 Atualmente, na Inglaterra, há uma acalorada discussão sobre qual nome utilizar para identificar, genericamente, os espumantes daquele país. Um produtor sugeriu - e já está usando em seus produtos - o nome Britagne. Outro produtor prefere que a identificação dos borbulhantes seja Merret, em homenagem ao londrino Christopher Merret, que foi a primeira pessoa a escrever sobre a adição de açúcar ao vinho para a produção de espumantes, nos idos de 1662!
E aqui no Brasil, onde temos uma das mais importantes e reconhecidas indústrias dessa festiva bebida, não vamos ter um nome genérico para facilitar o reconhecimento de nossos produtos? Na verdade, o próprio INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial já sugeriu aos produtores a adoção de um nome próprio para identificar nosso mais reconhecido vinho - no plano doméstico e no plano internacional - juntamente com medidas que venham garantir a qualidade e a procedência dos produtos.
No entanto, não tenho notícias de que o IBRAVIN ou os produtores estejam tomando alguma providência nesse sentido. No intuito, portanto, de disseminar essa discussão e, talvez, receber a atenção que o problema merece, o EnoEventos promoveu uma enquete entre nossos leitores para que escolhessem uma marca de sua preferência.
A pesquisa funcionou dessa forma: o EnoEventos sugeriu 3 marcas para iniciar a pesquisa. E os primeiros leitores que a acessaram puderam sugerir outras. Após chegarmos a 20 sugestões, encerramos a fase de inclusão de novas marcas e a pesquisa prosseguiu com a fase de votação, apenas, com os nomes listados. Posteriormente, abrimos uma exceção e incluímos uma 21º marca, Estrelado, que nos pareceu um forte concorrente. Infelizmente, esse nome chegou tarde, quando as demais alternativas já estavam bem à frente.
Tivemos um total de 598 votos e os 10 nomes mais votados foram os seguintes: |