Matérias correlatas
Companheiros da Boa Mesa
Quadrifoglio

Eu já participei de vários encontros dos Companheiros da Boa Mesa e, é claro, eles têm seus altos e... mais altos ainda! Portanto, foi com justa surpresa que a 264ª edição, realizada no Restaurante Quadrifoglio, no Jardim Botânico, tenha me deixado decepcionado. Ficou-me sempre a impressão de que os chefs dos vários restaurantes onde os almoços se realizam, sentem-se honrados com a presença de tão seleto grupo e fazem das tripas coração para exibir suas artes culinárias. Não me pareceu que o mesmo tenha ocorrido desta vez.

A começar pela limitação do cardápio. Eu estava acostumado com menus prolongados, com variados canapés e incontáveis etapas onde experimentávamos o que de melhor o restaurante podia oferecer. No Quadrifoglio, foram apenas uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. E precedidos por um único e burocrático canapé. Estaria tudo bem se os pratos, embora limitados na variedade, encantassem o paladar. Qual o quê!

Para a entrada, devia-se escolher entre uma sopa e um carpaccio de salmão com limão siciliano. Eu preferi o salmão, que terminou sendo o melhor prato do almoço, mas que não deu nem para fazer cócegas no estômago. Na sequência, uma penosa opção: ou um papardelle com ragu (que já havia me decepcionado em outros carnavais) ou um ossobuco, que não é exatamente meu prato favorito. Fiquei com o segundo e comi apenas a pequena porção de risoto que acompanhava a carne. Já quase desmaiando de fome, aceitei - contra meus costumes - a sobremesa. Apesar de bonita, era chocha, desmaiada, e eu não consegui passar da primeira mordida.

O serviço não ficou atrás e entrou em parafuso: demorado, desorganizado e desatento, fez com que a parcimoniosa refeição acima descrita levasse mais de 3 horas para ser completada. Reinaldo Paes Barreto, o organizador do encontro, não conseguia disfarçar sua irritação. E alguns participantes chegavam mesmo a implorar aos garçons para serem servidos. Um caos que indicava que o restaurante não havia, nem minimamente, se planejado para atender ao grupo.

Ainda mais surpreendente, foi o serviço do vinho. O vinho branco harmonizado para o almoço era o Masseria Trajone Inzòlia 2008, siciliano que muito me encanta. Mas eis que - pecado imperdoável! - após servir uma pequena dose para cada comensal, o vinho simplesmente acabou. Será que o restaurante não sabe quantas garrafas são necessárias para servir uma mesa de 30 pessoas? E a partir daí, os copos ficaram vazios por mais de meia hora, até que os atendentes se decidissem por substituir o vinho inexistente por um Sauvignon Blanc chileno. Inacreditável!

Que saudades da Silvana Bianchi!

Oscar Daudt
O almoço
Canapés Sopa de aspargos com camarão ou Fatias de salmão fresco cru com gotas de limão e endro
Papardelle com molho de paleta ou Ossobuco de vitelo com risoto de açafrão Chocolate crocante recheado com calda de avelã e laranja
Os vinhos
Chandon Réserve Brut Masseria Trajone Inzòlia 2008 Bonacchi Montepulciano d'Abruzzo 2008
Os participantes
Danusia Barbara e Reinaldo Paes Barreto Marcos Gasparian, presidente da confraria Norma Illner, secretária da confraria
Breno Neves Maria Geyer Thami Carlos Silva Ramos
Roberto Hirth e Juarez Carvalho Filho Vanda Klabin e Luiz Séve Sérgio da Costa e Silva
Amaury Chaves e Sérgio Pereira Marion Mac Dowell Reinaldo, Patrícia Sá e José Carlos Sá
Pepe Torras e Patrícia Carlos, Norma e Pedro Paulo Machado
Em outra mesa...
Em outra mesa, encontrei as belas representantes da Importadora Vinci, Lilian Seldin e Anna Bosso
Comentários
Yeda M F Vergara
TRT
Rio de Janeiro
RJ
28/01/2010 Só o fato de ser no Quadrifoglio já é o suficiente para não ser bom. Fui duas vezes a esse restaurante, para não voltar nunca mais.

Yeda
Antonio Carlos de Almeida Tempone
Consultor de informática
Rio de Janeiro
RJ
28/01/2010 Apesar de não ter participado, são lamentáveia tais acontecimentos.
Adilson Portugal Rachid
Museólogo e Antiquário
Rio de Janeiro
RJ
28/01/2010 Que falta nos faz a saudosa Juarezita. Jamais ocorreria isto sob o comando dela nesse restaurante. Após sua morte, fui algumas vezes e todas uma granDe decepção. Uma pena, para quem já foi um dos melhores restaurantes do Rio.
Heitor Lyra
Engenheiro
Rio de Janeiro
RJ
28/01/2010 Tudo indica que perdi só a oportunidade de rever amigos! Na véspera, por motivos profissionais, foi obrigado a cancelar a presença. Sorte ou azar, almoços melhores virão para todos!!!

Bom apetite.
Juliana Moura
Hoteleira
Rio de Janeiro
RJ
28/01/2010 Infelizmente, nem sempre agradamos a todos e gosto não se discute. Tenho ótimas recomendações deste restaurante e sempre que vou até lá com meu esposo, somos muito bem recebidos e o serviço, comida e bebida são simplesmente impecáveis!
Rodrigo Castello Branco
Apreciador das boas coisas
São Luis
MA
28/01/2010 Caro Oscar.

