Sala de provas da ViniPortugal: degustação e aprendizado No Terreiro do Paço, em Lisboa, há um local especial para quem deseja conhecer a diversidade dos vinhos produzidos em Portugal. É a Sala Ogival da Viniportugal, que fica aberta de terça-feira a sábado, entre as 11h e as 19h. Lá, os interessados podem provar gratuitamente vinhos de várias regiões do país. Caso goste, pode comprá-lo lá mesmo. Tudo muito simples, basta chegar e se inscrever na hora.
Antes da prova, há sempre uma pequena orientação feita por Isabel Rebelo sobre as características das regiões vinícolas. Tudo para facilitar o degustador a escolher os vinhos que mais tem afinidade ou mesmo para estimular a conhecer outros. Isso sem falar que Isabel Rebelo, que recebe os visitantes, e Maria João, coordenadora da sala, são pessoas de uma simpatia ímpar. Vale muito a pena a visita. Claro que os vinhos lá expostos são mais voltados para o dia-a-dia. Nada de medalhões, nem poderia ser. Mas são vinhos de ótima qualidade a preços de E$ 3 a E$ 10.
A idéia, além de agradar os apreciadores de vinhos, é também uma mão na roda para os produtores. Após a prova, o visitante preenche uma ficha dizendo suas impressões sobre os vinhos, além de informar sua nacionalidade, sexo e idade. O visitante também pode votar no rótulo mais bonito. Essas fichas são devolvidas aos produtores que, assim, conseguem ter uma boa noção a quem seus vinhos mais agradam, podendo traçar estratégias de divulgação.
Cláudia Holanda é jornalista, enófila, editora do blog O Jantar está Servido e organizadora do bloco eno-carnavalesco Espumas e Paetês
A Sala Ogival
Vista da sala
O visitante pode experimentar vinhos de várias regiões
Maria João, coordenadora da Sala
Sala de degustação
A entrada
Comentários
Lilian Rodrigues Analista e Enófila Rio de Janeiro RJ
13/01/2011
Primeiro, Claudia, parabéns pelo começo dos trabalhos no EnoEventos. Realmente é excelente este trabalho de divulgação dos vinhos de Portugal. Um atendimento maravilhoso num ambiente de muito bom gosto e calmo. Uma boa iniciativa que deveria ser copiada.
Marcelo Copello Jornalista Rio de Janeiro RJ
13/01/2011
Parabéns Cláudia, Sala Ogival me lembra bons vinhos, pois foi lá que provei (com o Charles Metcalfe) uma boa parte dos 1.500 vinhos portugueses que avaliei ano passado para eleição dos "50 Melhores Vinhos de Portugal para o Brasil", promovido pela ViniPortugal.
Abraços, Marcelo Copello.
Ricardo Biban Representante Rio de Janeiro RJ
14/01/2011
Parabéns ,Claudia! Muito sucesso!
Saúde!
Claudia Holanda Enófila e jornalista Rio de Janeiro RJ
14/01/2011
Oi Lilian! Pois é, a sala ogival é mesmo um ambiente muito agradável. Todos se sentem bem. O resultado é que quase todo visitante acaba comprando pelo menos uma garrafa. Poder provar antes de comprar é algo raro.
Copello! Olha, vc é muito querido por lá. Comentei do seu trabalho a respeito dos vinhos portugueses e Isabel Rebelo te mandou abraços e saudações. Sônia Fernandes também te elogiou bastante numa pequena entrevista que fiz com ela. Parabéns!
Marcylene Capper Jornalista Rio de Janeiro RJ
17/01/2011
Claudia,
Bom saber disso. Gostei da matéria e vou encaminhar aos amigos.
Aguardo os espumantes que serão servidos no Bloco E&P, pois adorei o ano passado. Sucesso pra vc.