Matérias correlatas
Portugal

Mares nunca dantes navegados

Foram muitos os sinais de fumaça! Primeiro: Alexandre Henriques, chef da Gruta de Sto. Antônio, viajou comigo no grupo que foi a Bordeaux, em maio e muito me falou do local. Segundo sinal: em recente coluna de Luciana Plaas, ela referiu-se ao livro de D. Henriqueta Henriques, a mola-mestra da Gruta e os comentários recebidos endeusaram o restaurante. Terceiro sinal: na pesquisa do EnoEventos (atualmente no ar) em que os leitores estão escolhendo o melhor restaurante português do Rio de Janeiro, a Gruta disparou na frente. E apesar de tudo isso - pecado mortal - eu ainda não a conhecia!

Para quem não está ligando o nome às sardinhas, a Gruta - como é carinhosamente abreviada - é um tradicional restaurante português localizado em Niterói. Outros costumam até se referir ao restaurante como Dona Henriqueta, em homenagem à portuguesa que há muitos anos comanda a casa e já se confunde com os pratos e talheres de lá.

Bem, para expiar a culpa do desconhecimento, convidei alguns amigos, no último fim-de-semana, para almoçarmos por lá. Todos com os passaportes a mão, vistos em dia, empreendemos a travessia da ponte, prontos a invadir o território português como navegadores ao reverso! Instalada em um casarão antigo, repleto de referências portuguesas, a Gruta é um lugar aconchegante. São vários salões, uma fornida e climatizada adega, mas o que mais chama a atenção é a dona da casa, sempre a postos para receber os clientes. Só de olhar, aquela figura suave já encanta. D. Henriqueta exala simpatia pelos poros. É realmente uma instituição do local!

A matriarca comanda a cozinha elaborando os pratos portugueses da forma mais tradicional, preservando a memória do que trouxe de Portugal. Já Alexandre, seu filho, depois de aprender tudo com a mãe, agora se dedica a fazer a releitura das receitas com seu toque pessoal. Uma combinação vitoriosa.

Nosso grupo deixou tudo nas mãos do anfitrião, que prometeu um almoço digno de D. Manuel, o Venturoso. Prometeu e cumpriu, pois escolheu uma interminável sequência de pratos capaz de deixar a corte lusitana com inveja. E ainda sugeriu os vinhos - todos portugueses, é claro! - para harmonizar. Uma festa! Confiram as fotos abaixo e vejam como fomos bem tratados, com aquela largueza típica da cozinha da Terrinha.

  • Bolinho de bacalhau: perfeito!
  • Polvo grelhado: macio, macio...
  • Lagostins à moda da Borgonha: Borgonha?!? Num restaurante português?!? Só pode ser releitura do Alexandre, ao arrepio da tradicional Henriqueta. De qualquer forma, um dos grandes momentos do almoço.
  • Camarão à Bulhões Pato: Alexandre nos explicou que Bulhões Pato é uma tradicional receita feita com almeijoas, mas como esses moluscos não são encontráveis por aqui, ele decidiu revisitá-la com camarões. E não é que deu certo!
  • Bacalhau à Gruta de Sto. Antônio: com batatas, ovos, cebolas, brócolis, camarão e alho frito.
  • Bacalhau à Lagareira: com batatas ao murro. Eu já havia comido várias vezes essas batatas, mas elas já vinham esmurradas da cozinha. Foi a primeira vez que vi a garçonete se atracar com elas em meu próprio prato! Um divertido diferencial.
  • e mais sardinhas portuguesas, queijo Serra da Estrela e as sobremesas: não deu, eu pedi arrego. Não conseguia mais engolir nem água...

    Oscar Daudt

    Serviço:
    Gruta de Sto. Antônio
    Rua Silva Jardim, 148
    Niterói
    (21)2621-5701/(21)2613-0762
    www.grutadesantoantonio.com.br
  • O almoço
    Bolinho de bacalhau Polvo grelhado Lagostins à moda da Borgonha
    Camarão à Bulhões Pato Bacalhau à Gruta Bacalhau à Lagareira com batatas - literalmente - ao murro
    Sardinhas portuguesas Queijo Serra da Estrela Natas do céu
    Toucinho do céu Azeites de grife As receitas estão no livro de D. Henriqueta
    Os vinhos
    Muros Antigos Escolha Loureiro 2008 Bacalhôa Catarina 2008
    (foto de divulgação)
    Cortes de Cima Syrah 2007 Monte do Pintor Reserva 2006
    Os participantes
    Elsa Brum e o chef Alexandre Henriques comandaram o inesquecível almoço Zizi Paulo
    Ana Maria Mário Festejando D. Henriqueta
    Comentários
    Gustavo Silveira
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/07/2010 É caro Oscar, felizmente já tive a oportunidade de conhecer o restaurante Gruta de Santo Antônio, também conhecido, simplesmente, pelo nome de "Dona Henriqueta". Vi que você, como eu, encantou-se pelo polvo grelhado.

