O pesadelo das cervejarias

Fontes fidedignas me confirmaram hoje que o clima nas principais cervejarias do Brasil é do mais absoluto pânico. Desarvorados, batendo cabeças, convocaram reuniões de emergência para discutir a ameaça que paira sobre seus domínios: a enorme repercussão do Espumas e Paetês, o bloco que movimentou a rua General Glicério, no bairro das Laranjeiras na tarde do dia 6 de fevereiro. Era mais um daqueles dias deste verão em que o aquecimento global mostrava toda a sua força, mas os foliões não estavam nem aí para as loiras geladas. Todos só cantavam e decantavam as borbulhas. E espumantes foi o que não faltou!

Uma iniciativa das enófilas Cláudia Holanda e Lilian Rodrigues, o evento teve o apoio da Confraria Carioca de Duda Zagari, dos representantes da Valmarino e da Cave de Pedra Giorgio e Ricardo Bibán, e do Portal Vinhos DOC de Eduardo Vianna. E, discretamente, a L'Orangerie, loja de vinhos situada a poucos metros da concentração, tornou-se o quartel-general da organização, onde as decisões foram tomadas e onde os enófilos iam lavar suas mãos. Sim, porque enófilo que se preza, não lava as mãos na rua, ao contrário do bloco rival que se reunia perto dali.

A cerca de 100 metros de nosso território de resistência, na pracinha da Perinatal, concentrava-se o Xupa mas não baba - carinhosamente abreviado para Xupa por seus componentes - e o rastro de urina que eles deixaram era ensurdecedor! Mas embora bem mais populoso do que o Espumas, o Xupa perdeu feio em matéria de animação. Sempre vale lembrar que, enquanto o teor alcoólico da cerveja é de 3 ou 4 por cento, os espumantes variam entre 11 e 12%! Não deu nem prá largada!

Enófilo que se preza, igualmente não se anima com qualquer pagode ou axé, e nossa festa foi embalada pelos corais Coralito e Coroá, cultuados grupos de Laranjeiras coordenados pela professora Ignez Perdigão, que nos brindaram com belas marchinhas de carnaval na mais perfeita harmonização com as taças que se levantavam em incontida alegria. Evoé, Momo! era o grito de guerra!

Como se diz na minha terra, foi um baita sucesso!

Oscar Daudt
Os espumantes
Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé
Stellato Brut Rosé
Cave Geisse Brut 2005 Villaggio Grando Brut
Cave de Pedra Brut Valmarino Brut Casa Valduga Estações Rouge 2002
Os foliões conhecidos
Cláudia Holanda e Lilian Rodrigues, as organizadoras do bloco Giorgio Bibán, nos intervalos da folia, servia os espumantes Cave de Pedra e Valmarino A sommelière Deise Novakoski
Jô e Homero Sodré Chef Maria Vitória, do Bistrô Montagu José Luis Doldán, organizador dos Enoguaios O sommelier Marcos Lima e Dulcinéia Massi
Ana Maria Magalhães João Luiz Manso, da Vinirio
Janani e Luiza Vilela Cesar Velasco, representante da Sanjo Yann Lesaffre, do Mr. Lam
Márcia Maria Marques Carlos Teles Rosane Bardana Romaine Carelli
Ahnis Fraga Rodrigo Leal, do Bistrô Montagu Ricardo Bibán e sua filha Cláudia Cristina Passos
Ana Cristina Affonso Rodrigo Castello Branco, direto do Maranhão para o bloco
Gabriela Maschio, estilista do bloco, modelava as camisetas dos participantes Leila Ferreira Alexandre tomava conta do caixa
Katya Fratte Fernando de Oliveira e Jô Nunes Duda Zagari, da Confraria Carioca Mario Pontes
Djane Cavalcanti Renata Aragão e Pietro Cruz Antônio Przewodowski General Glicério (ou Marcos Lima)
Solange da Silva Martha
Valdiney Ferreira, da L'Orangerie Cristina Saliby Eduardo Vianna, do Portal Vinhos DOC
Márcia Galhardo e Regina Célia Vaz Joubert Aragão A violonista Thomaz Cavalcanti
Jandir Passos, Deise e Rodrigo Doldán e Marcos, com o espumante uruguaio Sust Ana, com muita animação Janani
Carlos Todos com a camiseta do bloco Rodrigo, Yann e Maria Vitória Marcos
Dulcinéia, Deise e Ana Carlos
Manso, com o samba no pé Rodrigo Miranda e Ana Eu, com o pé enfiado na jaca
Os foliões anônimos
Comentários
Claudia Holanda
Enófila e compositora
Rio de Janeiro
RJ
07/02/2010 Oscar!!!!!!!!!

