Um filme colheita tardia

Se Cartas para Julieta fosse um vinho, teria 400g/l de açúcar residual. É meloso até dizer chega. Contando uma história improvável, mesmo assim a gente já sabe, desde a segunda cena como ele vai terminar. Até as reviravoltas do roteiro são prá lá de esperadas. Estrelado pela lindíssima Amanda Seyfried e com o auxílio luxuoso dos veteranos Vanessa Redgrave e Franco Nero (um dos mais famosos atores dos spaghetti-westerns da década de 1970), o filme conta também no elenco com o badalado Gael García Bernal em uma atuação irreconhecível, caricata até. O filme é dirigido por Gary Winick, que conta em seu currículo com outra comédia romântica exacerbada, De repente, 30 - que repete à exaustão na Net - com a cativante Jennifer Garner.

Mas quem se importa com esses problemas. O filme é imperdível!

A capa do DVD resume assim a trama: " Sophie (Amanda Seyfried) e Victor (Gael García Bernal) voam para a Itália em busca de férias e um pouco de romance, que falta no relacionamento. O palco é Verona, cidade da famosa história de Romeu e Julieta. Mas Victor está mais interessado em fazer contatos para seu futuro restaurante, enquanto Sophie se distrai em um grupo de voluntárias que responde cartas endereçadas para Julieta, procurando conselhos amorosos.

Uma das cartas, escritas em 1951, é da senhora Claire (Vanessa Redgrave), que se apaixonou por um jovem italiano em sua juventude, mas deixou escapar a oportunidade. Para surpresa de Sophie, sua carta inspira Claire, que viaja a Verona acompanhada de seu neto Charlie (Christopher Egan). Com Victor ocupado, os três percorrem os campos italianos e nesta aventura, um novo romance começa, fazendo com que Sophie questione o próprio conselho que deu a Claire.

Será que ela encontrará coragem para seguir seu coração ou passará a vida inteira lamentando pela escolha errada?"


Bem, eu avisei que era açucarado.

Mas o que faz o filme imperdível para os enófilos é a profunda relação com o vinho e a gastronomia que se desenrola durante toda a história. Com cenas em Nova Iorque, Verona, Siena e, principalmente, pelas belíssimas estradas da Toscana, margeadas por ciprestes e girassóis, o filme encanta os olhos. Há visita a vinícolas, fábricas de queijo, belas pousadas e incontáveis cantinas. Quem não conhece a Itália, vai se deslumbrar com as paisagens. Quem já conhece, vai até sentir uma nostalgia, recordando aquele belo país.

Mais interessante ainda é que, quando a Claire finalmente encontra seu amado, descobre-se que ele é o proprietário da Tenuta Caparzo, em Montalcino, uma vinícola do mundo real. Duda Zagari deve gostar disso...

O filme já está nas locadoras. Portanto, alugue o DVD correndo, abra um Amarone ou um Brunello, abolete-se no sofá e desfrute de momentos de muita diversão descompromissada.

Oscar Daudt
Comentários
Duda Zagari
Confraria Carioca
Rio de Janeiro
RJ
26/10/2010 Graaande Oscar! Tô indo pra lá amanhã!!! Vou trazer um La Casa pra bebermos na volta!

Forte abraço, Duda

Vou cobrar... Boa viagem!
João Deodato Lunardi
Médico e enófilo
São Leopoldo
RS
28/10/2010 Assisti o filme recomendado pela minha esposa Jane. Confesso que fui a contragosto ao cinema Guion em Porto Alegre, mas foi uma surpresa fenomenal positiva. Uma paisagem belissima, um enredo bom e um vestuário belissimo. O amor, a busca constante da nossa felicidade, isto é o retrato do filme.

Ótima recomendação.
Andréia
Rio de Janeiro
RJ
28/10/2010 Adoro cinema. Assisto o mesmo filme várias vezes, se for bom (este eu não assistiria por ser muito meloso, mas se fala de vinho, tô dentro).

Estou entrando no mundo dos vinhos e estou adorando. Obrigada pela dica.
Denise Albuquerque
Administradora e Enófila
Rio de Janeiro
RJ
28/10/2010 Oscar, adorei a sua resenha. Normalmente este história não me interessaria muito, mas o cenário é realmente irresistível.

Em junho estive na Toscana e fui super bem recebida na CAPARZO. Fiz uma degustação maravilhosa lá e AMEI o LA CASA (um Brunello que me surpreendeu e que lá tem um preço bem legal também).

Abraços, Denise
Bruna Hodara
Sommelier
Torino
Itália
30/10/2010 Oscar!

Que saudades, admito que fazia tempo que não abria seu site, mas dessa vez abri numa página tudo a ver com o momento em que estou vivendo!

Parabéns pela resenha, só estranhei uma coisa... Para quem não é chegado em doces, esse filme meloso parece ter te apetecido bastante, hehehe.

Beijos, Bruna.

E aí, Bruna? Como vão as coisas aí no Piemonte? Me manda um e-mail contando como está seu curso por aí.

Beijo, Oscar
Carolina Vaccaro
Sommelier
Lisboa
Portugal
18/11/2010 Adoro as tuas matérias, Oscar!!! E como adoro um doce, bem como um filme açucarado... diverti-me imenso com o filme.

Cptos.
C.Vaccaro
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]