    Além disso, a casa possui uma ampla e honesta carta de vinhos, com destaque para os portugueses, é claro.
    Alexandre Henriques
    Chef & Restauranter
    Niterói
    RJ
    05/07/2010 Em nome de todos nós da Gruta (Dona Henriqueta), quero agradecer suas palavras e sinceridade por sua linda matéria sobre nossa casa.

    Um grande abraço
    Família Dona Henriqueta
    José Rosa
    Enófilo
    Niterói
    RJ
    05/07/2010 Amigo Oscar,

    Você foi ao melhor restaurante de comida portuguesa. Seja pela excelente cozinha de D. Henriqueta e do Alexandre mas tambem pelo atendimento que é mais que familiar.

    Abraços a todos e não deixem de provar a Cataplana de frutos de mar e o Bacalhau a Fonsequinha, é de comer de joelhos...e quanto aos vinhos? Peça a sugestão ao Alexandre que voces não vão se arrepender.

    José Rosa
    Niterói
    Cláudia Bulcão
    Enófila
    Niterói
    RJ
    05/07/2010 Que bom saber da D Henriqueta!!! Ia ao restaurante quando era em Icaraí. Fiquei muito triste quando voltei ao Brasil e não estava mais lá.

    É a melhor comida portuguesa, com certeza, dessa terrinha. Só faltam as ginginhas...
    Rosângela Romanos
    Representante Hannover Vinhos
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/07/2010 Oscar,

    Ainda bem que temos o tempo a nosso favor para reparar erros gastronomicamente imperdoáveis. Você ter demorado tanto tempo para ir à Gruta foi um deles. Mas vejo que, enfim, valeu a pena, meu amigo, pois você se deleitou, e nós, por tabela, ficamos totalmente inebriados com as fotos e a descrição dos pratos.

    Parabéns, mais uma vez, à turma cinco estrelas da Gruta.

    Beijos.Rosãngela
    José Grimberg
    Bergut
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/07/2010 Votei na Gruta porque é o melhor restaurante português no estado do Rio.

    Oscar, parabéns por sua matéria. Lamento não poder ter ido a este almoço.
    Magda Pereira
    Psicóloga
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/07/2010 Parabéns pela matéria. Já estive algumas vezes na Gruta e é realmente a melhor casa portuguesa do Rio. Dona Henriqueta maravilhosa.

    As entradas são fantásticas, que punheta de bacalhau!!!!Acompanhada com o verde Tapada dos Monges branco, fenomenal. E o bacalhau à lagareira, com um bom tinto Quinta da Pigarça, fenomenal.... As sobremesas é como se estivéssemos na terrinha, aliás sou transmontana que quebra mas não verga.

    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!
    José Paulo Schiffini
    Enófilo da velha guarda
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/07/2010 Foi a partir de 1998 que comecei a frequentar Niterói. Desde aquele tempo, todos os proprietários de restaurantes e lojas de vinho onde conduzí cursos e harmonizações sempre elogiaram o restaurante da "Dona Henriqueta".

    Conhecí o Alexandre nos eventos e nas degustações que onde quase sempre estávamos presentes. Alexandre me convidou para o lançamento do livro "Cozinhar é preciso", infelizmente não pude comparecer por razões de saúde; mas o livro eu comprei e a Cecília testeu várias receitas do mesmo.

    Eu adoro o Polvo na Brasa, o cozido à Portuguesa, as punhetas de bacalhau, o arroz doce.

    Não fique babando aí, visite a dona Henriqueta, compre o livro, teste as receitas com um bom vinho, coloque um fado no MP4 do fone de ouvido e durma em paz.

    Schiffini

    Sem o adôrno dos grandes restaurantes portugueses do Brasil; mesmo dos mais famosos do passado, como o "Abril em Portugal" de São Paulo e seu galo de Barcelos, que já não existe mais, ou do badalado "Antiquarius" dos bons tempos; mas com o amor de toda casa portuguesa, que transpira o clima da aldeia Montes d'Alcobaça, em Estremadura, e carregando toda tradição do pai, o ciclista Maravilha, e da mãe, com quem aprendeu os segredos da boa cozinha.
    Niels Bosner
    Importador
    Porto Alegre
    RS
    10/07/2010 Caro Alexandre e Dna. Henriqueta,

    Fico feliz de ver o SUCESSO de vocês.

    Forte abraço,
    Niels Bosner
    Jair Brum
    Chef de cozinha
    Guarujá
    SP
    17/12/2010 Ver um talento desses é que nos dá inspiração para continuarmos como chef. Mil parabéns, mestre Henriqueta, fada!!!!!!!!!! Que DEUS a abençoe sempre!
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]