pesquisar os preços de diversas lojas brasileiras de vinhos, que vendem através da rede, e elaborou uma classificação que visa orientar os enófilos em busca das melhores ofertas.

Construímos uma lista dos vinhos mais comumente encontrados nesses canais - não necessariamente os mais baratos - e fomos pesquisar seus preços nos diversos sites que conseguimos garimpar (supermercados, lojas virtuais e também físicas), localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande de Sul.

Eu e minhas idéias pré-concebidas tivemos algumas surpresas. Sempre imaginei que os supermercados, com seu poder de barganha na hora de comprar, iriam dar de dez nas lojas de vinhos. Qual o quê! Na verdade, eles levaram uma verdadeira surra do comércio especializado.

Outra conclusão que me pegou desprevenido foi descobrir que os canais mais populares não são garantia de menores preços. As vezes, até pelo contrário!

Surpreendam-se vocês também e confiram mais essa pesquisa de preços que o EnoEventos oferece. Consumidor informado faz bem ao mercado!

Oscar Daudt
 
Metodologia
 
Foram adotadas as seguintes premissas para o levantamento e a análise dos dados:

  • construímos uma lista com os 75 vinhos mais comumente existentes para compra via Internet

  • para que um vinho fosse considerado em nossa análise, deveria ser encontrado em pelo menos 3 sites; com isso, nossa lista original de vinhos finalizou com 70 vinhos analisados

  • para que um site fosse incluído na classificação, deveria ter disponíveis no mínimo 20 desses vinhos;

  • os preços considerados foram sempre os preços de lista, desconsiderando as ofertas, tendo em vista serem pontuais

  • não levamos em consideração as safras nem as castas (apenas a cor do vinho), pois partimos da premissa que esses vinhos comerciais não apresentam variação de preço de safra para safra, nem de uva para uva.
  •  
    O Índice de Classificação
     
    O índice utilizado para a classificação dos preços dos sites indica a variação média dos preços dos vinhos de um estabelecimento em relação ao preço mínimo encontrado em todos os sites.

    Com isso, o site ideal seria aquele que obtivesse a variação zero, indicando que todos os seus preços são iguais ao mínimo.

    Significativamente, a grande campeã dos preços baixos foi um site especializado em vinhos nacionais, a Adega do Ivan, loja real e virtual localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha, que obteve o índice de 4,0 que significa que seus preços estão apenas 4,0% acima dos menores preços do mercado.

    No extremo oposto ficou o Supermercado Pão de Açúcar, de São Paulo, com o assustador índice de 41,4 que nos mostra que seus preços são, em média, 41,4% superiores aos preços mínimos. Aliás, vale lembrar que, na comparação de preços dos supermercados cariocas, realizada pelo EnoEventos, no ano passado, essa rede obteve um vergonhoso penúltimo lugar. A filial carioca desse supermercado também obteve uma péssima colocação, ficando em 15° lugar.

    De acordo com a metodologia empregada, quanto mais informações recolhemos, mais aperfeiçoados ficam os resultados obtidos. Com isso, a ordem de classificação desta segunda revisão do estudo apresenta algumas pequenas alterações em relação à primeira versão.
     
    Uma avaliação para os cariocas
      Já que eu moro no Rio de Janeiro e a maioria de nossos leitores também, cabe fazer uma consideração a respeito dos 6 sites localizados em nossa cidade.

    Eu, já por diversas vezes, escrevi em meus artigos que os Supermercados Zona Sul eram a minha praia, onde eu fazia a maior parte de minhas compras de vinho para o dia-a-dia por considerá-lo como o estabelecimento que oferece os melhores preços. Porém, como expliquei anteriormente, fui surpreendido pela bela performance obtida pelas lojas especializadas. Para mim, as melhores surpresas do levantamento foi constatar que as lojas Adega Ramos (da qual fazem parte o Castelo do Vinho, em Jacarepaguá, e a Alipão, em Botafogo) e Mille Vini, localizada no sofisticado bairro de Ipanema (mais precisamente, na Praça General Osório) oferecem os melhores preços on-line da cidade. A Alipão é minha velha conhecida, mas a Mille Vini, ainda não andei por lá. Tenho de rever meus conceitos.
     