Que bela matéria. Rolei de rir. Amei a festa e sua presença animada.

É isso aí, no nosso bloco só os espumantes têm vez.

Beijãoooo,
Claudia
Rodrigo Castello Branco
Apreciador das boas coisas
São Luis
MA
07/02/2010 Oscar,

Valeu a vinda. O bloco estava muito legal e tranquilo.

Um grande abraço e parabéns a todos que se empenharam para o sucesso do Espumas e Paetês. Agora é tocar em frente para 2011.

Tim tim.
Daniel Perches
Enófilo e blogueiro
São Paulo
SP
07/02/2010 Pessoal, parabéns pela festa. Parece muito animada. Precisamos fazer uma edição aqui em Sampa. Topam?

Abraços
Daniel Perches
www.vinhosdecorte.com.br
Emi Nishio
Advogada
Rio de Janeiro
RJ
07/02/2010 Parabéns:

  • às organizadoras pela bela iniciativa;
  • ao Oscar pela sempre atenta divulgação;
  • e à alegria de todos os foliões.

    Um merecido brinde a todos!!!
  • Mike Taylor
    Consultor em vinhos
    Agora Buenos Aires, em breve..
    O mundo
    07/02/2010 Caro Oscar,

    Na minha condição de MUSO INSPIRADOR, não sou mencionado como incentivador online para o bloco sair (ou melhor concentrar....!). Também não vejo uma foto do meu clone virtual. Cadê a foto do boneco, hein?

    Parabéns a todos os que participaram, e aos que apoiaram, organizaram, e fizeram mais uma festa em torno ao vinho.

    Fico feliz de saber que mais uma idéia que congrega, tenha saído do FORUM DE ENO-GASTRONOMIA.

    Enoabraços momescos e bacchescos desde Buenos Aires.
    Mike
    Márcia Maria
    Rio de Janeiro
    RJ
    07/02/2010 Mike

    Amplia a foto do Antônio Przewodowski que você verá como você estava presente. Oscar publicou uma fota sua.

    Marcia
    Márcia Maria
    Rio de Janeiro
    RJ
    07/02/2010 Lilian e Claudia,

    Aproveitando para mandar meu recado. Já estou aguardando ansiosamente a próxima edição do Espumas e Paetês.

    Estão de PARABÉNS, estava muito bom.
    Eduardo Vianna
    Empresário
    Rio de Janeiro
    RJ
    07/02/2010 Olá Oscar,

    É fácil perceber se as pessoas estavam felizes pelas suas fotos. TODAS ficaram lindas!!! Muita alegria e um alto astral sensacional.

    Parabéns para a Claudia e a Lilian pela maravilhosa iniciativa. Até ano que vêm com a versão 2.0 deste bloco maravilhoso.

    Enoabraços,
    Vianna
    Yann Lesaffre
    Mr. Lam
    Rio de Janeiro
    RJ
    07/02/2010 AHHHHHH se todo carnaval fosse assim...............

    Muito boa a festa, tranquila, com música boa e numa altura civilizada, nada tumultuado. Muito bom mesmo, com direito a esticada no Varanda para uma pizza com chopp e depois, ainda, piscina na madrugada até as 3 da manhã com mais espumante e meu bom e velho companheiro Johnnie.

    Agora preciso de uma semana para recuperação da carcaça....rsrsrsrsrrs
    Ignez Eleonora Morais Perdigão
    Música
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Salve Oscar!

    Foi realmente muito simpático o lançamento do bloco de enófilos. Convivência pacífica entre nossa cantoria, que já está na 5ª edição, sempre no sábado magro, com os coros Coralito, Coroá e Corão. Sem carros de som, sem cordas e sem palavras de ordem brincamos um carnaval animado e musical.

    Abraço,
    Ignez Perdigão
    Marcylene de Oliveira Capper
    Jornalista
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Foi uma agradável tarde. Gostei de conhecer a Lilian, a Claudia e a bela iniciativa.

