Matérias correlatas
Companheiros da Boa Mesa

Almoço a 4 mãos e muitas cabeças

Foram dois mundos se encontrando em um espetacular almoço: a Bélgica, pelas habilidosas mãos de Frédéric de Maeyer, chef do Eça, e o Japão, pelos artísticos pauzinhos de Nao Hara, chef do Nao, do Shin-Miura, do Hara Sushi e que ainda tem fôlego e paciência oriental para assinar o buffet japonês do Porcão. Mas enquanto o Frédéric é um belga da gema e do chocolate, Nao é um japonês de mentirinha pois, apesar de sua pinta de samurai, nasceu em Tinguá, Nova Iguaçu. Isso, no entanto, não o impede de ser o japa mais respeitado do Rio de Janeiro.

Esse improvável e inesquecível encontro aconteceu no 269° Almoço dos Companheiros da Boa Mesa, realizado no Nao, do São Conrado Fashion Mall, e foi um dos melhores eventos dessa confraria - se não o melhor! - de que tive a oportunidade de participar. O cuidado no planejamento e realização chamava a atenção. Sob o comando de Vanda Klabin e Ana Cristina Reis, a organização primou pelos requintados detalhes, que iam do criativo, sofisticado e delicioso cardápio, continuavam pelos excelentes e originais vinhos e atingiam até a luxuosa preparação da carta do almoço, com capa da artista plástica Cristina Canale, uma brasileira radicada em Berlim e atualmente em exposição no MAM.

Foram 2 amuse-bouche, 2 entradas, 2 pratos principais e 6 sobremesas, tudo divididinho irmãmente entre os dois chefs. A entrada de Fred, um foie gras com aspargos e telha de cacau com mandioca parecia imbatível, mas o Nao não deixou por menos e trouxe um trio de lagosta, em que o shumai com gengibre era o destaque: uma finíssima e transparente massa de água que envolvia a lagosta com gengibre. Deu empate.

Os pratos principais foram outra guerra: Fred atacou com um delicioso vermelho grelhado com cogumelos e pupunha, enquanto Nao se defendeu com uma cestinha recheada com pernil de cordeiro e acompanhada por um surpreendente croquete de feijão branco e tomates confit. Novo 1 x 1!

E as sobremesas? Encantadoras! Eram seis belíssimas peças, numa espécie de degustação. E os chefs ainda se deram ao luxo de trocar de lado: Fred, um mestre do chocolate, elaborou as sobremesas que misturavam cores, sabores e ingredientes, bem ao estilo do Nao. E este, abandonou os toques orientais e assinou as três delícias de chocolate. Nenhum dos dois fez feio e desta vez quem saiu ganhando foram os convidados! Eu, que como vocês sabem, costumo passar nos doces, não resisti e provei, metódicamente, cada um deles, babando a cada nova dentada.

Os vinhos foram um capítulo a parte. Vanda e Ana Cristina buscaram assessoria da Angélica Marchi, da Enoteca Fasano, que abusou da criatividade e apresentou rótulos fora do usual, deliciosos e que caíram como uma luva para harmonizar com os não tão óbvios pratos. O Domaine Bernard-Defaix Petit Chablis 2007, que acompanhou as entradas e o primeiro prato, era fresquíssimo, com aromas de lichia, cítricos e maçã, prolongando-se na boca. Já o Château Terrasson Côtes de Castillon 2005 era um belíssimo Bordeaux, com aromas achocolatados e de ameixas maduras, com muita elegância e equilíbrio. E, finalmente, para escortar as tantas sobremesas, um admirável Sassadoro Vin Santo di Chianti Classico 2002, com uma belíssima cor de ouro velho e que, apesar da idade, era fresquinho, jovial, com deliciosa acidez apoiada por magníficos aromas de nozes e damasco.

Conclusão: para quem gosta de achar defeito em tudo, esse encontro foi uma frustração!