    Classificação dos sites
    (2ª revisão)
    Classificação Site Índice Qtd de vinhos
    encontrados
    Qtd de
    menores preços
    Qtd de
    maiores preços
    Endereço Localização
    1 Adega do Ivan 4,0 31 18 - www.adegadoivan.com.br Garibaldi - RS
    2 Meu Vinho 7,8 20 2 - www.meuvinho.com.br Rio Grande do Sul
    3 Rei dos Whiskys 9,1 45 17 - www.reidoswhiskys.com.br São Paulo - SP
    4 Adega Curitibana 10,5 29 1 2 www.adegacuritibana.com.br Curitiba - PR
    5 Multimix Express 13,7 36 9 1 www.multimixexpress.com.br Petrópolis - RJ
    6 Vinhos Web 14,0 25 1 2 www.vinhosweb.com.br Rio Grande do Sul
    7 Adega Ramos 14,9 40 7 1 www.adegaramos.com.br Rio de Janeiro - RJ
    8 Supermercados Nacional 16,3 36 6 3 www.nacional.com.br Porto Alegre - RS
    9 Vinhos & Vinhos 19,1 27 - 1 www.vinhosevinhos.com.br Garibaldi - RS
    10 Déguster 20,3 24 - 3 www.deguster.com.br Macaé - RJ
    11 Mille Vini 20,7 35 3 - www.millevini.com.br Rio de Janeiro - RJ
    12 Imigrantes Bebidas 21,9 45 - 2 www.imigrantesbebidas.com.br São Paulo - SP
    13 Emporium São Paulo 22,9 43 3 3 www.emporiumsaopaulo.com.br São Paulo - SP
    14 Supermercados Zona Sul 25,4 28 2 4 www.zonasul.com.br Rio de Janeiro - RJ
    15 Supermercados Pão de Açúcar (RJ) 35,9 36 1 4 www.paodeacucar.com.br Rio de Janeiro - RJ
    16 Planeta Sonho 36,3 53 1 11 www.planetasonho.com.br Rio de Janeiro - RJ
    17 Supermercados Princesa 36,8 24 - 5 www.princesasupermercados.com.br Rio de Janeiro - RJ
    18 Varanda 38,0 33 1 17 www.varanda.com.br São Paulo - SP
    19 Supermercados Pão de Açúcar (SP) 41,4 38 - 12 www.paodeacucar.com.br São Paulo - SP
    O frete
      Uma variável importante a ser considerada pelos consumidores é o frete para entrega dos vinhos. No entanto, não foi possível incluí-la em nossa comparação tendo em vista que o frete varia conforme o endereço de entrega dos produtos. Deve, portanto, o enófilo considerar qual a melhor alternativa para suas compras levando em conta o valor de frete a pagar.  
    Planilha de dados
      Para obter a planilha com os preços utilizados para esta análise, clique aqui.  
    Sites não considerados
      Em nosso levantamente, não pesquisamos os sites das vinícolas e das importadoras, tendo em vista que o estoque das mesmas é muito especializado e não seria possível encontrar os vinhos de nossa relação.

    Efetuamos o levantamento de preços de alguns outros sites, listados abaixo. No entanto, neles não foi possível encontrar o mínimo de 20 vinhos de nossa relação, conforme exigido pela metodologia empregada, não sendo, portanto, incluídos em nossa análise:

  • Estação do Vinho
  • Submarino
  • Vinhos della Cave
  • Gran Reserva Empório
  • Lidador

    A loja Vinhos Net não foi considerada em nossa análise por vender apenas um mínimo de 6 garrafas de cada rótulo.

    Por sugestão dos leitores, conferimos os sites abaixo, que também não conseguiram atingir o limite mínimo de 20 vinhos de nossa lista de 70:

  • wine.com.br
  • winexpress.com.br
  • winestore.com.br
  • www.maisondescaves.com.br
  • www.emporiumdinis.com.br
  •  
    Sugestões
      Quem conhecer outros sites que vendam um mínimo de 20 vinhos de nossa relação, é convidado a indicar o endereço dos mesmos, para que possamos incluí-los em nossa análise.  
    Comentários
    Simey Santos
    Enótria Vinhos
    Vitória
    ES
    25/11/2009 Parabéns Oscar!

    Mais uma vez você deu um show com essa pesquisa. Foi bom saber que as lojas especializadas tem preços mais honestos que os supermercados.

    Excelente matéria!

    Abraços,
    Carlos
    Enófilo
    São Paulo
    SP
    25/11/2009 Parabéns por mais um excelente trabalho.

    Sugiro os sites da: Wine.com.br, Winestore.com.br, Winexpress.com.br

    Verifiquei esses sites, mas nenhum deles atingiu o mínimo de 20 vinhos de nossa lista.

    Obrigado!

    Oscar
    Antonio Dias de Moraes
    ABS
    Rio de Janeiro
    RJ
    25/11/2009 Como sempre uma bela contribuição do EnoEventos, que atende a nossas necessidades.
    Jorge Chagas
    Campinas
    SP
    25/11/2009 Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa.
    Osmir
    Enófilo
    Cascavel
    PR
    25/11/2009 Um site interessante de vinhos europeus com preços bastante atrativos é o www.winestore.com.br. Para ingressar é necessário se inscrever como confrade e o frete é gratuito.

    Verifiquei esse site, mas ele não atingiu o mínimo de 20 vinhos de nossa lista.

    Obrigado!

