De volta pro meu aconchego
Confesso que quando o Salitre Leblon fechou, eu fiquei meio sem pai nem mãe. O restaurante era uma espécie de "default": quando eu não tinha idéia de onde jantar, ele era sempre a escolha que não precisava ser pensada. E a varanda do segundo andar era o meu lugar preferido... Com o fechamento, eu fiquei segurando o pincel enquanto a escada caía.

Depois, abriu o Salitre Barra - que está lá até hoje - mas eu nunca fui conhecer. A Barra para mim é um lugar quase inatingível em função da Lei Seca.

Foi com alegria, portanto, que recebi a notícia da inauguração do Salitre Ipanema, localizado em um casarão da Barão da Torre, que à noite recebe uma belíssima iluminação que chama a atenção de quem passa. E melhor ainda: agora o restaurante tem duas varandas, uma no térreo e outra no segundo andar, com almofadas para você se sentir em casa.

Nesse fim de semana que passou eu me apressei em conhecê-lo. Mas como o verão mostrou suas garras nesses dois dias, não pude aproveitar as varandas e preferi ficar no conforto do ar condicionado do salão do térreo. Há também o salão do segundo andar e ambos são espaçosos, com confortável distância entre as mesas, bem decorados e com iluminação aconchegante.

No sub-solo, há uma adega climatizada que abriga um coleção de quase 600 rótulos. A carta de vinhos, assinada pelo sommelier Rodrigo Moura, é extensa e oferece opções desde o discreto patamar de 50 reais - como o Luigi Bosca Finca La Linda - até o inatingível valor de mais de 6.000 reais para um Château Lafite Rothschild! Mas esse último é só para deputado e senador.

Em taça, no entanto, as opções são limitadas, especialmente no que tange aos espumantes. Mas fiquei feliz quando vi que uma das alternativas era o Familia Borges Brut 12 Meses, um espumante com bandeira argentina, mas que é produzido em Bento Gonçalves, pela vinícola Don Giovanni e que eu já estava, há algum tempo, querendo conhecer. Porém, como diz o ditado, alegria de pobre dura pouco, e a casa se recusou a serví-lo com a desculpa - bastante esfarrapada - de que só restava uma garrafa e esta estava reservada para venda não fracionada. Restou-nos como única opção um Espumante Pizzato Brut (15 reais a taça).

Para o jantar, dividimos como entrada um Revuelto de Pulpo à Andaluzia (34 reais) que estava bastante macio, com delicioso tempero, mas com um pouco de sal a mais. E como prato principal, um Medalhão ao molho de frutas vermelhas e cocotte de arroz de açafrão (51 reais) e um Escalope de mignon com cogumelos e risotto de queijo (48 reais). Mais uma vez dei o azar de encontrar o meu delicioso escalope temperado com uma pitada de sal a mais. Para acompanhar as carnes, a sugestão do sommelier Paulo Prado foi um Reguengos Garrafeira dos Sócios 2001 (123 reais).

Apesar dos deslizes - perdoáveis para uma casa que ainda está se azeitando - com certeza voltarei muitas vezes ao meu novo aconchego.

Oscar Daudt

Serviço:
Salitre Ipanema
Rua Barão da Torre, 632
Ipanema
(021)2540-5719/(21)2540-5723
A nova casa
A entrada O salão do primeiro andar A varanda do segundo andar
A adega subterrânea A fachada
O jantar
Reguengos Garrafeira dos Sócios 2001 Revuelto de Pulpo à Andaluzia
Escalope de mignon com cogumelos e risotto de queijo Medalhão ao molho de frutas vermelhas e cocotte de arroz de açafrão
Outras recomendações do sommelier Paulo Prado
Ata Rangi Crimson Pinot Noir 2009
Martinbourough - Nova Zelândia
109 reais
Trinity Hill Tempranillo 2005
Hawkes Bay - Nova Zelândia
126 reais
Fairview La Capra Pinotage 2009
África do Sul
58 reais
Paulo Prado
Comentários
Rodrigo Moura
Sommelier
Rio de Janeiro
RJ
10/01/2011 Oscar, Oscar!!!

Muito bom saber que esteve na casa e que nossas acomodações agradaram; é importante ressaltar que nos preparamos para atender todo o tipo de público, pois temos elevador e sanitário para cadeirantes, e também cardápio em braille.

Quanto à carta, fizemos uma seleção buscando passear vários países e suas regiões, assim como explorar suas castas autóctones; quanto às taças, estaremos ampliando as opções em breve. E quanto ao excesso de sal, cobraremos da equipe, juntamente com a chef Lis Cereja, que é nossa consultora e está quinzenalmente presente no Salitre, pois dirige seu próprio restaurante em São Paulo.

Foi uma pena eu não estar presente para recebê-lo, mas acredito que não faltarão oportunidades.

Até o final do primeiro trimestre, estaremos voltando a fazer nossas degustações e jantares harmonizados e é óbvio que contarei com a ajuda do EnoEventos para divulgá-las; assim como nosso projeto do Clube do Vinho Salitre.

Obrigado pela cobertura e um forte abraço.
Carlos Alberto Amorim Jr.
ABS Brasília
Brasília
DF
10/01/2011 Que bom ler os seus comentários sobre o Salitre Ipanema. Eu frequentei várias vezes o Salitre Leblon. Inclusive, fizemos alguns almoços com amigos aposentados aí do Rio e até de outras localidades. Realmente, a varanda do 2º andar era o local predileto. Após o almoço, alguns amigos degustavam charutos cubanos de boa cepa.

Uma única vez em que precisei ir à Barra, aproveitei para almoçar no Salitre Barra. Me agradou bastante, apesar de ser dentro do BarraShopping. Boa carta de vinhos, com opções de meia garrafa.

Em próxima viagem ao Rio, que espero não tarde, certamente irei conhecer o Salitre Ipanema.
Tito Villar
Médico e enófilo
Rio de Janeiro
RJ
10/01/2011 Caro Oscar,

É verdade, o Salitre é um porto seguro. Já estive na casa e achei excelente, com um custo benefício muito bom. O bom é que mudou para melhor, estive na quarta pós fim de ano e estava lotada.

Oscar já tomou vinho Japones? A carta tem um.

Será o Porto seguro de sempre.
Abçs, Tito
Carlos Reis
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
15/01/2011 Minha esposa e eu fomos conhecer o novo Salitre de Ipanema, quinta passada, dia 13. Frequentávamos o do Leblon até seu encerramento. Fomos recebidos pelo Rodrigo Moura, e nos deparamos com uma equipe afinadíssima, com um serviço acima da média, e com excelente comida (nossa carne não estava salgada, então já fizeram os acertos).

Só acho que a temperatura do vinho servido estava um pouco acima do recomendável, mas nada que tivesse comprometido a noite (culpa desse calor de verão).

Pretendemos voltar em breve! Parabéns, Rodrigo.

Carlos e Ana Reis
Daniel Novaes
Médico
Rio de Janeiro
RJ
28/12/2011 Hoje, 27/12/2011, mais uma excelente noite no Salitre... Era ótimo no Leblon, ficou melhor em Ipanema, maior, mais espaço, ambiente muito agradável, música ambiente boa (a música e a altura do som) e temperatura do ar condicionado adequada...

Eu, minha esposa e minha filha vamos com frequência e hoje levamos a sogra e cunhados brasileiros que moram em Londres e estes ficaram encantados com o ambiente, serviço e qualidade da entrada, prato e sobremesa... O serviço, simpático e rápido como sempre...

Bons vinhos, aliás, ótimos vinhos, para todos os bolsos... Como sempre, uma noite excelente...

Até a próxima...
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]