Oscar Daudt
O almoço
Bombons de cabra com uva verde e pistache (Fred) Sushi de salmão semigrelhado com tartare ao mel e mostarda (Nao) Foie gras marinado e grelhado com aspargos brancos e telha de cacau com mandioca (Fred)
Trio de lagosta: shumai com gengibre; terrine de espumante e brotos; sushi de arroz crocante (Nao) Vermelho grelhado com cogumelos frescos e pupunha, emulsão leve ao vinho branco (Fred) Cestinha recheada com pernil de cordeiro ao licor de ameixa, croquete de feijão branco e confit de tomate (Nao)
Sobremesas (da esquerda, em sentido horário): Torta de limão e blueberry com pistache (Fred); Mini couscous de frutas vermelhas com graviola (Fred); Mini brownie (Nao); Cestinha mousse de chocolate belga (Nao); Profiterole com creme de caramelo e sal de Guérande (Fred); Brigadeiro de colher com gengibre cristalizado (Nao)
A linha de produção
Os vinhos
Domaine Bernard-Defaix Petit Chablis 2007
Região: Borgonha
Casta: Chardonnay
Álcool: 13%
Preço: 115 reais (Enoteca Fasano)
Château Terrason Côtes de Castillon 2005
Região: Bordeaux
Castas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc
Álcool: 12,5%
Preço: 75 reais (Enoteca Fasano)
Sassadoro Vin Santo di Chianti Classico 2002
Região: Toscana
Castas: Trebbiano, Malvasia, Canaiolo
Álcool: 16%
Preço: 176 reais (Enoteca Fasano)
Os participantes
Laurita Pedras
A cúpula do almoço: as organizadoras Vanda Klabin e Ana Cristina Reis, os chefs Frédéric de Maeyer e Nao Hara e o presidente dos Companheiros, Marcos Gasparian Octávio Sampaio e Valdir Siqueira
Ana Maria Tornaghi Reinaldo Paes Barreto Márcia Chami
Sérgio da Costa e Silva Marion Mac Dowell Amaury Chaves
Danusia Barbara Roberto Hirth A atriz Márcia Rodrigues e Carlos Silva Ramos
Vanda com Cristina Canale e Sula Danowski Paulo Henrique Pedras Lúcia Helena Sampaio
Juarez Carvalho Kitty Assis Heitor Lyra
Pepe Torras e Marcos Gasparian, ex- e atual presidentes dos CBM Vanda e Sula Luís Augusto Russo
A artista plástica Cristina Canale, que desenhou a capa do cardápio O eficiente serviço foi comandado pelo maître Ronaldo Muniz da Silva As responsáveis pelo sucesso do evento: Ana Cristina Reis e Vanda Klabin
O presidente dos Companheiros da Boa Mesa, Marcos Gasparian Danusia e os chefs Uma mesa interminável...
 
Comentários
Vanda Klabin
Curadora de arte
Rio de Janeiro
RJ
23/07/2010 Todos os seus comentários gastronômicos são pertinentes e adoráveis. Precisão nos detalhes, descrição objetiva dos fatos e fotos magníficas. Você sabe dosar à medida menu & harmonização.

Parabéns e super obrigada.
VK
Aurora Lilian Rodrigues
Analista de sistemas, paixão: vinho
Rio de Janeiro
RJ
23/07/2010 Me permita dizer.... ESTOU BABANDO... que pratos!!!!

Parabéns!!!
Reinaldo Paes Barreto
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
23/07/2010 Meu bom Oscar: a sua matéria está um primor e o seu bem-humorado comentário de que está "frustrado" me faz lembrar uma história ótima. Quando fiz 60 anos -- na outra encarnação -- o convite tinha na capa uma charge que pedi ao Ziraldo. A data ia se aproximando e nada de ele me entregar a arte: liguei reclamando e ele deu uma de Daudt: pô, Reinaldo: é a primeira vez que vou fazer uma charge "a favor"! Tenha paciência!

Observação final: o almoço estava uma epifania. Se vc fosse reclamar mereceria ser colocado num ônibus (sem ar condicionado) e despachado de volta para O Alegrete com um vale-refeição para um rodízio de galeto com polenta!!!

Abraços, Reinaldo
Heitor Lyra
Engenheiro
Rio de Janeiro
RJ
23/07/2010 Comentários realistas de um evento que, realmente, foi magnífico; preenchido de discreto e oportuno discurso para dois ambientes.

Parabéns aos chefes por saberem despertar sabores, aos Companheiros pela excelente organização e agradeço a oportunidade oferecida pelos amigos.

Oscar, parabéns pela justa cobertura!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]