    Aguardo um blog para que possamos compartilhar ideias.

    Parabéns!
    Lilian Rodrigues
    Analista de sistemas e enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Ignez

    Foi lindo o coral, o repertório e o astral de todos. Todo mundo fantasiado, brincando com lirismo e muita simpatia.

    Beijoss e muito obrigada.
    Nei Augusto Ribeiro
    Engenheiro e enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Prezadas Claudia e Lilian,

    Parabéns pelo enorme sucesso. Infelizmente eu que estava na turma do incentivo, não pude estar presente devido a necessidades profissionais.

    Sugiro mais um encontro no meio ou no final do carnaval. Esta energia não pode parar !!!

    Saúde e espumantes pra todos.

    Sds
    Nei Augusto Ribeiro
    Claudia Holanda
    Enófila e compositora
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Ignez, foi lindo!

    O bloco Espumas e Paetes não poderia estar em melhor companhia. Um carnaval civilizado, tocante e pra lá de animado.

    Obrigada e parabéns. Foi maravilhoso.

    Beijoooosss festivos.
    João Luiz Manso
    Vinirio
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Todo mundo de parabéns! Muita alegria e espumantes gelados.

    Oscar, você sempre bem disposto e registrando os nossos ótimos momentos.

    Valdiney, meu prezado, o meu muito obrigado pela tranquilidade que você nos proporcionou. Até o proximo!

    Abraços
    João Luiz
    Duda Zagari
    Confraria Carioca
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Fala Oscar!!!

    Realmente foi ótimo. Confesso cque quando fui convidado a "apadrinhar" o bloco não esperava que o sucesso fosse tão grande. Foi muito legal.

    Ano que vem prepararemos mais surpresa na "Van do Amor", como a Maria Victória apelidou nosso carro de apoio... hehehe

    Você estava uma figura com a peruca loira... hehehe.

    Minha loira também estava o máximo, customizando as camisetas.

    Abraços
    Duda
    Romaine Carelli
    Chef
    Niterói
    RJ
    08/02/2010 Oscar, realmente foi um parto, mas valeu a espera. Lílian e Claudia, parabéns.

    Tá na hora de vc colocar uma foto mais bonita minha rapaz.

    Você de loira está tudo...
    Cesar Martinz Velasco
    Representante SANJO
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Grande Oscar!

    Mais uma vez cobertura perfeita.

    Parabéns a todos que organizaram, festa perfeita sem excessos e muita alegria. Um parabéns especial ao pessoal da música, brincadeira sadia e bonita.

    Que venha o próximo.
    José Luis Doldán
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Oscar

    Parabéns pela cobertura do evento. Realmente foi muito bom. Você não apareceu na L'Orangerie, onde ficamos com os amigos Valdiney, Joubert, Antonio, Jandir, Duda, etc (só os marmanjos, nem falei das damas...) até a meia-noite para "completar o tanque".

    Eu penso o seguinte... se foi tão bom assim, para que deixar a segunda edição para o ano que vem, vamos fazer de conta que estamos no vale de São Francisco e fazer "duas colheitas" por ano... por que não no sábado 20 para "enterrar os ossos". ve se vòcê convence as meninas... Quem se habilita??????

    Abraços.
    José Luis Doldán
    (prometo que levo outro espumante Sust da Carrau e desta vez encho o teu copo. Ohhh! O Marcos Lima disse ter gostado dele.)
    Djane Cavalcanti
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Oscar

    Você sempre me surpreende, as fotos ficaram lindas, hoje só falamos das fotos no ensaio do Boitatá.
    Carlos Dei S. Ribas
    Jornalista
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/02/2010 Me desculpa, não gostaria de contribuir com nenhum incêndio, mas colocarem a foto da Ignez Perdigão e o pessoal dos coros, dos quais ela é regente (com as tradicionais e maravilhosas marchinhas) como foliões anônimos, é muita falta de apuração e...

    Entendo que identificar no meio da multidão carnavalesca é complicado, mas, com um pouquinho de cuidado e respeito pela importância do outro, que está enriquecendo o seu evento, tudo fica mais bonito e diferente.

    Abraços!
    Dei Ribas

    Foi falha minha. Peço desculpas ao leitor e, principalmente, à maravilhosa Ignez e seus corais que tanto abrilhantaram nosso bloco.

