 10 anos, vida nova...
O D'Amici Ristorante está comemorando seu 10º aniversário. Nos 9 primeiros anos dessa vida, o nome da casa esteve umbilicalmente associado ao nome de seu sommelier, Valmir Pereira. Portanto, quando Valmir saiu de cena para alçar outros vôos, os enófilos e apreciadores da respeitada cozinha do restaurante tremeram nas bases: o que iria acontecer com o D'Amici? Pois passado quase um ano do divórcio, a casa vai bem, obrigado... Continua lotada, almoço e jantar, todos os dias, mostrando que seus clientes continuaram fiéis ao endereço.
Bem mais delicada, era a substituição do sommelier. E a difícil tarefa coube ao corajoso jovem Pedro Dias. É claro que Pedro tinha a perfeita dimensão da responsabilidade que estava assumindo, mas como havia sido formado por respeitáveis mestres e trabalhado em restaurantes tais como o Terzetto, com João Souza, e na CT Brasserie, com Claude Troisgros, encarou o desafio de peito aberto. E pode-se hoje, após 8 meses no comando da adega da casa, dizer que "veio, viu e venceu".
A nova carta de vinhos, criada pelo jovem sommelier é um calhamaço que lista mais de 400 alternativas para os apreciadores da bebida. Segundo Pedro, "a carta foi montada de forma a oferecer muitas opções de bons vinhos - principamente do Velho Mundo - por preços inferiores a 100 reais." Na verdade, examinando a lista com cuidado, vi que as alternativas começam em 52 reais, com o Terra Andina Carmenère, e vão subindo de preço até atingirem a impensável quantia de 19.500 reais, por uma garrafa de Romanée Conti - fiquei tão assustado com o valor que esqueci até a safra dessa inacessível preciosidade.
No entanto, se você quiser beber pouco, para não levar um banho da Lei Seca, existem muitas opções de vinhos em taça (5 espumantes, 3 brancos, 4 tintos, 4 de sobremesa e 7 vinhos do Porto) cobrados a partir de 16 reais. Nada mal!
E para celebrar o aniversário e a nova carta de vinhos, alguns felizardos jornalistas foram convidados a experimentar o cardápio comemorativo, preparado pelo chef Antonio Salustiano e harmonizado por Pedro. Enquanto lá fora a chuva caía, depois de 15 escaldantes dias de ausência, enfrentávamos uma maratona gastronômica de 8 etapas - acompanhadas por 8 rótulos escolhidos a dedo. Felizmente, as porções eram de tamanhos palatáveis mas, mesmo assim, não consegui encarar as duas sobremesas. O detalhe interessante era que a segunda sobremesa - quanta hipocrisia! - era diet. Como se fosse fazer alguma diferença depois de toda aquela overdose de calorias!
Mas foi um chuá! A insalata era fresca e saborosa, o fusilli com scampi era delicioso, a vitela era macia e bem acompanhada, mas para mim, o grande momento da noite foram os Raviolis de foie gras, estupendos e que mereceram a companhia do não menos genial espumante trentino Ferrari Perlé Brut 2001. Mesmo que não viessem as 5 outras etapas que se seguiram ao ravioli, eu teria ido embora assobiando, com a noite prá lá de ganha!
Oscar Daudt
Serviço: D'Amici Ristorante Rua Antônio Vieira, 18 Leme Rio de Janeiro (21)2541-4477 Horário: segunda a domingo, das 12h à 1h |