    Oscar
    Errico Ernesto Rosa
    Comprador Independente
    Rio de Janeiro
    RJ
    25/11/2009 O Alipão/Adega Ramos parece-me que vende pela Internet e possui um bom número de rótulos: http://www.adegaramos.com.br/

    Bem lembrado! Mas estou enfrentando um problema por lá. No site deles, para se consultar os preços, deve-se estar cadastrado. Eu tenho um cadastro antigo e esqueci tanto senha quanto o email. Também não consigo fazer um novo cadastramento, pois o CPF duplicado impede. Pedi ajuda a eles, para resolver o problema, mas até agora, não obtive sucesso... Se eu conseguir, eu os incluo.

    Oscar
    Alberto Petroli
    Administrador
    Bento Gonçalves
    RS
    25/11/2009 Prezado Oscar

    É bom lembrar que recentemente o Estado do Rio Grande do Sul adotou ST (Substituição Tributária), que elevou os preços para o consumidor na ordem de 10 a 12%, em certos casos o percentual ultrapassou os 15%, devido ao preço de "pauta". Veja bem que este aumento não contribui em nada nas margens de lucro das empresas, apenas repasse de tributo.

    Também é importante saber se estas empresas (sites) em que os percentuais ficaram abaixo dos 10 pontos percentuais, atualizaram suas tabelas de preços apos "ST"? Tem produto disponível para entrega?

    A pesquisa foi muito bem elaborada, usando como exemplo das indústrias, "chão de fábrica". Melhorias podem ser feitas, por exemplo enviar para cada empresa pesquisada, via on line, um breve questionario, para saber de quanto em quanto tempo os preços são atualizados, critérios de margem entre outros itens.

    Um forte abraço e obrigado pela oportunidade.
    Alberto
    Marcus Machado
    Empresário de Eventos
    Rio de Janeiro
    RJ
    26/11/2009 Oscar,

    Parabéns pelo trabalho. Sendo carioca como você, senti a falta do Lidador, uma casa tradicional que vem oferecendo preços bem razoáveis para os seus produtos.

    Marcus, eu pesquisei a Lidador, mas não consegui encontrar o mínimo de 20 vinhos da minha lista no site deles. Não foi possível incluí-los.

    Abraços,
    Oscar
    Mariza Corrêa Engel
    Enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    26/11/2009 Um serviço de muita utilidade, em especial nessa época do ano. Parabéns pela iniciativa!
    Stephany
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    30/11/2009 Prezado Sr Oscar

    Observei que o 1° colocado de sua pesquiza tem somente 6 vinhos importados no seu portfolio, o segundo colocado não tem nenhum nenhum vinho importado, o terceiro colocado sim, tem tanto vinhos importados como nacionais.

    Isto não deveria ser levado em conta? Um minimo de vinhos importados, uma carteira de vinhos mais equivalente, não em quantidade mas em tipologia, importado ou nacional. Isto não pode influenciar no resultado? Margens, etc?

    Stephany

    Você tem razão, os dois primeiros colocados, além de serem bastante focados em vinhos nacionais, ainda ficam localizados na Serra Gaúcha, o que dá a eles a vantagem do transporte bem mais barato.

    O propósito dessa análise foi o de oferecer a maior quantidade de informações possíveis para os enófilos brasileiros. Mas cada leitor deve examinar os resultados tendo em vista sua residência e os vinhos que deseja comprar. Quem mora no Rio Grande do Sul e deseja vinhos nacionais, estará mais bem servido com a Adega do Ivan. Para os paulistas, não resta dúvida de que o Rei dos Whiskys é a melhor pedida.

    E, para nós, moradores do Rio de Janeiro, a Adega Ramos se mostrou a de melhores preços. Se fôssemos comprar na Adega do Ivan, muito provavelmente o valor do frete eliminaria a vantagem dos preços menores.

    Um abraço,
    Oscar
    André Blanc
    Administrador
    Petrópolis
    RJ
    02/12/2009 Oscar, parabéns por mais esta pesquisa!

    Trabalho no Multimix, que fica em Petrópolis e foi um dos pesquisadose, e gostaria de sugerir que fosse levado em conta também as promoções, já que a intenção é pagar menos pelos vinhos.

    Acredito que desta forma teríamos uma melhor pontuação.

    Abraços

    Nas minhas análises de preços, nunca considero os preços promocionais, tendo em vista que são temporários. No dia seguinte, o produto pode ter saído da promoção e o cliente ficar frustrado e perder a confiança na pesquisa.

    No caso do Multimix, a colocação foi excelente, ficando em 5° lugar na classificação geral e em 1° lugar em todo o estado do Rio de Janeiro. Parabéns!

    Oscar
    Rula Simões
    Consultora enogastronômica
    Rio de Janeiro/Petrópolis
    RJ
    02/12/2009 Fiquei feliz de ver que os petropolitanos estão bem...

    E claro que não posso deixar de lhe dar os parabéns pelo trabalho... e deve ter sido muito...

    Abs.
    Rula
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]