    Oscar
    Lilian Rodrigues
    Analista de sistemas e enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/02/2010 Oi Oscar, oi José.

    Uma pena que tenha rolado o L'Orangerie, após o Bloco e eu tenha ficado boiando. hehehehe... Tudo bem, no próximo ano o "trenzinho" final do bloco vai direto para lá. Eu e Claudia Holanda, já estamos cheias de idéias para o Bloco Espumas e Paetês 2011.

    Obrigada OSCAR, pelo seu apoio. Foi super importante para o sucesso do Bloco, assim como os rapazes dos espumantes, que compraram a nossa idéia.

    VALEU TUDO, OBRIGADÂO... BOMBOU
    Antonio Carlos do Amaral Przewodowski
    Advogado
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/02/2010 José Luis Doldán, Marcia Maria e Nei Augusto Ribeiro têm toda razão! Dou o maior apoio para uma segunda edição ainda este ano! Se foi tudo tão bom, para que esperar até ano que vem? Vamos agitar uma campanha para reedição ainda este ano!

    Pode incluir meu nome nesse abaixo-assinado!

    Oscar
    Claudia Holanda
    Enófila e compositora
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/02/2010 Oi pessoal!! Isso tá bombando!!

    Marcylene, me lembro que você sugeriu um blog ou um site pro bloco. Irei montar. Ótima ideia.

    Doldan, Antonio... até que não seria mau um reedição do bloco ainda neste ano, mas a grande questão são os músicos. A gente só combinou com o pessoal da Ignez para aquele dia. O coralito Coroá e os músicos da feira já são tradição em Laranjeiras e nos unimos a eles. Acho que eles são a companhia perfeita pra fazer um carnaval educado, bonito e lírico. E não sei se eles já tem outras programaçoes para os dias de Momo neste ano...
    Ricardo Bibán
    Cave de Pedra e Valmarino
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/02/2010 Parabéns Claudia e Lilian! Foi muito bom participar do Espumas e Paetês! Muito obrigado! Valeu Edu Vianna e Duda Zagari, parceiros das espumas do bloco! Obrigado, Alexandre!

    Meus parabéns à Ignez Perdigão e aos ótimos músicos/cantores!

    E contem comigo para um pós-carnaval e/ou um carnaval fora de época regado a espumantes.

    Aquele abraço,
    Ricardo Biban
    Janani Vilela
    Enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/02/2010 Cláudia e Lilian,

    Parabéns por esta iniciativa! Foi sensacional! A Esticada na L'Orangerie sentiu a falta de vocês!

    Concordo com a proposta da reedição no próximo sábado! Mas se ficar este gostinho pro ano que vem.. hummm.... Seja o que Baco quiser!

    Vianna e todos os colaboradores... Valeu!

    Oscar.. suas fotos e cobertura ficaram excelentes!

    Parabéns a todos que tornaram possível este delicioso encontro.

    EnoAbraços, Janani
    Gilda Cassiano
    Pedagoga - CEDUC
    São Paulo
    SP
    09/02/2010 Minha imagem não foi registrada, mas eu juro que estava lá e ADOREI a festa. Ignez, fiquei feliz com a cantoria MARAVILHOSA.

    Parabéns Lilian e Cláudia pela idéia e alegria dos Plumas e Paetês. Valeu minha ida até o RJ.

    Bjs. Gilda
    Ana Muller
    Alemanha
    10/02/2010 Ai, Claudinha e Lilian

    Lindas, amei o bloco de vocês. Show de Bola...

    Saudades sempre
    Ana + Reinhard
    Ricardo Bibán
    Cave de Pedra e Valmarino
    Rio de Janeiro
    RJ
    10/02/2010 ...e parabéns, Oscar, pela matéria e belas fotos!

    Aquele abraço!
    Gustavo Silveira
    Enófilo
    Niterói
    RJ
    13/01/2011 O Bloco sai (na verdade só concentra) esse ano novamente. Dia 28/02/2011. Praça General Glicério, a partir das 16h.
    José Antônio Alvaíde dos Santos
    Operador de computador
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/02/2012 Lilian e Claudia, parabéns pela bela organização, vocês são nota 10.

    E parabéns para os patrocinadores do evento.
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]