Matérias correlatas
D'Amici

10 anos, vida nova...

O D'Amici Ristorante está comemorando seu 10º aniversário. Nos 9 primeiros anos dessa vida, o nome da casa esteve umbilicalmente associado ao nome de seu sommelier, Valmir Pereira. Portanto, quando Valmir saiu de cena para alçar outros vôos, os enófilos e apreciadores da respeitada cozinha do restaurante tremeram nas bases: o que iria acontecer com o D'Amici? Pois passado quase um ano do divórcio, a casa vai bem, obrigado... Continua lotada, almoço e jantar, todos os dias, mostrando que seus clientes continuaram fiéis ao endereço.

Bem mais delicada, era a substituição do sommelier. E a difícil tarefa coube ao corajoso jovem Pedro Dias. É claro que Pedro tinha a perfeita dimensão da responsabilidade que estava assumindo, mas como havia sido formado por respeitáveis mestres e trabalhado em restaurantes tais como o Terzetto, com João Souza, e na CT Brasserie, com Claude Troisgros, encarou o desafio de peito aberto. E pode-se hoje, após 8 meses no comando da adega da casa, dizer que "veio, viu e venceu".

A nova carta de vinhos, criada pelo jovem sommelier é um calhamaço que lista mais de 400 alternativas para os apreciadores da bebida. Segundo Pedro, "a carta foi montada de forma a oferecer muitas opções de bons vinhos - principamente do Velho Mundo - por preços inferiores a 100 reais." Na verdade, examinando a lista com cuidado, vi que as alternativas começam em 52 reais, com o Terra Andina Carmenère, e vão subindo de preço até atingirem a impensável quantia de 19.500 reais, por uma garrafa de Romanée Conti - fiquei tão assustado com o valor que esqueci até a safra dessa inacessível preciosidade.

No entanto, se você quiser beber pouco, para não levar um banho da Lei Seca, existem muitas opções de vinhos em taça (5 espumantes, 3 brancos, 4 tintos, 4 de sobremesa e 7 vinhos do Porto) cobrados a partir de 16 reais. Nada mal!

E para celebrar o aniversário e a nova carta de vinhos, alguns felizardos jornalistas foram convidados a experimentar o cardápio comemorativo, preparado pelo chef Antonio Salustiano e harmonizado por Pedro. Enquanto lá fora a chuva caía, depois de 15 escaldantes dias de ausência, enfrentávamos uma maratona gastronômica de 8 etapas - acompanhadas por 8 rótulos escolhidos a dedo. Felizmente, as porções eram de tamanhos palatáveis mas, mesmo assim, não consegui encarar as duas sobremesas. O detalhe interessante era que a segunda sobremesa - quanta hipocrisia! - era diet. Como se fosse fazer alguma diferença depois de toda aquela overdose de calorias!

Mas foi um chuá! A insalata era fresca e saborosa, o fusilli com scampi era delicioso, a vitela era macia e bem acompanhada, mas para mim, o grande momento da noite foram os Raviolis de foie gras, estupendos e que mereceram a companhia do não menos genial espumante trentino Ferrari Perlé Brut 2001. Mesmo que não viessem as 5 outras etapas que se seguiram ao ravioli, eu teria ido embora assobiando, com a noite prá lá de ganha!

Oscar Daudt

Serviço:
D'Amici Ristorante
Rua Antônio Vieira, 18
Leme
Rio de Janeiro
(21)2541-4477
Horário: segunda a domingo, das 12h à 1h
Os vinhos
Cava L’Hereu de Raventós i Blanc Brut 2006
Origem: Penedés
Castas: 60% Macabeo, 20% Xarel-lo e 20% Parellada
Álcool: 12%
El Maestro Sierra Jeréz Fino
Origem: Jeréz
Castas: 100% Palomino Fino
Álcool: 13%
Ferrari Perlé Brut 2001
Origem: Trentino - Itália
Castas: 100% Chardonnay
Álcool: 12,5%
Villa Raiano Falanghina Beneventano 2006
Origem: Campania - Itália
Castas: 100% Falanghina
Álcool: 13%
Anselmo Mendes Alvarinho Muros de Melgaço Vinho Verde 2008
Origem: Minho - Portugal
Castas: 100% Alvarinho
Álcool: 13%
Mascarello Bricco Dolcetto d'Alba 2006
Origem: Piemonte - Itália
Castas: 100% Dolcetto
Álcool: 14%
Domaine de Coyeux Muscat de Beaumes de Venise 2003
Origem: Rhône - França
Castas: 100% Muscat
FLP 2008
Origem: Bairrada - Portugal
Castas: Cercial, Sercialinho e Bical
(foto de arquivo)
O menu comemorativo de 10 anos
Salada com broto de alface, tomates cereja, balsâmico e burrata Ravioli de foie-gras, molho de mostarda e azeite trufado
Maravilhoso!!!
Fusilli com scampi e zucchini Garganelli com cherne e pesto
Pernil de vitela ao forno com capellini nas ervas e pontas de aspargos Manga flambada, calda de chocolate branco e farofa de amêndoas Strudel de maçã com sorvete de creme
Sobremesa diet
Os vinhos
Colunista Alexandre Lalas Carolina Novais, de O Globo, e Maria Vargas, da Documennta
Sommelier Pedro Dias Jornalista Danusia Barbara Cíntia Parcias, da Documennta, e Joana Dale, de O Globo
Silvia Hoirisch Sylvia Braconnot, da Documennta Maria e Rafael Teixeira, da revista Rio Show Alexandre e Pedro
Comentários
José Maria H.A.Pimenta
Engenheiro
Rio de Janeiro
RJ
11/02/2010 Um evento e tanto para o Rio de Janeiro ter um restaurante que nem o D'Amici comemorando 10 anos. Só faltou nesse evento um espumante nacional....
Célio Fortes
Ilha de Baco
Niterói
RJ
12/02/2010 Parabéns ao Pedro pelo jeito como conduz o seu trabalho, com competência, simplicidade e simpatia.
Reinaldo Paes Barreto
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
12/02/2010 Olhem aí, minha gente, não quero ser do contra -- até porque sou frequentador do D'Amici desde a inauguração, "padrinho" do Valmir na premiação que o consagrou e ,mais importante, não deixei de frequentá-lo com a saída de nenhum dos sócios.

Mas, seu Antonio, é preciso ter cuidado com o sucesso. Fui, ontem, 11/2, almoçar lá com o Breno Neves e:

a) a demora do maître vir tirar a comanda está um "poquito mexicana" (com todo o respeito por Jalisco!);

b) o preço de um único capaccio de peixe pra dividir por dois, também embarcou pros cornos da lua: R$35,00 o prato! Nem que fossem fatias de black bass (conhecido como achigã) – peixe dificílimo de pescar,de 10,92 kg, só encontrável no lago Biwa (que selocaliza na parte central do território japonês, ao norte de Kioto e é o maior lago de água doce do Japão).!!!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]