Cana Wine Bar |
 Para ajoelhar e beber Foi por acaso, passando na frente, que eu vi o cartaz que anunciava a inauguração do Cana Wine Bar. Tive de olhar duas vezes, pois estava em frente a uma igreja. Mas era isso mesmo!
A Episcopal Church of the Holy Communion, um prédio de pedras escuras, foi construída em 1845. Em 1970, o prédio foi desconsagrado e a partir daí passou a abrigar uma série de clubes noturnos, dentre eles o mal-afamado The Limelight que lá existiu de 1982 até 1996 e se tornou um ponto de venda de drogas. O local parece ter encontrado seu destino final quando, em 2010, passou por uma bela reforma e inaugurou como um centro comercial de pequenas lojinhas de grife, o Limelight Marketplace.
Agora, na galeria da antiga igreja, abriu o novo bar de vinhos, que já se tornou um ponto obrigatório em Nova Iorque, mesmo para quem não é enófilo de carteirinha. O lugar é um charme só! Com uma decoração moderna, contrasta com a arquitetura gótica da igreja e, principalmente, com os belos vitrais que enfeitam as paredes. É imperdível! Você pode escolher sentar-se no balcão, ou no segundo andar do bar, ou ainda no corredor da galeria, de onde se tem uma vista privilegiada para o movimento das lojinhas do térreo.
O cardápio é o usual para um bar nova-iorquino: são pequenas porções, bruschettas, pratos de queijo ou de fiambres, etc... Quanto aos vinhos, além de uma boa carta internacional de garrafas, você pode escolher dentre cerca de 20 opções em taça, todas italianas, a preços que variam de 9 a 15 dólares. Mas no dia em que estive lá, havia uma promoção de brancos da Eslovênia - novidade completa para mim - e não resisti em provar o Pullus G Sauvignon Blanc e o Pullus Pinot Grigio, deliciosamente frescos, frutados e minerais.
Serviço
Cana Wine Bar
656 6th Avenue (esquina com 20th Street)
(212)359-5568
www.shoplimelightmarketplace.com |
 |
 |
 |
The Barrel |
 Prova de barril
Localizado no East Village, esse simpático bar é decorado para que os clientes se sintam dentro de um grande barril de vinho. Todo em madeira é um lugar aconchegante e descolado, com diversas mesas e um balcão.
Quando dirigi-me a uma das mesas, a simpática "bar woman" - uma americana cujo pai mora em São Paulo e que conhece lugares do Brasil que eu nunca pensei em visitar - disse-me que durante a "happy hour", se você sentar no balcão, os vinhos em taça eram na base do 2 por 1, isto é, você pede 1 taça e ganha outra de graça. Considerando que o preço varia de 7 a 15 dólares por taça, a conta termina saindo uma barganha.
Para comer, eu recomendo os pintxos, cuja porção de 6 custa 11 dólares e que são deliciosos e bonitos. Mas você pode escolher também as bruschettas, sopas e saladas e pratos de queijos (3 por 10 dólares) e de fiambres sortidos (por 12 dólares).
Oscar Daudt
Serviço
The Barrel
10 Stuyvesant Street (esquina da 9th Street com 3rd Avenue)
(212)598-0454
www.thebarrelnyc.com |
 |
 |
 |
|