Cada vez mais a Internet avança como principal fonte de informações de um futuro que já chegou. Não seria diferente para o mercado do vinho...
A Internet e a mídia tradicional
Enquanto escrevo, ouço a noticia: hoje circula a última edição impressa do JB! A perda de hegemonia dos jornais, impérios de mídia há séculos, não deixa de ser impressionante. Senhores da comunicação desde sempre, perderam seu lugar não para a TV ou rádio, mas para a Internet.
Sempre fui pioneiro em idéias e realizações, entre elas o primeiro shopping eletrônico da América do Sul em 1993 e o primeiro provedor Internet de Minas, em 1995. Naquela época o vinho era assunto de poucos conhecedores, que aprendiam e descobriam em viagens e livros.
Pioneiramente eu e o Dr. Júlio Anselmo criamos em 1997 o primeiro site brasileiro sobre vinhos, juntando dois assuntos inusitados: Vinho e Internet.
Treze anos depois, a Academia do Vinho é a primeira resposta natural do Google para o verbete vinhos, tendo mais de 5.000 links apontando para seu endereço. Apesar dessa notoriedade, sua importância é relativa, pois esse porto de informações é apenas uma parada de visitantes, geralmente iniciantes no mundo do vinho.
Novidades digitais
A Internet não fez baixas apenas na mídia. As redes sociais, as manifestações individuais nos mais variados temas (põe variado nisso...) criaram uma liberdade de expressão jamais vista e - glória nas alturas – abriu-se o comércio eletrônico! A princípio falava-se em bilhões em faturamento, mas não foi tãaao rápido quanto esperado.
Assisti de camarote à entrada em operação de lojas de vinhos na rede, trazendo ao consumidor um leque opções inexistente em seu comércio local. Como toda loja virtual, são sites cheios de ofertas, promoções, banners, pisca-piscas e toda sorte de chamarizes irritantes, mas que funcionam (infelizmente...) bem exatamente por isso.
Penso que a comunicação elegante, inteligente, clara e de fácil acesso é o caminho para um mundo melhor, mas nós consumidores alimentamos essa poluição visual quando a ela sucumbimos. Costumo dizer que os vinhos mais vendidos são Château Desconto e Promoção DOC...
Um novo paradigma Como pioneiro renitente, anuncio aqui um lançamento inusitado: um site onde o visitante pode ao mesmo tempo aprender sobre vinhos e comprá-los, ampliando seus conhecimentos ao descobrir regiões vinícolas de todo o mundo e tendo ao seu alcance os vinhos da região consultada. Parece óbvio, mas só depois de feito. Para isso, engrenagens técnicas importantes são necessárias. Juntos, a Academia do Vinho e a Estação do Vinho aceitaram esse desafio.
Nessa proposta o site de informações didáticas funciona como um menu, ou carta de vinhos, dirigindo o visitante pelas inúmeras regiões vinícolas do mundo, informando suas características, particularidades, principais uvas e vinhos, Denominações de Origem e apresentando ao lado os vinhos para compra.
Minha expectativa é que esse sistema de navegação ajude a ampliar a percepção dos consumidores para a grande diversidade de vinhos disponível, convidando-o a comprar e conhecer vinhos inusitados em vez de repetir o tinto do Mercosul sempre em oferta.
Não, não acho que vou mudar o comportamento das pessoas, mas posso tentar, sabem por quê? Porque o mundo do vinho é grande demais para se ficar parado num mesmo canto. Prefiro arriscar em um vinho que não conheço a repetir o que já sei que é ótimo. O inusitado termina sendo o mais saboroso.
Confraria Volta ao Mundo Junto com essa novidade, lançamos também um clube de vinhos, onde o associado paga uma mensalidade fixa e recebe em sua casa dois vinhos todo mês, selecionados por sua personalidade e bom custo-benefício. Além disso, leva junto uma revista eletrônica com informações completas sobre o país tema do mês.
País? O clube se chama Confraria Volta ao Mundo, que visitará um país por mês, oferecendo aos associados diversidade e surpresas. Para essa operação nosso parceiro será a Expand,que oferecerá vinhos especiais de seu portfólio.
Além dos dois vinhos do mês, serão oferecidos rótulos extras que complementam a experiência daquele país, inclusive porque reduzir França, Itália, Portugal e outros grandes produtores a 2 vinhos é simplificação demais.
Será um prazer ter sua companhia nessa viagem! Saúde!