Se não fosse relatado por você eu não acreditaria. Logo o Quadrifoglio que para mim tem boas lembranças, de inclusive ter sido o lugar onde conheci os vinhos do Telmo Rodriguez. Realmente é uma pena.

Um grande abraço e melhor sorte na próxima.
Elciane Pinheiro
Subgerente
Rio de Janeiro
RJ
28/01/2010 sou cliente do quadrifoglio e referentes aos pratos citados por vc,já provei todos e achei maravilhosos...me surpreendo vc dizer que a sobremesa¨diamante¨e chocha, desmaiada..pra mim é umas das melhores sobremesas que ja desgustei...me desculpe mas vc nao estava bem nesse dia...
Fátima Mendonça
Advogada/Winemaker
Fortaleza
CE
28/01/2010 Aprecio a sua sinceridade, caro Oscar! Mesmo que com isso nem sempre agrade a todos, é uma virtude a franqueza e admirável a coragem demonstrada. Pena que nem todos respeitem essa atitude honesta e felizmente podemos nos expressar livremente.

Que seus comentários sirvam de estímulo ao restaurante!
Glaycon Pereira
Enófilo
Brasília
DF
28/01/2010 Caro Oscar, parabéns pela coragem e isenção. Pena um ícone da gastronomia se apresentar decadente.

O fotógrafo tem qualidades pois os pratos, aparentemente, estão bem proporcionados, pecando na apresentação. Quanto ao serviço só um adjetivo: LAMENTÁVEL!
Pablo Fest
Barman
Rio de Janeiro
RJ
29/01/2010 CRUZES!
Luciana Fonseca
Empresária
Rio de Janeiro
RJ
29/01/2010 Caro Oscar,

Nao concordo com sua opiniao, acho que o Quadrifoglio é uns dos melhores restaurante do Rio de Janeiro, o mesmo para equipe.

Inclusive o meu prato preferido é o RISOTO DE FRUTOS DO MAR e a sobremesa DIAMANTE é inesquesivelllllllllllllll...
Anny Almeida
Arquiteta
Rio de Janeiro
RJ
29/01/2010 Oscar, sou cliente do Quadrifoglio a um tempo, e fiquei um tanto indignada ao ver os comentarios maldosos que fez a respeito do mesmo. Tudo bem que cada um tem sua opiniao e sao diferentes, mas ja que muitos admiram a SINCERIDADE resolvi ser tambem. Voce reclamou tanto dos pratos, mas disse que nao eram os seus preferidos, entao vc deve concordar que o erro está muito mais na sua escolha! O restaurante tem pratos para todos os gostos.

Sempre frequento e jamais ouvi tamanho absurdo. Sem falar que percebi nas suas colocacoes o quanto voce gosta de comer bem! Uma pena que comer bem nem sempre quer dizer qualidade mas sim quantidade (que é o seu caso!)
Gláucia Helena Barbosa
Psicanalista e Enófila
Rio de Janeiro
RJ
30/01/2010 Oscar,

Compartilhando a opinião de outros que aqui escreveram, quero parabenizá-lo por instaurar este espaço onde todos podem se expressar livremente.

Quanto ao Quadrifoglio, estive lá logo após reinaugurado e fiquei muito decepcionada: vinha um barulho ensurdecedor da cozinha, que mais parecia uma peixaria (realmente espantoso!!!), não gostei do serviço, nem me recordo do que comi, pois não era bom. Meu marido gostou de seu prato, mas nunca mais voltamos lá pelas recordações ruins que restaram...

Espero que eles possam ler todas as críticas e refletir para se aprimorarem e podermos fazer as pazes com este restaurante que já faz parte da história gastronômica da cidade.

Abraços, Gláucia
Josiane Santos
Rio de Janeiro
RJ
01/02/2010 kkkk só rindo mesmo de tudo isso!! quanta gente ignorante!! se ve pelo OQUE se escreve e nao COMO se escreve...afinal todos sabem que esses comentarios sao abertos, e que muitas pessoas vao ter acesso nao sabem???

é oscar, apesar de ser um cara que na minha opiniao sem NENHUM requinte... glamour, e senso de etiqueta boas maneiras... sem PALADAR apurado.. sim, por que para dizer que a comida é do melhor restaurante do rio de janeiro é ruim... certamente vc nao entende absolutamente NADA de degustaçao, culinaria ou tudo isso é insatisfaçao pessoal. bom apesar de tudo isso, voce é um cara de bons amigos...

os que nao te conhecem nao concordam com vc! principalmente quem de fato é cliente!

que sabotageeeem
Fabiane
Recursos Humanos
Rio de Janeiro
RJ
01/02/2010 nossa!! Um amigo, cliente do restaurante (assim como eu) comentou sobre essa pagina e eu nao acreditei! ele ficou super chateado com tudo que leu aqui, mas nao quis comentar... diferente de mim que resolvi fazer

eu acabo de ler o trabalho do Oscar, e nao consigo concordar com absolutamente NADA!! me perguntei o que voce Oscar deve estar ganhando com isso?? o por que disso ??? eu realmente nao entendi! falou tao mal da sobremesa por exemplo, mas pecou ao colocar uma foto MA-RA-VI-LHO-SA da tal sobremesa que me deu ate agua na boca (é a minha favorita) tirou fotos de clientes... engraçado, todos sorrindo e com caras de satisfeitos.. olhando assim... ficar ainda mais dificil acreditar em tudo que disse...

devia ter tirado uma foto SUA!! aposto que convenceria melhor os frequentadores!!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]