Matérias relacionadas
Brasil

Atualmente, na Inglaterra, há uma acalorada discussão sobre qual nome utilizar para identificar, genericamente, os espumantes daquele país. Um produtor sugeriu - e já está usando em seus produtos - o nome Britagne. Outro produtor prefere que a identificação dos borbulhantes seja Merret, em homenagem ao londrino Christopher Merret, que foi a primeira pessoa a escrever sobre a adição de açúcar ao vinho para a produção de espumantes, nos idos de 1662!

E aqui no Brasil, onde temos uma das mais importantes e reconhecidas indústrias dessa festiva bebida, não vamos ter um nome genérico para facilitar o reconhecimento de nossos produtos? Na verdade, o próprio INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial já sugeriu aos produtores a adoção de um nome próprio para identificar nosso mais reconhecido vinho - no plano doméstico e no plano internacional - juntamente com medidas que venham garantir a qualidade e a procedência dos produtos.

No entanto, não tenho notícias de que o IBRAVIN ou os produtores estejam tomando alguma providência nesse sentido. No intuito, portanto, de disseminar essa discussão e, talvez, receber a atenção que o problema merece, o EnoEventos promoveu uma enquete entre nossos leitores para que escolhessem uma marca de sua preferência.

A pesquisa funcionou dessa forma: o EnoEventos sugeriu 3 marcas para iniciar a pesquisa. E os primeiros leitores que a acessaram puderam sugerir outras. Após chegarmos a 20 sugestões, encerramos a fase de inclusão de novas marcas e a pesquisa prosseguiu com a fase de votação, apenas, com os nomes listados. Posteriormente, abrimos uma exceção e incluímos uma 21º marca, Estrelado, que nos pareceu um forte concorrente. Infelizmente, esse nome chegou tarde, quando as demais alternativas já estavam bem à frente.

Tivemos um total de 598 votos e os 10 nomes mais votados foram os seguintes:
           
  Classificação Nome Sugerido por Percentual de votos  
  Allegra Amalia Vouteris 9,7%  
  Borbulhante Sérgio Fernandes 9,4%  
  Estrelado Eduardo Seixas 8,0%  
  Sublime Maria Luisa 7,7%  
  Garibaldi César Nicolini 7,4%  
  Serrano EnoEventos 7,0%  
  Espumo Amalia Vouteris 7,0%  
  Perlage Brasilis Carlos Eduardo Costa Ribeiro 6,7%  
  Bentoro EnoEventos 6,3%  
  10º Perlage Paulo Mazeron 4,7%  
a          
a          
Comentários
Camila Helena
Psicóloga Clínica / Enófila / ABS
São Paulo
SP
22/07/2011 Apenas um porém... o nome Allegra, que realmente é bonito, já é nome de remédio, é um anti-alérgico, e o nosso espumante com nome de remédio?... Não me parece uma boa ideia! ;-(
Roberto Franco
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
22/07/2011 Acho que ainda estamos engatinhando! Acredito que a pesquisa não deveria parar por agora, mas se estender por um tempo bem maior, aceitar novas sugestões e, se possível, verificar se não há registro anterior no INPI.
Albino Carneiro
Empresário
Rio de Janeiro
RJ
23/07/2011 Aí vai um nome de uma nova marca que estaremos lançando nos próximos meses: CALENDÁRIO - o espumante para todos os dias e momentos especiais!!
Israel Souza da Silva
Consultor de vendas da importadora Casa Flora
Araruama
RJ
29/07/2011 Achei o nome Allegra bem interessante, mas devemos ter o cuidado, pois existe uma Cava da Gramona chamada Allegro Reserva Brut, de 18 meses de crianza, comercializada pela Casa Flora. Podem sugerir que o nome foi copiado e isso rende processo.
Wesley Souza
Auxiliar Administrativo
Rio de Janeiro
RJ
01/08/2011 Concordo com o Roberto Franco, quanto mais trabalharmos essa idéia, melhor pode ficar o nome e não ficar estacionado. Não dei uma sugestão antes, mas agora surgiu uma idéia.

Festante - Festa+Espumante
Festage - Festa+Perlage

Abraços
Maria Adelaide Abreu Lima
Apreciadora
Teresópolis
RJ
26/09/2011 Sou fã incondicional do espumante e penso que os nossos estão entre os melhores do mercado.

Embora não seja refratária a mudanças, penso que o termo espumante já se fixou entre nós e mudá-lo poderá trazer mais pecados que virtudes.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]